Gestão universitária democrática: reflexões e proposições às universidade federais de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Schmitz Junior, Salezio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214749
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Gestão universitária democrática: reflexões e proposições às universidade federais de Santa CatarinaAdministraçãoUniversidades e faculdades públicasAdministração públicaDemocraciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.A partir dos questionamentos sofridos pela democracia no Brasil e nas universidades federais brasileiras em suas recentes crises e os pressupostos administrativos que permeiam a administração pública brasileira, esta pesquisa buscou analisar os fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de uma gestão universitária democrática. Para tanto, traça uma linha do tempo acerca das teorias da administração, da universidade e da democracia. Essa linha do tempo culmina nos conceitos teóricos da Administração Pública Societal, da Gestão Social e do Novo Serviço Público. Com base nesses conceitos foi delineada uma investigação qualitativa que, para compreender a democracia nas universidades federais de Santa Catarina, fez uso de um estudo multicasos na UFFS e na UFSC. Este estudo evidenciou que os espaços democráticos nas universidades estão consolidados e que há incentivos à participação das pessoas. Contudo, essa participação é limitada pela legislação federal, legislações internas e limitações informais. Para além dos espaços democráticos consolidados foram identificados espaços alternativos que promovem a participação sem as limitações legais e as barreiras informais. A pesquisa conclui que a universidade se fundamenta sob uma aristocracia docente e, ainda que os integrantes desta categoria, bem como os participantes da gestão, admitam a situação de desigualdade entre as categorias e promovam espaços para atenuá-las, não foram identificados movimentos formais neste sentido. Para que as universidades federais sejam verdadeiramente democráticas é preciso um esforço conjunto das categorias que a compõem para promover equalização, mais cargos eletivos e mais espaços de participação democrática.<br>Abstract : Based on the questions raised by democracy in Brazil and in Brazilian federal universities in their recent crises and the administrative assumptions that permeate the Brazilian public administration, this research sought to analyze the theoretical and practical foundations for the development of a democratic university management. To do so, he draws a timeline of theories of administration, university, and democracy. This timeline culminates in the theoretical concepts of Societal Public Administration, Social Management and New Public Service. Based on these concepts, a qualitative study was designed that, in order to understand democracy in the federal universities of Santa Catarina, made use of a multi case study in UFFS and UFSC. This study showed that democratic spaces in universities are consolidated and that there is an incentive for people to participate. However, such participation is limited by federal legislation, domestic legislation and informal limitations. In addition to consolidated democratic spaces, alternative spaces have been identified that promote participation without legal limitations and informal barriers. The research concludes that the university is based under a teaching aristocracy and, although the members of this category, as well as the participants of the management, admit the situation of inequality between the categories and promote spaces to attenuate them, no formal movements in this category were identified sense. For the federal universities to be truly democratic, a joint effort of the categories that compose it is necessary to promote equalization, more elective positions and more spaces of democratic participation.Melo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmitz Junior, Salezio2020-10-21T21:09:19Z2020-10-21T21:09:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 p.| il.application/pdf362698https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214749porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214749Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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