Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Pacheco, Renato Lucas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102028
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
id UFSC_cdacbf8016798b54796eea3b578b2205
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusosEngenharia eletricaEngenhariaEstudo e ensinoAvaliaçãoAprendizagemAvaliaçãoMapas cognitivosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.A proposta deste trabalho é apresentar teorias de aprendizagem desenvolvidas por vários pensadores. Fazer uma reflexão sobre o professor e o ensino de engenharia atualmente trabalhado nas escolas, suas limitações, seus problemas e ações propostas para melhorar o processo ensino-aprendizagem nestes cursos. Fazer uma revisão bibliográfica, levantando-se os principais pontos de discussão a respeito do ensino de engenharia no Brasil e no mundo. Mostrar os principais problemas encontrados pelos vários pesquisadores que atuam na área e as soluções propostas. Apostar que a nova geração de engenheiros, além da alta qualificação técnica, necessita de conhecimentos de outras áreas, como humanidades, comunicação oral e escrita, economia e administração. Discutir formas de avaliar o processo de formação desse novo engenheiro e verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Justificar a necessidade de se dispor de uma metodologia que permita a avaliação e o acompanhamento de todo esse processo. Apresentar uma nova metodologia objetivando uma completa e contínua avaliação formativa do processo de ensino em engenharia. Combinar o ciclo de Deming com os mapas cognitivos difusos, gerando-se uma ferramenta eficiente para acompanhar a progressão do processo ensino-aprendizagem por meio de uma avaliação e realimentação contínuas. O mapa modela matematicamente o processo educacional em engenharia e fornece uma visão ampla desse processo, permitindo diagnósticos e prognósticos e provendo dados necessários para eventuais ajustes. O ciclo de Deming gerencia esse processo. Fazer uma implementação computacional, incluindo testes pilotos. Comentar a validade, as possibilidades e as limitações do método e as perspectivas de aperfeiçoamento em futuros trabalhos. The purpose of this thesis is to present learning theories developed by several thinkers. To make a reflection about the professor and the engineering teaching that is practiced nowadays in our engineering schools, its limitations, problems and proposed actions to improve the teaching-learning process in such courses. To make a bibliographic review to bring up the main points of view about the engineering teaching in Brazil and around the World. To show the main problems found by several researchers and some proposed solutions. To consider that the new generation of engineers, beyond high technical qualification, need to know several other areas, such as humanities, oral and written communication, economics, and administration. To discuss ways of evaluating the educational process of that new engineer, and to verify if the goals are being achieved. To justify the need of making available a methodology that allows to evaluate and to follow the whole process. To present a new methodology that accomplishes a continued formative assessment of the engineering educational process, which consists of a continuous assessment along the complete process through combining the Deming Cycle with a Fuzzy Cognitive Map. To show an efficient tool to follow the teaching/learning progress by means of continued feedback and re-assessment, using a mathematical model of the process, allowing for diagnostics and prognostics, and providing data for adjustment. To develop a computational tool that allows making some preliminary tests. At the end, to discuss validity, possibilities and constrains of the methodology as well as its perspective of future improvements.Florianópolis, SCCarlson, RenatoUniversidade Federal de Santa CatarinaPacheco, Renato Lucas2013-07-15T23:50:53Z2013-07-15T23:50:53Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxx, 297 f.| graf., tabs.application/pdf222288http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:50:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:50:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
title Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
spellingShingle Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
Pacheco, Renato Lucas
Engenharia eletrica
Engenharia
Estudo e ensino
Avaliação
Aprendizagem
Avaliação
Mapas cognitivos
title_short Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
title_full Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
title_fullStr Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
title_full_unstemmed Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
title_sort Avaliação formativa continuada do processo educativo em engenharia usando mapas cognitivos difusos
author Pacheco, Renato Lucas
author_facet Pacheco, Renato Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlson, Renato
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Renato Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia eletrica
Engenharia
Estudo e ensino
Avaliação
Aprendizagem
Avaliação
Mapas cognitivos
topic Engenharia eletrica
Engenharia
Estudo e ensino
Avaliação
Aprendizagem
Avaliação
Mapas cognitivos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:50:53Z
2013-07-15T23:50:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 222288
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102028
identifier_str_mv 222288
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx, 297 f.| graf., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188009805611008