O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Vieira, Josiane Wanderlinde
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102560
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_43ec8bff85fffd3419c90dce8c6f874c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102560
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GDEngenharia de produçãoDeficientes auditivosAprendizagemGeometria descritivaEstudo e ensinoMultímidia interativaInclusão socialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma nova versão do Módulo Projeção Cilíndrica Ortogonal (PCO), parte integrante do ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD. Busca-se, com esta pesquisa, desenvolver um material com potencial de aplicação em Geometria Descritiva (GD) para auxiliar a aprendizagem dos alunos surdos, usuários da LIBRAS, que ingressarem nas instituições de ensino superior, especificamente na área das exatas (área de aplicação destes conhecimentos). Um dos objetivos deste trabalho foi a adequação do VISUAL GD visando a inclusão dos surdos profundos como seu público alvo. Para tanto foi feita análise da situação de aprendizagem destes alunos diante da versão antiga do PCO do VISUAL GD, levantando subsídios para adequá-lo. Após adequação do ambiente, foi realizada nova aplicação com os alunos, desta vez utilizando a última versão do módulo PCO com o intuito de validá-lo. Os resultados alcançados corroboram que o novo módulo PCO é adequado para a aprendizagem de estudantes surdos profundos usuários da LIBRAS. Espera-se que este trabalho sirva de exemplo aos professores das mais variadas áreas de conhecimento, para que estes desenvolvam materiais digitais de aprendizagem que permitam a inclusão social dos surdos profundos.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Josiane Wanderlinde2013-07-16T01:17:23Z2013-07-16T01:17:23Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis217 f.| il.application/pdf221606http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102560porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:17:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:17:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
title O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
spellingShingle O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
Vieira, Josiane Wanderlinde
Engenharia de produção
Deficientes auditivos
Aprendizagem
Geometria descritiva
Estudo e ensino
Multímidia interativa
Inclusão social
title_short O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
title_full O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
title_fullStr O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
title_full_unstemmed O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
title_sort O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
author Vieira, Josiane Wanderlinde
author_facet Vieira, Josiane Wanderlinde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Josiane Wanderlinde
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Deficientes auditivos
Aprendizagem
Geometria descritiva
Estudo e ensino
Multímidia interativa
Inclusão social
topic Engenharia de produção
Deficientes auditivos
Aprendizagem
Geometria descritiva
Estudo e ensino
Multímidia interativa
Inclusão social
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:17:23Z
2013-07-16T01:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 221606
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102560
identifier_str_mv 221606
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653238793142272