O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Della Flora, Maristela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214614
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_d701b84158890ec09ff01f737910bf3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214614
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação InfantilEducaçãoBrincadeirasCriançasEducação infantilNaturezaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo analisar o brincar das crianças com elementos da natureza no espaço do parque. Com a compreensão que as crianças enquanto seres constituídos da natureza e cultura exploram e experimentam os mais diversos espaços e materiais, onde constroem enredos originários da cultura as quais estão inseridas. O trabalho foi desenvolvido em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Florianópolis, com um grupo de 21 crianças, 11 meninas e 10 meninos, de 4 a 6 anos de idade. O percurso do estudo etnográfico teve as crianças como as principais informantes da pesquisa, utilizando os procedimentos de observação participante, registros de campo escritos e fotográficos. A pesquisa demonstrou que as crianças têm grande interesse nos elementos naturais encontrados no parque, os mesmos favorecem sua imaginação e qualificam as brincadeiras, potencializam a criatividade e expandem o viver. O espaço do parque possibilita o acesso e exploração de diferentes elementos naturais permanentes, mas em constante transformação e outros eventuais, brincadeiras mais autônomas, e que envolvem movimentos mais amplos. O estudo reitera o entrelaçamento da brincadeira e da imaginação como constitutivas no processo de humanização e considera as unidades de Educação Infantil como espaços públicos que acolhem diferentes crianças vindas de diferentes realidades sociais, por ser um espaço de enriquecimento e garantia do contato com os elementos naturais cada vez mais privatizados e mercantilizados, contrapondo-se a cultura do plástico e descartável. Na medida em que possibilita para as crianças diferentes experiências comuns na infância e em contato com elementos da natureza, mas que têm sido cada vez mais raras, pois a indústria da mercadoria, do plástico, do descartável tem entrado com toda força também nesses espaços.Abstract: This masters level research aimed to analyze children's play with elements of nature in the space of the park. With the understanding that children as beings constituted of nature and culture explore and experience the most diverse spaces and materials, where they construct entanglements originating from the culture to which they are inserted. The work was carried out in a kindergarten institution of Florianópolis municipal public network, with a group of 21 children, 11 girls and 10 boys, from 4 to 6 years of age. The course of the ethnographic study had the children as the main informants of the research, using participant observation procedures, written and photographic field records. Research has shown that children have great interest in the natural elements found in the park, they favor their imagination and qualify the play, enhance creativity and expand living. The space of the park allows the access and exploration of different natural elements, but in constant transformation and other eventual, more autonomous games, and involving more extensive movements. The study reiterates the interplay of play and imagination as constitutive in the process of humanization and considers the units of Early Childhood Education as public spaces that welcome different children coming from different social realities, since it is a space of enrichment and guarantee of contact with the natural elements increasingly privatized and commodified, opposing the culture of plastic and disposable. In so far as it allows children different experiences common in childhood and in contact with elements of nature, but which have been increasingly rare, because the industry of the commodity, the plastic, the disposable has entered with all force also in these spaces.Agostinho, Kátia AdairUniversidade Federal de Santa CatarinaDella Flora, Maristela2020-10-21T21:07:54Z2020-10-21T21:07:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 p.| il.application/pdf368216https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214614porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
title O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
spellingShingle O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
Della Flora, Maristela
Educação
Brincadeiras
Crianças
Educação infantil
Natureza
title_short O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
title_full O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
title_fullStr O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
title_full_unstemmed O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
title_sort O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil
author Della Flora, Maristela
author_facet Della Flora, Maristela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agostinho, Kátia Adair
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Della Flora, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Brincadeiras
Crianças
Educação infantil
Natureza
topic Educação
Brincadeiras
Crianças
Educação infantil
Natureza
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:07:54Z
2020-10-21T21:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368216
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214614
identifier_str_mv 368216
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187980751667200