Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
Ano de defesa: | 2003 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentasEngenharia de produçãoAprendizagemAmbiente virtualEnsino a distanciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo dessa tese foi interagir com equipe de desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Centro de Educação (CE), Biguaçu, na grande Florianópolis, usando os recursos da tecnologia, avaliar as ferramentas existentes nesse ambiente. Avaliou-se as ferramentas do ambiente para propor ou acrescentar novas que facilitem uma aprendizagem significativa considerando a experiência do aluno adulto, enriquecendo o interesse desse aluno para abrir novas perspectivas de vida profissional, cultural, social, política e familiar. A pesquisa foi baseada em Estudo de Caso do primeiro ano de implementação do AVA em 2002, nessa universidade para realizar aulas a distância, oferecidas pelos cursos de Administração, na disciplina Comunicação Organizacional, Curso de Pedagogia (ESI), na disciplina Currículo, Curso de Pedagogia, habilitação em Tecnologia Educacional e Treinamento Empresarial, nas disciplinas Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação II e Curso de Psicologia, na disciplina Currículo e Avaliação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: revisão bibliográfica, e-mails, observação participante das aulas virtuais, questionários e entrevistas com os professores e os alunos envolvidos no processo. A partir dos resultados da pesquisa pode-se afirmar que um AVA deve conter ferramentas adequadas para uma educação a distância porque aprender a distância é diferente de aprender presencialmente. Essa aprendizagem exige muito mais dedicação do professor e muito interesse e disposição por parte do aluno. O professor e o aluno devem sempre estar muito próximos, mesmo que virtualmente. Nesse sentido, esse trabalho defende que, para se ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que atenda as necessidades do aluno e da instituição de ensino ele deve proporcionar ao aluno adulto uma aprendizagem significativa. Para tanto, um AVA deve ser composto por ferramentas adequadas para aprender de maneira significativa destacando-se em especial as ferramentas de interação para que o aluno possa interagir com o professor e com os demais atores do processo de aprendizagem. Por essa razão, conclui-se que é necessário se ter um AVA com ferramentas adequadas a esse processo. Como proposta de solução para essa necessidade e tendo em conta os resultados da pesquisa de campo e de integração das teorias realizou-se alterações e inclusão de algumas ferramentas. Defende-se ainda que o modelo do ambiente proposto poderá ser aplicado por qualquer instituição de ensino que pretende administrar disciplinas semipresenciais.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Valdete Teixeira da2012-10-20T13:10:27Z2012-10-20T13:10:27Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| tabs., grafs., il., ;application/pdf199729http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:49:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:49:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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