A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Rosa, Rosana Camilo da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78970
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_c0e6fadbaaf6a6205d3f1460897fa1c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78970
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /EducaçãoInovações tecnologicasInformaticaProfessores -FormaçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Este estudo aborda questões sobre a introdução e a utilização de computadores na educação. São feitas algumas considerações a respeito da utilização de computadores na sala de aula por meio de um estudo que buscou avaliar as atividades do Programa Nacional de Informática (ProInfo), nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), em Santa Catarina, Brasil, assim como o efetivo uso do programa por meio dos professores capacitados pelos NTE's de Florianópolis e Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Ele faz algumas reflexões no que diz respeito à formação do professor para o uso adequado dos recursos informatizados no ensino. A teoria histórico-cultural descrita por Vygotsky foi abordada, de maneira geral, com a perspectiva de fundamentar a introdução da informática na educação contribuindo para a formação do professor, bem como, na sua capacitação já que, nos dias atuais, há uma real necessidade de uma efetiva mudança no papel do professor a fim de que passe a ser mediador, motivador e orientador da aprendizagem.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Rosana Camilo da2012-10-17T21:37:51Z2012-10-17T21:37:51Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[150] f.| grafs., tabs. +application/pdf173229http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78970porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:09:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:09:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
title A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
spellingShingle A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
Rosa, Rosana Camilo da
Educação
Inovações tecnologicas
Informatica
Professores -
Formação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
title_short A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
title_full A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
title_fullStr A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
title_full_unstemmed A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
title_sort A informática na educação: a experiência do PROINFO em Santa Catarina /
author Rosa, Rosana Camilo da
author_facet Rosa, Rosana Camilo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rosana Camilo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inovações tecnologicas
Informatica
Professores -
Formação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
topic Educação
Inovações tecnologicas
Informatica
Professores -
Formação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T21:37:51Z
2012-10-17T21:37:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 173229
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78970
identifier_str_mv 173229
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [150] f.| grafs., tabs. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187727852961792