Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Aguiar, Marcelius Oliveira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.
id UFSC_7cd6b2f5c0d8710f087f06169d7b5f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122557
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismoArquiteturaRealidade virtualSimulação (Computadores)Projeto arquitetonicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.A dissertação intitulada Realidade Aumentada: Aplicação em Projetos de Arquitetura e Urbanismo apresenta a discussão das possíveis utilidades da Realidade Aumentada, a partir da perspectiva da área de arquitetura. Partindo da Revisão da literatura relativa à representação arquitetônica, analisou-se a evolução das representações arquitetônicas, o passo a passo de como podem ser geradas imagens utilizando os recursos da Realidade Aumentada e os possíveis usos dessa tecnologia na arquitetura. A metodologia utilizada, além da pesquisa bibliográfica, valeu-se da pesquisa de campo, por meio da técnica de Grupo Focal aplicada com dois grupos de sujeitos: o primeiro formado por professores de Arquitetura e Urbanismo e o segundo por alunos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Para a análise da pesquisa de campo, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, por meio da qual foram criadas categorias cujos resultados foram descritos a partir da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, a fim de avaliar a contribuição que a Realidade Aumentada pode oferecer para a sociedade. Foram, ainda, desenvolvidos cenários em Realidade Virtual e Aumentada da Casa da Cascata, do arquiteto Frank Lloyd Wright, que serviram de recursos auxiliadores na discussão de questões relativas às etapas de projetos arquitetônicos junto ao público-alvo da pesquisa. Realiza uma real discussão com acadêmicos, professores e profissionais arquitetos. Os resultados permitiram perceber como atuais e potenciais usos da Realidade Aumentada na arquitetura, dentre outros, aqueles que se relacionam com a visualização do artefato, como simulação de ambientes, visualização prévia de artefatos projetados, percepção de luminosidade do ambiente, pré-dimensionamento de espaços, interatividade entre arquiteto e cliente. <br>Abstract : The dissertation entitled Augmented Reality: Implementation in Projects of Architecture and Urbanism presents a discussion of the possibles uses of Augmented Reality, from the perspective of the architectural field. Based on the review of the literature on architectural representation, we analyzed the evolution of architectural representations, step by step how images can be generated using the resources of Augmented Reality and the possible uses of this technology in architecture. The methodology used in addition to the literature, took advantage of field research, through focus group technique applied to two groups of subjects: the first group was composed of professors of Architecture and Urbanism and the second group, for students of postgraduate in Architecture and Urbanism. For the analysis of field research, we used the technique of content analysis, whereby categories were created whose results were described from the qualitative, interpretive character, in order to assess the contribution that can Augmented Reality offer to society. Were also developed scenarios in Virtual and Augmented Reality of the Cascade House of the architect Frank Lloyd Wright, who served resource helpers in the discussion of issues relating to the stages of architectural projects with the target audience research. Performs a real discussion with academics, teachers and architects. The results perceive as current and potential uses of Augmented Reality in architecture, among others, those relating to the display of the artifact, as simulation environments, preview designed artifacts, perception of ambient light, pre-dimensioning of spaces, interactivity between architect and client.Pereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Marcelius Oliveira de2014-08-06T17:01:41Z2014-08-06T17:01:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| il., grafs., tabs.application/pdf323177https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:01:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:01:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
title Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
spellingShingle Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
Aguiar, Marcelius Oliveira de
Arquitetura
Realidade virtual
Simulação (Computadores)
Projeto arquitetonico
title_short Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
title_full Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
title_fullStr Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
title_full_unstemmed Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
title_sort Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
author Aguiar, Marcelius Oliveira de
author_facet Aguiar, Marcelius Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Marcelius Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Realidade virtual
Simulação (Computadores)
Projeto arquitetonico
topic Arquitetura
Realidade virtual
Simulação (Computadores)
Projeto arquitetonico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:01:41Z
2014-08-06T17:01:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 323177
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557
identifier_str_mv 323177
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187789739917312