Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pereira, Fátima Regina da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidadeEngenharia de produçãoEnsino de primeiro grauFlorianopolis (SC)Educação ambientalProjeto pedagógicoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho procura ser uma contribuição para as discussões das práticas e do contexto da Educação Ambiental nas escolas municipais de Florianópolis. A pesquisa nas escolas foi desenvolvida em dois momentos. Primeiramente foram observadas e analisadas a situação real das práticas escolares e as suas representações sociais. Em seguida, foi analisado o processo da implementação do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade a partir de 2004. Assim, esse trabalho propõem um modelo de projeto pedagógico para as escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Florianópolis voltado para a sustentabilidade. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um instrumento de coleta de dados analisando a aplicação e o desenvolvimento das práticas da Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Florianópolis a partir de 2002. Com isso, buscou-se identificar, num primeiro momento, a percepção dos conceitos e significados da Educação Ambiental para os educadores e educandos do Ensino Fundamental da mesma rede educacional. No segundo momento, analisaram-se as mudanças que estas práticas tiveram após a implementação do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade através do desenvolvimento dos projetos Com-Vida, Agenda 21 Escolar, Água nossa de cada dia e o Eco-Festival. Conforme os resultados obtidos, a Educação Ambiental de Florianópolis, antes da implementação da EA para a sustentabilidade, era realizada, na maioria das vezes, através de modelos repetitivos e de experiências sem significados, descolados tanto da realidade escolar quanto das demais atividades escolares. E, durante o desenvolvimento do projeto já era possível observar o envolvimento dos alunos e professores às comunidades escolares no entendimento dos problemas socioambientais e nas discussões para resolvê-los ou minimizá-los. O processo da Educação Ambiental do Município de Florianópolis passa a ser considerado um processo que desperta a preocupação coletiva e individual das questões sócio-ambientais, colaborando para o desenvolvimento sobre as consciência crítica, dando suporte para o enfrentamento dos mesmos.Florianópolis, SCSilva Filho, Jose Luiz Fonseca daUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fátima Regina da Silva2012-10-23T22:19:04Z2012-10-23T22:19:04Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis134 f.| il., tabs., grafs.application/pdf252772http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T01:21:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91386Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:21:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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