Cartas a respeito de Otello: a configuração ética e estética em torno da ópera de Verdi e Boito

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eduardo da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241081
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
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spelling Cartas a respeito de Otello: a configuração ética e estética em torno da ópera de Verdi e BoitoLiteraturaÓperasÉtica na literaturaLiteraturaMúsica e literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.O tema da presente tese é um processo criativo de uma ópera, sendo objeto os documentos do processo criativo do drama lírico Otello, composto pelo célebre musicista italiano Giuseppe Verdi com o também músico e literato Arrigo Boito. O objetivo dessa tese é estabelecer o movimento da configuração ética da relação interpessoal entre Verdi e Boito e do processo estético do qual resultou a ópera Otello, entre os anos de 1879 e 1887. Para tanto, buscar-se-á recuperar nas cartas a dinâmica das relações do processo criativo, sem limitá-las aos dois compositores, mas envolvendo todos aqueles que de alguma forma interferiram na criação; também se promoverá algumas reflexões e diálogos com conceitos e teorias que se julgam necessárias para se entender o processo colaborativo criativo dessa ópera, os valores estéticos dos envolvidos e a ética desenvolvida; outra atividade realizada foi promover a repercussão do libreto composto nas traduções empregadas por Boito e identificar nas cartas as correlações entre música de Verdi, poesia de Boito e como ambos atuaram fora de seus domínios colaborando um com o outro. A presente investigação justifica-se por trazer um processo de criação operística que reconduz Verdi a uma tríplice reconciliação: a parceria com Boito, com quem o maestro havia tido uma relação desgastante anos antes; com o Teatro Alla Scala de Milão, onde Verdi não estreava uma ópera há mais de 42 anos (em 1845); e consigo mesmo, pois que o compositor, amargurado, havia decretado o fim da própria carreira em 1871. Além disso, esse é o primeiro trabalho a: trazer fragmentos dos esboços musicais de Verdi, um fac-símile da obra shakespeariana utilizada por Boito para compor seu libreto especialmente produzido para esta tese; tratar desse processo colaborativo como sendo fruto de uma relação ética; e, por fim, abordar o processo criativo de Otello e seu carteggio em língua portuguesa. A pesquisa parte do pressuposto metodológico do novo paradigma do pensamento sistêmico, de Vasconcellos (2002); paralelo a isso, adota-se a metodologia da Crítica Genética, com Romanelli (2013, 2016) e da epistolografia, de acordo com Moraes (2006), Nora Bouvet (2006) e Geneviève Haroche-bouzinac (1995). As noções de criação em rede e em grupo são tratadas segundo Salles (2011, 2017); os conceitos de ética e práticas de liberdade advém de Foucault (2017a). As cartas são colhidas dos epistolários organizados por Bosio (2010a), Conati (2014), Cesari e Luzio (1913), Luzio (1935), Abbiati (1963d), Nardi (1942b) e Walker (1962). Como resultado, espera-se a reconstituição do projeto poético do qual resultou a ópera Otello, a partir de elementos que nunca haviam sido articulados em conjunto; e propor-se a compreensão de um processo criativo e de uma amizade a partir da configuração de uma relação ética e estética.Abstract: The theme of this thesis is a creative process of an opera, being the object of the documents of the creative process of the lyrical drama Otello, composed by the famous Italian musician Giuseppe Verdi with the also musician and poet Arrigo Boito. The objective of this thesis is to establish the movement of the ethical configuration of the interpersonal relationship between Verdi and Boito and the aesthetic process that resulted in the opera Otello, between the years 1879 and 1887. For this purpose, we will seek to recover in the letters between the composers the relationship dynamics of the creative process, without limiting them to the two composers, but involving all those who somehow interfered with creation; it will also promote some reflections and dialogues with concepts and theories that are deemed necessary to understand the collaborative creative process of this opera, the aesthetic values of those involved and the ethics developed; Another activity carried out was to promote the repercussion of the libretto composed in the translations used by Boito and to identify in the letters the correlations between Verdi's music, Boito's poetry and how both acted outside their domains collaborating with each other. The present investigation is justified by bringing a process of operatic creation that leads Verdi back to a triple reconciliation: the partnership with Boito, with whom the maestro had had an exhausting relationship years before; with the Teatro Alla Scala in Milan, where Verdi had not premiered an opera for over 42 years (in 1845); and with himself, since the embittered composer had decreed the end of his own career in 1871. Furthermore, this is the first work to: bring fragments of Verdi's musical sketches, a facsimile of the Shakespearean work used by Boito to compose your libretto specially produced for this thesis; treat this collaborative process as the result of an ethical relationship; and, finally, to approach Otello's creative process and his carteggio in Portuguese. The research starts from the methodological assumption of the new paradigm of systems thinking, by Vasconcellos (2002); parallel to this, the methodology of Genetic Criticism is adopted, with Romanelli (2013, 2016) and epistolography, according to Moraes (2006), Nora Bouvet (2006) and Geneviève Haroche-bouzinac (1995). The notions of creation in a network and in a group are treated according to Salles (2011, 2017); the concepts of ethics and practices of freedom come from Foucault (2017a). The letters are taken from epistolaries organized by Bosio (2010a), Conati (2014), Cesari and Luzio (1913), Luzio (1935), Abbiati (1963d), Nardi (1942b) and Walker (1962). As a result, it is expected the reconstitution of the poetic project from which the opera Otello resulted, from elements that had never been articulated together; and to propose the understanding of a creative process and of a friendship from the configuration of an ethical and aesthetic relationship.Romanelli, SergioUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Carlos Eduardo da2022-10-21T17:04:25Z2022-10-21T17:04:25Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1139 p.| il.application/pdf378486https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241081porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T17:04:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:04:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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