Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileiras
Ano de defesa: | 2000 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
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Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileirasAdministraçãoEmpresas comerciais exportadorasBrasilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-EconômicoO presente trabalho apresenta o perfil, as estratégias e as tendências do modelo de Trading Companies brasileiras puras. Caracteriza-se como um estudo de caso, com análises quantitativas e qualitativas específicas do universo de empresas com Certificado de Registro Especial junto ao Governo brasileiro. O trabalho embasou-se a partir de cinco perguntas norteadoras - as principais funções e estruturas de uma empresa real; as características e estratégias utilizadas pelas Tradings; o perfil recomendado para um Trader; a tendência de participação das Tradings no mercado exportador brasileiro; e a influência do ambiente internacional nas estratégias competitivas das Trading Companies - as quais possibilitaram desvelar informações inéditas e valiosas para a compreensão dos rumos do segmento de Trading Companies e do comércio exterior brasileiro. Como destaque, citam-se algumas conclusões: as funções das Tradings variam e a estrutura parece combinar com o modelo institution building; Tradings de elevada especialização e estruturas apropriadas têm maior acesso ao mercado; as Tradings estão perdendo forças competitivas diante da política brasileira de ampliação da base exportadora e da atuação das empresas comerciais exportadoras comuns e estão apresentando, inclusive, forte involução no número de empresas e exportações, a partir das mudanças do cenário internacional e da abertura comercial do Brasil; as empresas Tradings mudaram a sua atuação de somente exportadoras para, exportadoras e importadoras ou, em alguns casos, exclusivamente importadoras; e o perfil desejado para o Trader está relacionado às variáveis que influenciam o comércio internacionalFlorianópolis, SCCaravantes, Geraldo Ronchetti.Universidade Federal de Santa CatarinaKunzler, Jacob Paulo2012-10-17T12:49:09Z2012-10-17T12:49:09Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 147 f.| tabs., grafs.application/pdf181805http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:24:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:24:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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