Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Velloso, Alessandra Fucolo Baptista
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205707
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018
id UFSC_3b44390d9af7fdc54a10f94738a6f906
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205707
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de FlorianópolisEducaçãoProfessoresEducaçãoEducação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018A temática desta pesquisa surgiu do interesse em apreender a política de liberação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) para cursarem Pós-graduação (PG) stricto sensu. Por meio dela, analisamos o contexto histórico e as influências dos âmbitos mundial e local (macro e micro) para o processo de construção da política de Licença para Aperfeiçoamento de professores por parte da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Objetivamos compreender as razões de incentivo da RMEF à ampliação e o aprofundamento da capacitação dos professores da Educação Básica (EB), em nível de PG, por meio dessa política de Licença para Aperfeiçoamento. Para a execução da pesquisa, optamos por adotar diferentes abordagens de investigação envolvendo uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, delimitada pela análise documental dos ordenamentos da política de liberação de professores da EB da RMEF, buscando uma aproximação teórico-metodológica com o materialismo histórico-dialético. Iniciamos pela análise dos documentos oficiais visando encontrar evidências que conectam as políticas mundiais e local para a formação pós-graduada para a EB. Nesta perspectiva, utilizamos como referenciais teórico-metodológicos o ciclo de políticas de Stephen Ball (2011) para análise das políticas educacionais, que em uma perspectiva crítica objetiva revelar as intencionalidades e contradições no movimento de concepção, implementação e avaliação das políticas. Ao investigar os textos oficiais da formulação de políticas para a PG stricto sensu no Brasil, desde sua criação até os anos atuais, observamos uma ênfase na capacitação de docentes para o ensino superior. A partir da década de 1990 a influência dos organismos internacionais vem gerando uma agenda global nas políticas para a educação que convergem para a formação de professores da EB. A Conferência Mundial de Educação para Todos, também conhecida como Declaração de Jomtien, foi um marco na educação mundial, apresentando para as gerações presentes e futuras propostas voltadas para a EB. Em continuidade o relatório coordenado por Jacques Delors, denominado Educação: um tesouro a descobrir aponta como principal consequência do predomínio da sociedade do conhecimento, a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida. Nesse contexto pesquisamos a criação da Nova CAPES e a formação de professores em nível da PG stricto sensu para a EB e por fim apresentamos e analisamos, sob a perspectivas do ciclo de políticas, os dados e relatórios das liberações dos professores da RMEF para cursar a PG stricto sensu.Abstract: The theme of this research arose from the interest in apprehending the post graduate teachers licence policy of the Municipal Teaching Network of Florianópolis. Through it we intend to analyze the historical context and the influences of the global and local scopes (macro and micro) for the construction process of the License policy for Improvement of teachers by the Municipality of Florianópolis. We aim to understand Municipal Teaching Network of Florianópolis incentive reasons for the expansion and deepening of the qualification of Basic Education teachers at postgraduate level through this License for Improvement policy. For the fulfillment of the research, we chose to adopt various research approaches involving a bibliographic exploratory research, delimited by documentary analysis of the policies for teacher liberation policies at Florianopolis Municipality, seeking a theoretical-methodological approach with historical-dialectical materialism. We began by analyzing official documents to find evidence linking global and local policies to postgraduate training for basic education. In this perspective, we use as theoretical-methodological framework the policy cycle of Stephen Ball (2011) for the educational policies analysis, which in a critical perspective aims to reveal the intentionalities and contradictions in the policy design, implementation and evaluation. When analyzing the official policy definition documents for the stricto sensu post-graduation in Brazil, from its creation to the present years, we observed an emphasis on the qualification of teachers for higher education. Since the 1990s, the influence of international organizations has generated a global agenda in education policies that converge towards the basic education teachers training. The Education for All World Conference, also known as the Jomtien Declaration, was a milestone in global education, introducing to present and future generations proposals for basic education. In addition, the report coordinated by Jacques Delors, entitled \"Learning: the treasure within\", signalize the lifelong learning need as the main consequence of the knowledge society predominance. In this context, we analyze the creation of the New Coordination for Higher Level Personnel Improvement and the training of basic education teachers at the stricto sensu post-graduation level and finally we present and analyze under the perspective of the policy cycle the data and reports releases by Florianópolis Municipality about teachers from Municipal Teaching Network studying in post-graduation courses.Bianchetti, LucídioOliveira, Adriano deUniversidade Federal de Santa CatarinaVelloso, Alessandra Fucolo Baptista2020-03-31T13:59:28Z2020-03-31T13:59:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf361486https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205707porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:59:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205707Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:59:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
title Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
spellingShingle Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
Velloso, Alessandra Fucolo Baptista
Educação
Professores
Educação
Educação e Estado
title_short Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
title_full Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
title_fullStr Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
title_sort Formação continuada de professores: um estudo sobre a política de liberação para cursar pós-graduação stricto sensu por parte da prefeitura municipal de Florianópolis
author Velloso, Alessandra Fucolo Baptista
author_facet Velloso, Alessandra Fucolo Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bianchetti, Lucídio
Oliveira, Adriano de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Alessandra Fucolo Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores
Educação
Educação e Estado
topic Educação
Professores
Educação
Educação e Estado
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:59:28Z
2020-03-31T13:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 361486
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205707
identifier_str_mv 361486
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187889365123072