Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Di Sena Junior, Roberto
Orientador(a): Barral, Welber Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83319
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
id UFSC_447a3446be1a531f292fbc027d11b771
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83319
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDi Sena Junior, RobertoBarral, Welber Oliveira2012-10-19T22:52:08Z2012-10-19T22:52:08Z20022002188536http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83319Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.A presente dissertação versa sobre a relação entre padrões trabalhistas e comércio internacional. A discussão do tema "padrões trabalhistas" é bastante antiga e seu vínculo com o sistema comercial multilateral remonta à Carta de Havana (1947). Atualmente, ele consiste num dos assuntos mais controvertidos da OMC e desperta reações tanto dos países desenvolvidos, quanto daqueles em desenvolvimento. Ao longo da dissertação, busca-se identificar as origens da regulamentação internacional dos padrões trabalhistas e a forma como o tema evoluiu na OMC. Os principais argumentos favoráveis e contrários à regulamentação multilateral do assunto são analisados e debatidos, bem como as experiências do NAFTA e da União Européia. Analisa-se, ainda, a importância da OIT e seu papel como organização internacional historicamente competente para lidar com a questão. A dissertação também investiga a disparidade existente entre os objetivos anunciados e os reais efeitos decorrentes do emprego de sanções comerciais na implementação de padrões trabalhistas. Por fim, destacam-se os aspectos protecionistas subjacentes à matéria, a estruturação das medidas de defesa comercial atualmente empregadas no curso das relações comerciais internacionais, o estágio de discussão do tema na OMC e as conseqüências que sua regulamentação pode acarretar para os países em desenvolvimento, em especial para o Brasil.iv, 197 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCDireitoComercio internacionalProtecionismo e livre cambioPadrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL188536.pdfapplication/pdf7287590https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83319/1/188536.pdfbb47630bec486a3915ccacf1e4fabf9bMD51123456789/833192014-09-25 22:53:28.755oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83319Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732014-09-26T01:53:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
title Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
spellingShingle Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
Di Sena Junior, Roberto
Direito
Comercio internacional
Protecionismo e livre cambio
title_short Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
title_full Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
title_fullStr Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
title_full_unstemmed Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
title_sort Padrões trabalhistas e comércio internacional: preocupação legítima ou protecionismo disfarçado?
author Di Sena Junior, Roberto
author_facet Di Sena Junior, Roberto
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Sena Junior, Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barral, Welber Oliveira
contributor_str_mv Barral, Welber Oliveira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Direito
Comercio internacional
Protecionismo e livre cambio
topic Direito
Comercio internacional
Protecionismo e livre cambio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T22:52:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T22:52:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83319
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 188536
identifier_str_mv 188536
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 197 f.| tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83319/1/188536.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb47630bec486a3915ccacf1e4fabf9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1851759123293536256