A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Caldin, Clarice Fortkamp
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
id UFSC_eba1f788cd98ae26863f0a9937adf9a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)LiteraturaBiblioterapiaLiteratura infanto-juvenilLeitura oralLeitura -Aspectos fisiologicosLeitura -PsicologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoA pesquisa tem como principal objetivo o resgate dos processos de narrar e ouvir textos literários destinados às crianças em projetos desenvolvidos em hospitais, bibliotecas e escolas. Tais procedimentos de atividades fundadas na oralidade e na escrita, realizam o diálogo entre narrador e ouvinte e narrador e leitor com funções de acordo com a natureza de cada projeto: terapêutica, social e pedagógica. A articulação do literário com a biblioterapia permite enfocar a leitura como catarse, consolo e entretenimento, que envolvem emocionalmente os agentes com a narrativa ficcional. A articulação do literário com o social tem por base uma função de compromisso e engajamento da Literatura com seus receptores. A articulação do literário com as atividades de ensino entende a leitura como uma ação intelectiva, visto atribuir aos textos literários conteúdos educativos e formadores. Os procedimentos adotados pelos projetos e o uso dos textos literários foram objeto de uma leitura crítica e de algumas reflexões, constituindo-se no objetivo secundário da dissertaçãoFlorianópolis, SCOrtiga, Odilia CarreirãoUniversidade Federal de Santa CatarinaCaldin, Clarice Fortkamp2012-10-19T08:38:31Z2012-10-19T08:38:31Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis260 f.| il., fots.application/pdf178894http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:24:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:24:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
title A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
spellingShingle A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
Caldin, Clarice Fortkamp
Literatura
Biblioterapia
Literatura infanto-juvenil
Leitura oral
Leitura -
Aspectos fisiologicos
Leitura -
Psicologia
title_short A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
title_full A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
title_fullStr A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
title_full_unstemmed A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
title_sort A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
author Caldin, Clarice Fortkamp
author_facet Caldin, Clarice Fortkamp
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiga, Odilia Carreirão
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldin, Clarice Fortkamp
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Biblioterapia
Literatura infanto-juvenil
Leitura oral
Leitura -
Aspectos fisiologicos
Leitura -
Psicologia
topic Literatura
Biblioterapia
Literatura infanto-juvenil
Leitura oral
Leitura -
Aspectos fisiologicos
Leitura -
Psicologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T08:38:31Z
2012-10-19T08:38:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 178894
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866
identifier_str_mv 178894
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 f.| il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653316661444608