A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidades da profissão docente na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Furtado, Anésia Maria Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219505
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidades da profissão docente na educação infantilEducaçãoEducação infantilProfessoresHorário de trabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.A presente pesquisa tem como intenção compreender a organização da hora-atividade em seus desafios, contradições, limites e possibilidades para a profissão docente na Educação Infantil no município de Florianópolis/SC. A investigação foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral: compreender como a hora-atividade impacta, condiciona ou auxilia na constituição humana e profissional da docência na Educação Infantil no município de Florianópolis. No desdobramento do objetivo geral, os objetivos específicos abarcaram: a) verificar como as portarias emitidas pela Rede Municipal de Ensino de Florianópolis projetam a hora-atividade das professoras e dos professores da Educação Infantil; b) averiguar como se configura a organização do trabalho docente por meio de um grupo de atuação na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; c) identificar quais as percepções docentes atribuídas à hora-atividade, evidenciando espaço/recursos para a constituição humana e profissional das professoras e professores da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Para concretizar a pesquisa, nossa caminhada foi organizada pelos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de pesquisas correlatas sobre a hora-atividade na Educação Infantil; levantamento de documentos relacionados à hora-atividade do Estado em que o município pesquisado se insere; entrevista semiestruturada realizada em uma instituição de Educação Infantil do Município de Florianópolis, tomando como participantes um grupo de atuação conforme organização da hora-atividade efetivada pela portaria 021/2019, composto por professora da Educação Infantil e professora auxiliar da Educação Infantil, totalizando três participantes, incluindo uma supervisora. Os dados analisados nos remetem a compreender que a hora-atividade se desenha como um tempo que está em constante disputa e que seu gerenciamento se apresenta relacionado ao pragmatismo gerado pela ampliação do trabalho docente estabelecido verticalmente, por meio das muitas tarefas atribuídas às professoras e aos professores durante a hora-atividade, secundarizando o protagonismo docente tão necessário na etapa da Educação Infantil. Sob à lógica da política neoliberal que constrói e sustenta a intensificação do trabalho docente, as professoras e os professores imersos em uma sobrecarga de trabalho diante das suas funções cada vez maiores e mais complexas, são levados a processos de culpabilização docente que reverbera também no adoecimento das profissionais. Esses mesmos dados sinalizam que a hora-atividade precisa estar vinculada com as necessidades político-pedagógicas apontadas pela categoria e com a busca pela constituição da docência em seus aspectos humanos e profissionais, reverberando na potência do trabalho pedagógico realizado para/com as crianças na Educação Infantil, a partir do reconhecimento das especificidades para essa etapa. As análises ainda apontaram que a jornada de trabalho docente em turno único na RMEF seria uma possibilidade para reorganizar e qualificar a hora-atividade para os profissionais da Educação Infantil, a fim de possibilitar processos humanos mais desenvolvidos para todos os sujeitos que compõem os espaços educativos e, prioritariamente, para/com as crianças e suas famílias.Abstract: The present research aims to comprehend the time-activity structure and its challenges, contradictions, limits and possibilities to the Infantile Education teachers in Florianopolis/SC city. The study was developed based on a qualitative approach with the general purpose: Comprehend how the time-activity impacts, limits and assists in professional and human constitution of the Infantile Education teaching in Florianopolis city. In the deployment of the general purpose, the specific purposes covered: a) Verify how the decree issued by the Florianopolis Municipal Teaching Network is planning the time-activity for the Infantile Education teachers; b) Ascertain how the teacher?s structure work is set through a Florianopolis Municipal Teaching Network acting group; c) Identify which the teachers perceptions attributed to the time-activity, highlighting space/resource to the human and professional constitution of the Infantile Education in Florianopolis Municipal Teaching Network Infantile Education. The research steps were guided following the methodological proceedings: Survey the researches correlated to the time-activity in Infantile Education; Survey documents related to the state time-activity that the study?s city is inserted; Semi-structured interview taken in an Infantile Education institution in Florianópolis with an acting group according to the time-activity structured undertaken by the 021/2019 decree, it was composed of Infantile Education teacher and auxiliary teacher, totalizing three participants, including a supervisor. The analyzed data bring us back to comprehend that time-activity is shaping up like a time that is in a constant dispute and its management present itself related to the pragmatism resulted from the teacher?s work ambitions vertically established through a lot of tasks assigned to the teachers during the time-activity, putting in a second place the teacher pragmatism so necessary in that Infantile Education stage. Also point out that time-activity must be bound with the politicalpedagogical necessity pointed out by the category, and with the teacher?s constitution seeking in its human and professional aspects, reflecting in the pedagogical work power performed to/with the Infantile Education children, from the recognition of the specificities at this stage. In addition, the analyses point out that the working time in a single shift in Florianopolis Municipal Teaching Network is a possibility to recognize and qualify the time-activity for Education children professionals, in order to ensure more developed human processes for all individuals that make up the educational spaces and primarily to/with the children and their families.Aguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Anésia Maria Martins2021-01-14T18:11:14Z2021-01-14T18:11:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf370671https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219505porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:11:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219505Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:11:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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