Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Firmino, Larissa Corrêa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216215
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.
id UFSC_de699f49be934d0226d17e0acd9d3e3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216215
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de GeografiaGeografiaLivros didáticosCartografiaFeminismo e educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.A Tese ? Fotoatlas: Uma Cartografia De Gênero Em Imagens de Livros Didáticos De Geografia ? realiza uma leitura sobre a produção das representações de gênero por meio de imagens fotográficas veiculadas por livros didáticos de Geografia destinados ao Ensino Fundamental. As obras que selecionadas como material empírico desta investigação foram aquelas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD em 2016 e que circularam nas escolas públicas brasileiras nos anos de 2017, 2018 e 2019, com foco nos exemplares mais escolhidos pelas Professoras e Professores de Geografia da rede pública no município de Florianópolis ? SC. A pesquisa transitou por dois campos de produção de saberes distintos: os Estudos Culturais em Educação as Geografias Feministas em suas aproximações com vertentes pós-estruturalistas de análise, no desejo de complexificar o livro didático de Geografia como potente artefato escolar na formação das representações sociais, bem como, integrar um caminho de construção de equidade de gênero no Brasil. Os livros didáticos foram compreendidos nesta investigação como um artefato cultural que produz e veicula significados, fabricando verdades e as pondo em circulação atuando tal qual uma peça da maquinaria escolar inserta em uma arena política cujo jogo autoriza certos discursos e desautoriza outros. Imersa neste enredo e mobilizando a cartografia como método, esta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta central: como as imagens fotográficas dos livros didáticos de Geografia criam representações sobre a relação entre espaço e gênero? Nesta direção, foram mobilizadas as noções de poder, discurso e linguagem no esforço de problematizar o livro didático de Geografia como construção cultural discursiva no processo educativo. Em seguida, foram analisadas as imagens fotográficas de mulheres e homens como componentes dos discursos de gênero, e criado um fotoatlas para que fossem identificadas as relações de gênero na compreensão do espaço. Por fim, a Tese apresenta o funcionamento de um conjunto de mecanismos de poder que atuam nas fotografias destes livros didáticos de Geografia e que produzem uma acentuada hierarquia de gênero, vinculando-a ao pensamento espacial geográfico.Abstract: The present thesis ? Photo-atlas: a cartography of gender in Geography textbooks images ? carries out a study on the production of gender representations through photographic images conveyed by Geography textbooks for elementary school. The empirical material selected for this investigation were the official textbooks approved by the National Textbook Program - PNLD in 2016 which were distributed in Brazilian public schools from 2017 to 2019, focusing on the most preferred textbooks by public school Geography teachers from Florianópolis ? SC. This research permeated between two different fields of knowledge production: the cultural studies in education and the feminist Geographies in their approaches with post-structuralist aspects of analysis with the scope to complexify the Geography textbook as an effective learning artifact in the formation of social representations, as well as, to integrate a way of structure gender equity in Brazil. Thus, these textbooks were understood in this work as a cultural artifact that produces and conveys meanings, fabricating truths and putting them into circulation by acting like a piece of school machinery inserted into a political arena whose authorizes and disallows certain discourses. Immersed in these concepts and applying cartography as a method, this research sought to answer the following central question: how the photographic images of Geography textbooks create representations about the relationship between space and gender? Moreover, the notions of power, discourse and language, were gathered to problematize the Geography textbook as a discursive cultural construction in the educational process. Then, the photographic images of women and men were analyzed as components of the gender discourses, and finally, a photo-atlas was created to identify gender relations in the understanding of spaceMartins, Rosa Elisabete Militz WypyczynskiUniversidade Federal de Santa CatarinaFirmino, Larissa Corrêa2020-10-21T21:26:55Z2020-10-21T21:26:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369369https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216215porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:26:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216215Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:26:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
title Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
spellingShingle Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
Firmino, Larissa Corrêa
Geografia
Livros didáticos
Cartografia
Feminismo e educação
title_short Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
title_full Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
title_fullStr Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
title_full_unstemmed Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
title_sort Fotoatlas: uma cartografia de gênero em imagens de livros didáticos de Geografia
author Firmino, Larissa Corrêa
author_facet Firmino, Larissa Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Larissa Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Livros didáticos
Cartografia
Feminismo e educação
topic Geografia
Livros didáticos
Cartografia
Feminismo e educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:26:55Z
2020-10-21T21:26:55Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369369
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216215
identifier_str_mv 369369
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653099124916224