Leitura e terapia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Caldin, Clarice Fortkamp
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92575
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura
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spelling Leitura e terapiaLiteraturaLeituraBiblioterapiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LiteraturaEssa pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, se configura como básica; do ponto de vista da forma de abordagem do problema, qualitativa; do ponto de vista de seus objetivos, exploratória e descritiva; do ponto de vista dos procedimentos técnicos, bibliográfica. Utiliza-se o método fenomenológico, que permite o estudo das essências, a descrição das vivências, a interpretação do mundo. Leitura, na presente tese, é apresentada como um fenômeno corporal, temporal, descentrado, intersubjetivo, transcendental. É um ato de comunicação que ultrapassa o corpo do autor e atinge o corpo do leitor ou do ouvinte. Proust priorizou a leitura solitária; Sartre, o leitor; Merleau-Ponty, a experiência da leitura, e Iser, a interação do texto literário com o leitor. Em que pesem as divergências de opinião, todos eles concordam que a atividade criadora do leitor é ativada no ato de ler. A partir da teoria da linguagem de Merleau-Ponty, especificamente a respeito da fala falante, credita-se à leitura possibilidades terapêuticas. O envolvimento com o livro, o preenchimento dos vazios do texto literário, a interação entre texto e leitor, a significação como continuidade e retomada do texto permitem que se pense na terapia por meio de livros, a biblioterapia. Entende-se por terapia o cuidado com o ser, e a biblioterapia, um cuidado com o desenvolvimento do ser mediante a leitura, narração ou dramatização de histórias. A biblioterapia preocupa-se em mobilizar a atividade dos leitores de modo a favorecer o surgimento das emoções e a produção ficcional a partir dessas emoções. Esse, de fato, é o escopo da biblioterapia: que a leitura, narração ou dramatização de um texto literário produza um efeito terapêutico ao moderar as emoções, permitir livre curso à imaginação e proporcionar a reflexão - seja pela catarse, identificação ou introspecção. Tais componentes biblioterapêuticos são ativados no receptor do texto literário pelo caráter ímpar da literatura: ficção, função estética, linguagem metafórica, intemporalidade, universalidade, engajamento e literariedade.Florianópolis, SCMuller-Granzotto, Marcos JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaCaldin, Clarice Fortkamp2012-10-24T10:14:40Z2012-10-24T10:14:40Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf263775http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92575porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:01:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92575Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:01:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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