Novas tecnologias e práticas pedagógicas: o caso do Programa TV Escola em Lages
Ano de defesa: | 2001 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política |
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Novas tecnologias e práticas pedagógicas: o caso do Programa TV Escola em LagesSociologia politicaEducaçãoLages (SC)Tecnologia da informaçãoTecnologia educacionalPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia PolíticaDiante da crescente inserção de novas tecnologias de comunicação e informação (NTCIs) no contexto educativo, buscou-se, através da análise do Programa TV Escola - proposto e elaborado pelo MEC/SEED -, investigar os usos das NTCIs nas escolas públicas do município de Lages, uma vez que este se desenvolve, tendo como base material um kit tecnológico composto por TV, vídeo, parabólica, além de um suporte material impresso. A importância de discutir essas questões justifica-se pelo fato de que as NTCIs têm um potencial pedagógico bastante amplo, quando apropriado com competência pelo professor. Assim, buscou-se identificar as mudanças possibilitadas com o uso dessas ferramentas na prática pedagógica, bem como a permanência de práticas tradicionais. Para tanto foram pesquisadas 15 escolas, sendo 10 pertencentes ao Sistema Municipal de Educação e cinco, da Rede Estadual. Foram entrevistados 41 atores sociais, dentre estes 21 professores do Ensino Fundamental e Médio e 20 responsáveis técnicos/políticos. A presente pesquisa concluiu que os últimos são instâncias relevantes para a estruturação e integração do Programa nas escolas. Constatou também que os professores percebem como positiva a introdução dos artefatos tecnológicos no âmbito educativo. Contudo, verificou-se a existência de um paradoxo, quando se trata da apropriação dos recursos videográficos do TV Escola. Constatou-se que, além da resistência, que não é unânime por parte dos professores, outros fatores, como a falta de conhecimento para manusear os equipamentos, a indisponibilidade de tempo do professor para pesquisar e se apropriar do potencial informativo dos recursos, a ausência de uma estrutura que venha subsidiar esse processo de inserção dos equipamentos tecnológicos na prática pedagógica, pesam sobremaneira para a não implementação efetiva do Programa no município de Lages, ficando isso mais evidente nas escolas do Sistema Municipal de Educação.Florianópolis, SCBenakouche, TamaraUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Sirlei da Silva2012-10-19T09:24:30Z2012-10-19T09:24:30Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181207http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81933porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:54:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:54:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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