An attempt at reducing L1-L2 ortho-phonological interference through consciousness-raising activities

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Almeida, Janaina Fernanda de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238333
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
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spelling An attempt at reducing L1-L2 ortho-phonological interference through consciousness-raising activitiesLíngua inglesaLíngua inglesaLíngua inglesaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.Estudos anteriores sobre a influência ortográfica na pronúncia da segunda língua (L2) demonstram que a ortografia é uma variável importante no processo de aprendizagem de alunos alfabetizados, visto que pode gerar efeitos na percepção e produção dos sons da L2. Conforme os estudos, os aprendizes tendem a confiar em seu conhecimento ortográfico prévio para decodificar novos itens da L2, o que pode resultar na aplicação de padrões incorretos, especialmente quando a língua-alvo apresenta muitas inconsistências entre as correspondências de grafemas e fonemas (BASSETTI, 2008; SILVEIRA; GONCALVES, 2021). Com base nesse pressuposto, o presente estudo busca investigar os efeitos da ortografia na pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês, bem como os resultados de um período instrucional abordando regras de correspondência grafo-fonêmicas do inglês com o objetivo de ajudar os aprendizes a melhorar sua pronúncia. Dessa forma, este estudo foi estruturado em fases de pré-teste, intervenção e pós-teste, e recrutou 11 alunos com nível intermediário de proficiência em inglês, matriculados no programa de Cursos Extracurriculares da Universidade Federal de Santa Catarina. Seis dos participantes integraram o grupo Experimental do estudo, participando das aulas com foco nas regras de correspondência grafo-fonêmica em língua inglesa. Os demais participantes fizeram parte do grupo Controle e não participaram das sessões de instrução com a pesquisadora. Para coletar as produções orais dos participantes e assim poder analisar a influência ortográfica nas pronúncias e os efeitos do tratamento para o grupo Experimental, foram utilizadas duas tarefas: uma de repetição retardada de sentença, a qual apresentou apenas insumos orais, e uma tarefa de leitura de sentença, conduzida por meio de insumos escritos. Os resultados das tarefas demonstraram que os participantes foram influenciados negativamente pela presença das formas ortográficas na tarefa de leitura. Já as pontuações mais altas na tarefa de repetição indicam que a disponibilidade da forma oral das palavras ajudou os participantes a produzi-las com mais acurácia. No entanto, mesmo nessa condição, que não apresentou a forma escrita das palavras e os participantes tiveram suas produções moduladas pela pronúncia de um falante nativo, os resultados revelam certa dificuldade com a pronúncia das palavras-alvo, indicando também um possível efeito da ortografia nas produções da tarefa de repetição. Quanto aos efeitos do tratamento, o grupo Experimental apresentou melhorias em sua pronúncia após a instrução. No entanto, a diferença entre os resultados dos testes dos dois grupos foi estatisticamente significativa apenas na tarefa de repetição, tornando assim os efeitos do tratamento menos evidentes. Além disso, os testes revelam que o grupo Experimental conseguiu estender parte do conhecimento adquirido para palavras não praticadas, as quais apareceram somente no pós-teste. Portanto, os resultados desta pesquisa corroboram estudos anteriores na área e sugerem que regras de correspondência grafo-fonêmica podem ser ensinadas como parte da aula de pronúncia de modo a evidenciar o mapeamento correto dos sons e letras do idioma. Assim, essa instrução pode ajudar os alunos a melhorar tanto a pronúncia de palavras individuais, quanto suas habilidades de decodificação na língua-alvo.Abstract: Previous studies investigating the orthographic influence on second language (L2) pronunciation demonstrate that orthography is an important variable in the learning process of literate learners, as it can have effects on the perception and production of L2 sounds. According to the studies, learners are likely to rely on their prior orthographic knowledge for decoding unfamiliar L2 items, which can result in the application of incorrect patterns, especially when the target language presents many inconsistencies between grapheme-phoneme relationship (e.g., BASSETTI, 2008; SILVEIRA; GONCALVES, 2021). Based on this assumption, the present study investigates the effects of orthography on the pronunciation of English by Brazilian learners, as well as the outcomes of an instructional period designed to address English grapho-phonemic rules in an attempt to help the learners improve their pronunciation. Therefore, this study followed a pre-test, intervention, and post-test design, and recruited 11 English learners with an intermediate level of proficiency from the Extracurricular Courses program at the Federal University of Santa Catarina. Six participants were assigned to the Experimental group and engaged in instructional classes to discuss some English grapho-phonemic rules. The other participants integrated the Control group and did not participate in instructional sessions with the researcher. For collecting the participants? oral productions and, hence, analyzing the influence of orthography on their pronunciation and the treatment effects for the Experimental group, two tasks were used: a delayed sentence repetition task (DSR), presenting only auditory input, and a sentence reading task, conducted utterly via written input. The results from the tasks show that participants were negatively influenced by the orthographic input in the reading task. While the higher scores on the DSR tasks indicate that the availability of auditory input helped the participants to produce the target words more accurately. Yet, even in this condition, which lacked written input and the participants had their productions modulated by the input of a native speaker, the scores reveal some difficulties with the pronunciation of the target words, also indicating a possible effect of orthography on the productions of the DSR task. As for the treatment effects, the Experimental group showed some gains on their overall pronunciation after the instruction. However, the difference in their scores from the Control group was only statistically significant in the results of the DSR task, consequently making the outcomes of the treatment less evident. The tests also reveal that the Experimental group was able to extend part of their knowledge to novel words, which only appeared in the post-test. Therefore, the main findings from this study corroborate previous studies in the area and suggest that English grapho-phonemic relations can be taught within the pronunciation class in order to raise awareness of the correct mapping of letters and sounds. As a result, such instruction can help L2 learners not only improve the pronunciation of individual words but also improve their decoding skills in the target language.Souza, Hanna Kivistö deUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Janaina Fernanda de2022-08-19T23:17:58Z2022-08-19T23:17:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| il., gráfs.application/pdf378020https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238333engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T23:17:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238333Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-19T23:17:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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