O corpo na dança Malinké: como se aprende a dança do grupo Abayomi
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2016. |
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O corpo na dança Malinké: como se aprende a dança do grupo AbayomiAntropologiaDançaAspectos antropológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2016.Esta pesquisa aborda os processos de aprendizado da dança Malinké oferecida pelo Grupo Abayomi na Universidade Federal de Santa Catarina. Compreendo aprendizado como resultado das experiências que transformam o corpo ou, conforme Latour, das relações e articulações com outros agentes que "efetuam" o corpo. Partindo da perspectiva de autores como Marcel Mauss, Bruno Latour, Tim Ingold, Merleau-Ponty e MaxineSheets-Johnstone,o esforço deste trabalho será o de compreender o corpo de uma perspectiva mais integral, buscando afastar as clássicas divisões entre corpo e mente. Entendo, portanto, que o corpo aprende a dança através das percepções, sensações, relações e articulações que partem das experiências vividas. O conhecimento dá-se no corpo a partir dos movimentos, dos outros corpos, bem como através da relação com o ambiente da dança. Para responder às perguntas desse trabalho, participei das aulas como dançarina e pesquisadora, o que possibilitou realizar observações etnográficas, experiências copóreas e transformando-as em conhecimento antropológico.<br>Abstract : This research is about the learning processes of the Malinke dance, offered by the Abayomi Group at the Federal University of Santa Catarina. I understand learning as a result of the experiences that transform the body, or accordint to Latour, from the relations and articulation with other agents that "perform" the body. From the perspecive of authors like Bruno Latour, Tim Ingold, Merleau-Ponty e Maxine Sheets-Johnstone, the body is sawn with no divisions, the human mind would be the very body. Therefore, it learns the dance through the perceptions, feelings, relationships and articulations that run the experiences. The knowledge takes place in the body from the movements, the other bodies, as well as throught the relation with the dance environment. To answer the questions from this paper i took part at the dance classes as a dancer and researcher, which allowedto realize the etnographic observations, body experiences and transforming them in anthropology knowledge.Vedana, VivianeUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Caroline Garlet de2017-01-24T03:16:16Z2017-01-24T03:16:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 p.| il.application/pdf343397https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172562porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T03:16:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172562Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732017-01-24T03:16:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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