Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Jappur, Rafael Feyh
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129458
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
id UFSC_4e4157869a1fd7c8bcc8f48b2c0cb65d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129458
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitaisEngenharia e gestão do conhecimentoJogos educativosJogos eletrônicosAprendizagemTecnologia educacionalSustentabilidadeEducação ambientalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.Os jogos educativos digitais têm o potencial de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos em sala de aula. Todavia, os professores ou mediadores desse processo enfrentam dificuldades para a aplicação desses jogos no contexto da sala de aula, seja pela falta dos princípios pedagógicos na sua criação, seja pela falta de mediação na sua aplicação, ou até mesmo da avaliação da eficiência e eficácia do uso desses jogos. Nesse sentido, este trabalho buscou desenvolver um modelo conceitual para a criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais para o contexto do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Os procedimentos metodológicos utilizados foram preponderantemente a pesquisa bibliográfica e de campo, com a utilização do Design Science Research Methodology (DSRM) para o desenvolvimento do modelo conceitual. O início desta pesquisa, conforme apresenta o DSRM, foi o projeto e desenvolvimento do jogo educativo digital denominado de Simulador Ambiental (SA). A partir da experiência realizada com a criação do jogo, concomitantemente com os avanços das pesquisas bibliométricas e aleatórias, foi concebido o modelo conceitual desta tese. O modelo conceitual foi aplicado em sete turmas na Faculdade Senac, no município de Florianópolis (SC), totalizando 125 alunos. Constatou-se que houve melhora na percepção dos alunos quanto ao seu nível de aprendizado no conteúdo do jogo utilizado (SA). Portanto, os resultados alcançados nesta pesquisa demonstraram positivamente a consistência do modelo conceitual, oferecendo aos desenvolvedores de jogos, assim como aos mediadores da prática pedagógica e às demais partes interessadas no processo de ensino e aprendizagem com o uso de jogos educativos digitais em sala de aula, um caminho pelo qual eles possam criar, aplicar e avaliar a qualidade dos jogos e a didática de aplicação destes.<br>Abstract : Digital educational games have the potential of aggregating value to the teaching and learning of content process in the classroom. However, teachers or mediators of this process face difficulties on applying these games in the context of the classroom, given the lack of pedagogical principles in their creation, or the lack of mediation in their application, or even of the efficiency and effectiveness evaluation of using games. Thus this study sought to develop a conceptual model for the creation, implementation and evaluation of digital educational games to the context of teaching and learning in the classroom. The methodological procedures used were mainly bibliographical and field research, using the Design Science Research Methodology (DSRM) for the development of the conceptual model. The beginning of this research, as presented by the DSRM, was the design and development of digital educational game called Environmental Simulator (SA). The conceptual model of this thesis was designed from the experience on the game creation, simultaneously with the advances of bibliometric and random searches. The conceptual model was applied to seven classes in the Senac Faculty located in Florianópolis - Santa Catarina - Brazil, reaching a lotal of 125 students. The results showed an improvement in the students' perception about their level of learning in game content used (SA). Therefore, the positive results achieved demonstrated the conceptual model consistency, allowing game developers, as well as mediators of pedagogical practice and other stakeholders in the teaching and learning process interested on the use of digital educational games in the classroom, a way by which they can create, implement and evaluate the quality of games and the didactic on their implementation.Forcellini, Fernando AntonioSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaJappur, Rafael Feyh2015-02-05T21:07:13Z2015-02-05T21:07:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis296 p.| il., grafs., tabs.application/pdf328363https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129458porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129458Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
title Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
spellingShingle Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
Jappur, Rafael Feyh
Engenharia e gestão do conhecimento
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Sustentabilidade
Educação ambiental
title_short Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
title_full Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
title_fullStr Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
title_full_unstemmed Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
title_sort Modelo conceitual para criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais
author Jappur, Rafael Feyh
author_facet Jappur, Rafael Feyh
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forcellini, Fernando Antonio
Spanhol, Fernando José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jappur, Rafael Feyh
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Sustentabilidade
Educação ambiental
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Sustentabilidade
Educação ambiental
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:07:13Z
2015-02-05T21:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328363
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129458
identifier_str_mv 328363
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 296 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653291471503360