A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Gama, Maria Elizabeth da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90079
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_fd4a516048de4b243f27872b2216bd57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90079
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank ReportLiteraturaLinguistica aplicadaEducação e EstadoEscolas publicasBrasilAnalise do discursoGlobalizaçãoNeoliberalismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteEste estudo parte do pressuposto que um discurso economicista vem colonizando várias ordens do discurso através de relacionamentos simbióticos que, quando ocorrem em uma rede de práticas sociais e discursivas, contribui para a legitimização e materialização de uma visão econômicoadministrativa da educação. Neste contexto social, o principal interesse deste estudo de natureza qualitativa é investigar como as práticas discursivas construídas sob ideologias neoliberais representam o ensino e os professores da escola pública no Brasil. Para tanto, este estudo examina o Executive Summary (ES) do Relatório de 2001 do Banco Mundial chamado Teachers Development and incentives: A strategic framework (WBR) à luz da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1992; 2004; Chouliaraki e Fairclough, 1999) e da lingüística sistêmica funcional (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004). Na perspective semântica, são empregadas como ferramentas analíticas a categorização de atores sociais de Van Leuween (1996) e a visão de condensação de Lemke (1995) para analisar as escolhas léxicas que os especialistas do Banco Mundial (BM) empregam quando se referem aos principais personagens sociais analisados neste estudo, a saber, os Professores, o Governo, o Sistema de Ensino e o BM. As principais descobertas indicam que estes atores sociais são mostrados ou revelados através de nominalizações condensadas (NC). Estas NCs, que potencialmente isentam o Governo e o BM de responsabilidade em casos de medidas administrativas não populares estão centradas na metáfora das mudanças que a educação brasileira deve sofrer para conformar-se aos padrões de qualidade internacionais e neoliberais. Quando analisada a partir da perspectiva sistêmico-funcional, os padrões de transitividade empregados no ES apontam para os Professores e o Sistema Educacional como o centro das mudanças propostas, o que explica suas altas freqüências como Goal e comoPhenomenon, e do Governo como Ator. Como esperado, os resultados indicam que os especialistas do BM são em sua maioria retratados como Sensers and Sayers, o que contrasta significativamente com a representação dos Professores. Destes, como o Fenômeno mais freqüente do BM, não se espera reflexão ou expressão de opiniões ou crenças sobre seu papel profissional nas escolas públicas brasileiras. O estudo conclui que o BM favorece a necessidade construída de que Professores e Sistema Educacional devam conformar-se a padrões de qualidade neoliberais voltados ao desempenho e associados a valores e habilidades orientadas pelo mercado visando a empregabilidade, sugerido como tópico de futuras pesquisas sobre o impacto na identidade e a formação de professores. This study takes for granted that economicist discourses have been colonizing several orders of discourses by means of a symbiotic relationship that, when occurring in a web of social and discursive practices, contributes to both legitimize and materialize an economic-managerial view of education. Within this problematic social context, the main interest of the present study, which is qualitative in character, is to investigate how discursive practices construed under neo-liberal ideologies represent Brazilian public school education and its teachers. In order to pursue this purpose, this study examines the Executive Summary (ES) of the 2001 World Bank Report entitled Teachers Development and incentives: A strategic framework (WBR) in the light of critical discourse analysis (Fairclough, 1992; 2004; Chouliaraki and Fairclough, 1999) and systemic functional linguistics (Halliday, 1994; Halliday and Matthiessen, 2004). Within a socio-semantic perspective, Van Leuween #s (1996) categorization for social actors and Lemke#s view of condensation are employed as analytical tools for scrutinizing the lexical choices World Bank (WB) experts employ to refer to the main social characters analysed in this study, namely, Teachers, the Government, the Educational System, and the WB. At this level, the principal findings obtained indicate that these social actors are either backgrounded or depicted by means of condensed nominalizations (CNs). These CNs, which have the potential to exempt the Government and the WB from the responsibility for unpopular managerial measures, are centred on the metaphor of the changes which Brazilian public school education must undergo to conform to international and neoliberal standards of quality. When analysed in a functional-systemic perspective, the transitivity patterns employed in the ES point to Teachers and the Educational System as the very core of the proposed changes, which explain their high frequencies as Goal and as Phenomenon of the Government as Actor. As expected, results indicate that WB experts are mostly depicted as Sensers and Sayers, which contrasts sharply with the representation of Teachers, who as the most frequent Phenomenon of the WB, are neither expected to reflect nor to express viewpoint and beliefs about their professional role in Brazilian public schools. The study concludes that the WB favours the construed necessity for teachers and the educational system to comply with performance-oriented patterns of quality associated with neo-liberal values and market-driven skills for employability. This last point is a topic for further research regarding its impact on teachers# identities and education.Florianópolis, SCMeurer, José LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaGama, Maria Elizabeth da Costa2012-10-23T05:57:00Z2012-10-23T05:57:00Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 201 f.| grafs., tabs.application/pdf246632http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90079engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:37:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90079Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:37:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
title A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
spellingShingle A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
Gama, Maria Elizabeth da Costa
Literatura
Linguistica aplicada
Educação e Estado
Escolas publicas
Brasil
Analise do discurso
Globalização
Neoliberalismo
title_short A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
title_full A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
title_fullStr A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
title_full_unstemmed A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
title_sort A discursive investigation of the representation of brazilian public school education in a World Bank Report
author Gama, Maria Elizabeth da Costa
author_facet Gama, Maria Elizabeth da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meurer, José Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Maria Elizabeth da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Linguistica aplicada
Educação e Estado
Escolas publicas
Brasil
Analise do discurso
Globalização
Neoliberalismo
topic Literatura
Linguistica aplicada
Educação e Estado
Escolas publicas
Brasil
Analise do discurso
Globalização
Neoliberalismo
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T05:57:00Z
2012-10-23T05:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 246632
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90079
identifier_str_mv 246632
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90079
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 201 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187774622597120