Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Silva, Valdete Teixeira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_da7b7a32d44a9be467bc00b14d1424d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84860
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentasEngenharia de produçãoAprendizagemAmbiente virtualEnsino a distanciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo dessa tese foi interagir com equipe de desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Centro de Educação (CE), Biguaçu, na grande Florianópolis, usando os recursos da tecnologia, avaliar as ferramentas existentes nesse ambiente. Avaliou-se as ferramentas do ambiente para propor ou acrescentar novas que facilitem uma aprendizagem significativa considerando a experiência do aluno adulto, enriquecendo o interesse desse aluno para abrir novas perspectivas de vida profissional, cultural, social, política e familiar. A pesquisa foi baseada em Estudo de Caso do primeiro ano de implementação do AVA em 2002, nessa universidade para realizar aulas a distância, oferecidas pelos cursos de Administração, na disciplina Comunicação Organizacional, Curso de Pedagogia (ESI), na disciplina Currículo, Curso de Pedagogia, habilitação em Tecnologia Educacional e Treinamento Empresarial, nas disciplinas Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação II e Curso de Psicologia, na disciplina Currículo e Avaliação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: revisão bibliográfica, e-mails, observação participante das aulas virtuais, questionários e entrevistas com os professores e os alunos envolvidos no processo. A partir dos resultados da pesquisa pode-se afirmar que um AVA deve conter ferramentas adequadas para uma educação a distância porque aprender a distância é diferente de aprender presencialmente. Essa aprendizagem exige muito mais dedicação do professor e muito interesse e disposição por parte do aluno. O professor e o aluno devem sempre estar muito próximos, mesmo que virtualmente. Nesse sentido, esse trabalho defende que, para se ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que atenda as necessidades do aluno e da instituição de ensino ele deve proporcionar ao aluno adulto uma aprendizagem significativa. Para tanto, um AVA deve ser composto por ferramentas adequadas para aprender de maneira significativa destacando-se em especial as ferramentas de interação para que o aluno possa interagir com o professor e com os demais atores do processo de aprendizagem. Por essa razão, conclui-se que é necessário se ter um AVA com ferramentas adequadas a esse processo. Como proposta de solução para essa necessidade e tendo em conta os resultados da pesquisa de campo e de integração das teorias realizou-se alterações e inclusão de algumas ferramentas. Defende-se ainda que o modelo do ambiente proposto poderá ser aplicado por qualquer instituição de ensino que pretende administrar disciplinas semipresenciais.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Valdete Teixeira da2012-10-20T13:10:27Z2012-10-20T13:10:27Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| tabs., grafs., il., ;application/pdf199729http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:49:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:49:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
title Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
spellingShingle Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
Silva, Valdete Teixeira da
Engenharia de produção
Aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino a distancia
title_short Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
title_full Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
title_fullStr Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
title_full_unstemmed Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
title_sort Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
author Silva, Valdete Teixeira da
author_facet Silva, Valdete Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdete Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino a distancia
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino a distancia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T13:10:27Z
2012-10-20T13:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 199729
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860
identifier_str_mv 199729
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| tabs., grafs., il., ;
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653369462489088