A dinâmica intuitivo-criativa nos projetos de design de marca gráfica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Schmiegelow, Sarah Schmithausen
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227109
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
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spelling A dinâmica intuitivo-criativa nos projetos de design de marca gráficaDesignIntuiçãoMarcasDesignDesenho gráficoCriatividadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.Este estudo parte do pressuposto que a participação do pensamento intuitivo permanece oculta ou minimizada diante dos argumentos verbais lógico-racionais, que explicam ou justificam as tarefas, avaliações ou decisões em Projetos de Design de Marca Gráfica. O processo intuitivo estabelece conclusões de modo não consciente, a partir de relações, conexões ou associações simultâneas e sintéticas entre conhecimentos, sensações e afetos. A participação da intuição na atividade de Design é teoricamente reconhecida, mas são os aspectos lógico-racionais que costumam ser enfatizados nas metodologias, recursos e relatos projetuais. Assim, as ocorrências intuitivas são identificadas principalmente nas lacunas das descrições lógico-racionais, que não são totalmente cobertas por argumentos lógicos e teórico-práticos da área de Design. O objetivo geral desta tese é demonstrar a dinâmica do pensamento intuitivo nas atividades criativas de Design de Marca Gráfica, identificando e explicando a sua ocorrência. A relevância e atualidade da temática é justificada pela diversificação das atividades do projeto de Design. A ênfase anterior na construção do modelo de reprodução da solução foi superada pela metrificação automática dos softwares gráficos. Atualmente, os esforços centrais do projeto recaem sobre os estudos contextuais e sobre os aspectos criativos, artísticos, intuitivos e subjetivos. Quanto à caracterização da pesquisa, trata-se de um estudo de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivos explicativos. Foram desenvolvidas também etapas iniciais de objetivos exploratórios e descritivos, por meio de procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O referencial teórico foi usado como base para a proposição dos procedimentos de identificação do estilo de pensamento predominante nas tarefas, avaliações e decisões criativas. Foram estabelecidos dois critérios básicos de ?execução da tarefa? e da ?natureza da justificativa?, complementados com análises contextuais. A etapa descritiva foi desenvolvida sobre: livros de metodologia de Identidade Visual de Marca, relatórios de projetos de graduação em Design, e observação de campo do desenvolvimento de marca gráfica por estudantes de Design. Os resultados da etapa descritiva, representativa do ambiente acadêmico, sustentaram a proposição de uma síntese dos processos, recursos, ações e decisões que compõem as atividades criativas de Design de Marca Gráfica. Foi identificado que as atividades criativas podem ser descritas a partir de uma estrutura lógica básica, composta por três categorias de tarefas: (1) prévias à produção de desenhos, (2) produção de desenhos, e (3) estudo de desenhos. O processo criativo pode ser caracterizado pelo manejo de duas variáveis: conjunto de requisitos de marca gráfica, dominado pelo pensamento lógico-racional, e os desenhos produzidos, como um conjunto de características visuais influenciadas pela intuição. Como resultado geral, foi verificado que a estrutura básica e os requisitos projetuais, juntamente a regras, convenções e recursos, ordenam e direcionam a dinâmica geral dos processos criativos. Mas, a intuição atua no detalhamento dos processos criativos, orientando a seleção, a aplicação e a adaptação dos recursos lógico-racionais preexistentes diante dos aspectos particulares de cada projeto. O pensamento intuitivo prevalece no atendimento detalhado dos requisitos projetuais, nas avaliações holísticas dos desenhos, nos processos de evolução das alternativas, baseados em tentativa e erro, e é determinante nas decisões entre alternativas que atendem igualmente aos requisitos lógico-racionais do projeto.Abstract: This study assumes that the participation of intuitive thinking remains hidden or minimized in the face of logical-rational verbal arguments, which explain or justify the tasks, judgments or decisions in Logo Design. The intuitive process establishes conclusions in a non-conscious way, based on simultaneous and synthetic relations, connections or associations between knowledge, sensations and affects. The role of intuition in Design process is theoretically recognized, but the methodologies, resources and project reports usually emphasize the logical-rational aspects. Therefore, the intuitive occurrences are usually identified in the gaps of logical-rational descriptions, which are not fully covered by logical and theoretical-practical arguments. This study aims to demonstrate the dynamics of intuitive thinking in the creative activities of Logo Design, identifying and explaining its occurrence. The current diversification of the Design activities justifies the relevance of the study. The previous emphasis on the solution's reproduction model was overcome by the graphic software?s automatic tools. Currently, the central design efforts are the contextual studies and the creative, artistic, intuitive and subjective aspects. The nature of the study is basic, with a qualitative approach and explanatory purposes. Initial stages of exploratory and descriptive purposes were included, with technical procedures of bibliographic, documentary and field research. The theoretical framework was used as basis for proposing procedures for identifying the predominant thinking style in tasks, judgments and creative decisions. Two basic criteria were established: ?task execution? and ?nature of justification?, complemented by contextual analyzes. The descriptive phase included studies on Visual Brand Identity methodology books, documental reports of undergraduate projects in Design and field observation of logo creation by Design students. The descriptive results, representative of the academic environment, supported the proposition of a process synthesis, with resources, actions and decisions involved in logo Design creative activities. A basic logical structure of the creative activities was identified, including three task categories: (1) prior to the alternatives production, (2) alternatives production, and (3) alternatives studies. The creative process can be characterized by the handling of two variables: the set of design requirements, dominated by logical-rational thinking, and the production of solution alternatives, as a set of visual characteristics influenced by intuition. The main results of the study show that the basic structure and design requirements, along with rules, conventions and resources, order and direct the general dynamics of the creative processes. However, intuition acts in the creative processes detailing, guiding the selection, application and adaptation of pre-existing logical-rational resources to the particular aspects of each project. Intuitive thinking prevails in the detailed fulfillment of the design requirements, in the holistic judgments of the solution alternatives, in the alternatives evolution processes, based on trial and error, and in the decisions between alternatives that equally meet the logical-rational design requirements.Sousa, Richard Perassi Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmiegelow, Sarah Schmithausen2021-08-23T14:07:37Z2021-08-23T14:07:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis250 p.| il., tabs.application/pdf372076https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227109porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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