Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/48912/001300001fmrb
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65859
Resumo: Introdução: Evasão discente é o ato de saída definitiva do aluno de um curso sem completá-lo. A evasão discente na pós-graduação é um fenômeno reconhecido e considerado pela administração das instituições, porém é um tema menos discutido do que a evasão na graduação e outros níveis de ensino. Tem possíveis consequências, na formação de profissionais, econômicas e sociais. Entender os motivos que levam à evasão deve ser do interesse de gestores dos cursos de quaisquer instituições de ensino. Objetivos: Este projeto tem como objetivo investigar o perfil da evasão discente na pós-graduação stricto sensu da área da saúde na Unifesp através da investigação das ocorrências de evasão nessa instituição. Métodos: A metodologia contará com o estudo do caso Unifesp através do levantamento de dados históricos da evasão na pós-graduação stricto sensu na área da saúde, inquérito sobre as ocorrências de evasão via questionário e entrevistas, análise mista qualitativa e quantitativa dos dados e triangulação dos resultados. Resultados: Foram convidados para a pesquisa 583 ex-alunos evadidos, 89 responderam ao inquérito online sendo realizadas 6 entrevistas. Os dados apresentam evidências da temática do relacionamento discente-orientação como ponto focal do motivo da evasão. Outro tema emergente correlato é o da exigência de dedicação exclusiva por parte dos orientadores. Conclusão: A grande maioria dos alunos não desistem espontaneamente, são forçados a cancelar, por uma série de fatores e pressões que somados desencadeiam a ocorrência. Assim como o discente se sente pressionado pelo sistema da pós-graduação stricto sensu, a orientação também sofre do mesmo problema.
id UFSP_fa8d2f839b943ec8e643525e5265739f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/65859
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na UnifespDropout profile of student in graduate studies in health area at UnifespEvasão escolarEducação de pós-GraduaçãoIntrodução: Evasão discente é o ato de saída definitiva do aluno de um curso sem completá-lo. A evasão discente na pós-graduação é um fenômeno reconhecido e considerado pela administração das instituições, porém é um tema menos discutido do que a evasão na graduação e outros níveis de ensino. Tem possíveis consequências, na formação de profissionais, econômicas e sociais. Entender os motivos que levam à evasão deve ser do interesse de gestores dos cursos de quaisquer instituições de ensino. Objetivos: Este projeto tem como objetivo investigar o perfil da evasão discente na pós-graduação stricto sensu da área da saúde na Unifesp através da investigação das ocorrências de evasão nessa instituição. Métodos: A metodologia contará com o estudo do caso Unifesp através do levantamento de dados históricos da evasão na pós-graduação stricto sensu na área da saúde, inquérito sobre as ocorrências de evasão via questionário e entrevistas, análise mista qualitativa e quantitativa dos dados e triangulação dos resultados. Resultados: Foram convidados para a pesquisa 583 ex-alunos evadidos, 89 responderam ao inquérito online sendo realizadas 6 entrevistas. Os dados apresentam evidências da temática do relacionamento discente-orientação como ponto focal do motivo da evasão. Outro tema emergente correlato é o da exigência de dedicação exclusiva por parte dos orientadores. Conclusão: A grande maioria dos alunos não desistem espontaneamente, são forçados a cancelar, por uma série de fatores e pressões que somados desencadeiam a ocorrência. Assim como o discente se sente pressionado pelo sistema da pós-graduação stricto sensu, a orientação também sofre do mesmo problema.Universidade Federal de São PauloNovoa, Claudia Galindo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0921515386096454http://lattes.cnpq.br/6991491816090142Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]2022-11-10T13:29:57Z2022-11-10T13:29:57Z2022-11-01info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion130 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65859ark:/48912/001300001fmrbporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T01:37:20Zoai:repositorio.unifesp.br:11600/65859Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T01:37:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
Dropout profile of student in graduate studies in health area at Unifesp
title Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
spellingShingle Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]
Evasão escolar
Educação de pós-Graduação
title_short Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
title_full Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
title_fullStr Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
title_full_unstemmed Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
title_sort Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
author Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]
author_facet Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novoa, Claudia Galindo [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0921515386096454
http://lattes.cnpq.br/6991491816090142
dc.contributor.author.fl_str_mv Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Educação de pós-Graduação
topic Evasão escolar
Educação de pós-Graduação
description Introdução: Evasão discente é o ato de saída definitiva do aluno de um curso sem completá-lo. A evasão discente na pós-graduação é um fenômeno reconhecido e considerado pela administração das instituições, porém é um tema menos discutido do que a evasão na graduação e outros níveis de ensino. Tem possíveis consequências, na formação de profissionais, econômicas e sociais. Entender os motivos que levam à evasão deve ser do interesse de gestores dos cursos de quaisquer instituições de ensino. Objetivos: Este projeto tem como objetivo investigar o perfil da evasão discente na pós-graduação stricto sensu da área da saúde na Unifesp através da investigação das ocorrências de evasão nessa instituição. Métodos: A metodologia contará com o estudo do caso Unifesp através do levantamento de dados históricos da evasão na pós-graduação stricto sensu na área da saúde, inquérito sobre as ocorrências de evasão via questionário e entrevistas, análise mista qualitativa e quantitativa dos dados e triangulação dos resultados. Resultados: Foram convidados para a pesquisa 583 ex-alunos evadidos, 89 responderam ao inquérito online sendo realizadas 6 entrevistas. Os dados apresentam evidências da temática do relacionamento discente-orientação como ponto focal do motivo da evasão. Outro tema emergente correlato é o da exigência de dedicação exclusiva por parte dos orientadores. Conclusão: A grande maioria dos alunos não desistem espontaneamente, são forçados a cancelar, por uma série de fatores e pressões que somados desencadeiam a ocorrência. Assim como o discente se sente pressionado pelo sistema da pós-graduação stricto sensu, a orientação também sofre do mesmo problema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10T13:29:57Z
2022-11-10T13:29:57Z
2022-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65859
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300001fmrb
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65859
identifier_str_mv ark:/48912/001300001fmrb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1848497882070515712