Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670 |
Resumo: | This research is part of the Educational Technology Management Online Network of Educational Technology Master's Program in Network UFSM and left reflecting on learning styles, as well as the idea of identifying which resources and activities are being used by teachers / tutors in the Virtual Learning Environment - Moodle. In addition to identify the difficulties they encounter in their work in Moodle, in order to inform knowledge about the Theory of Learning Styles. In this sense, behind theoretical elements on Learning Styles, beyond research with distance tutors who work in the course of UFSM Pedagogy / UAB to prepare the final product. In the data analysis it was observed that if the teacher / tutor diversify the presentation of educational content and materials, as well as realizing the difficulties between teacher / tutor is possible to achieve more significant results. A document with guidance on the learning styles for planning and developing courses in Moodle as a final product of this research has been prepared. It adopted the qualitative research and grounded nature on case study methodology. The relevance of this work is found in the path taken in this project, since every step there was the importance of clarifying and broadening our knowledge of the theory of Learning Styles. |
id |
UFSM-20_6d340afb959d950e2b02ba214e7eca7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/10670 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-05-092016-05-092015-11-24ALVES, Francielle. THEORY OF LEARNING STYLES FOR PLANNING AND DEVELOPMENT COURSES IN MOODLE. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670This research is part of the Educational Technology Management Online Network of Educational Technology Master's Program in Network UFSM and left reflecting on learning styles, as well as the idea of identifying which resources and activities are being used by teachers / tutors in the Virtual Learning Environment - Moodle. In addition to identify the difficulties they encounter in their work in Moodle, in order to inform knowledge about the Theory of Learning Styles. In this sense, behind theoretical elements on Learning Styles, beyond research with distance tutors who work in the course of UFSM Pedagogy / UAB to prepare the final product. In the data analysis it was observed that if the teacher / tutor diversify the presentation of educational content and materials, as well as realizing the difficulties between teacher / tutor is possible to achieve more significant results. A document with guidance on the learning styles for planning and developing courses in Moodle as a final product of this research has been prepared. It adopted the qualitative research and grounded nature on case study methodology. The relevance of this work is found in the path taken in this project, since every step there was the importance of clarifying and broadening our knowledge of the theory of Learning Styles.A presente pesquisa faz parte da linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM e partiu da reflexão sobre Estilos de Aprendizagem, bem como pela ideia de identificar quais os recursos e atividades estão sendo utilizados pelos professores/tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Além disso identificar as dificuldades que encontram no seu trabalho no MOODLE, tendo em vista informar os conhecimentos acerca da Teoria dos Estilos de Aprendizagem. Nesse sentido, trás elementos teóricos sobre os Estilos de Aprendizagem, além da pesquisa com os tutores a distância que atuam no curso de Pedagogia UFSM/UAB para elaboração do produto final. Na análise dos dados percebeu-se que se o professor/tutor diversificar a apresentação dos conteúdos e materiais didáticos, assim como perceber as dificuldades entre professor/tutor é possível alcançar resultados mais significativos. Como produto final dessa pesquisa foi elaborado um documento com orientações sobre os estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no MOODLE. Adotou-se a pesquisa de cunho qualitativa e embasada na metodologia de estudo de caso. A relevância desse trabalho é encontrada no caminho percorrido nesse projeto, visto que a cada passo dado observou-se a importância do esclarecimento e ampliação do conhecimento sobre a teoria dos Estilos de Aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoAtividadesRecursosAmbiente virtual de aprendizagemEstilos de aprendizagemActivitiesResourcesVirtual learning enviromentLearning stylesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no MoodleTheory of learning styles for planning and development courses in Moodleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDal-Forno, Josiane PozzattiMallmann, Elena Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6Duek, Viviane Preichardthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230978Z6Castro, Sabrina Fernandes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762391T3http://lattes.cnpq.br/8784568233556929Alves, Francielle700800000006400300300500300300eca3bbca-bc5a-40a5-9f8a-3bfee560230e170c5ea2-4edd-404d-ac57-405a4bb93b7635672cb2-e4bd-494e-bd47-44c0e824e0e8b2e33135-8f8d-4201-bc44-1e6d4541d13e07ea0d7c-dc5a-49cc-9bf5-f23e7494abd4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALALVES, FRANCIELLE.pdfapplication/pdf1832005http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/1/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf23ca21239dd410d86813fc7290df4c35MD51TEXTALVES, FRANCIELLE.pdf.txtALVES, FRANCIELLE.pdf.txtExtracted texttext/plain189204http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/2/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.txta298f43ea24d58a53c9043d5e1d34367MD52THUMBNAILALVES, FRANCIELLE.pdf.jpgALVES, FRANCIELLE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4886http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/3/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.jpgc72cd4fde1ecde9e495484702b0b92e5MD531/106702017-07-27 11:52:58.002oai:repositorio.ufsm.br:1/10670Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132017-07-27T14:52:58Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Theory of learning styles for planning and development courses in Moodle |
title |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
spellingShingle |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle Alves, Francielle Atividades Recursos Ambiente virtual de aprendizagem Estilos de aprendizagem Activities Resources Virtual learning enviroment Learning styles CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
title_full |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
title_fullStr |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
title_full_unstemmed |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
title_sort |
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle |
author |
Alves, Francielle |
author_facet |
Alves, Francielle |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dal-Forno, Josiane Pozzatti |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Mallmann, Elena Maria |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duek, Viviane Preichardt |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230978Z6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Castro, Sabrina Fernandes de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762391T3 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8784568233556929 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francielle |
contributor_str_mv |
Dal-Forno, Josiane Pozzatti Mallmann, Elena Maria Duek, Viviane Preichardt Castro, Sabrina Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades Recursos Ambiente virtual de aprendizagem Estilos de aprendizagem |
topic |
Atividades Recursos Ambiente virtual de aprendizagem Estilos de aprendizagem Activities Resources Virtual learning enviroment Learning styles CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Activities Resources Virtual learning enviroment Learning styles |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research is part of the Educational Technology Management Online Network of Educational Technology Master's Program in Network UFSM and left reflecting on learning styles, as well as the idea of identifying which resources and activities are being used by teachers / tutors in the Virtual Learning Environment - Moodle. In addition to identify the difficulties they encounter in their work in Moodle, in order to inform knowledge about the Theory of Learning Styles. In this sense, behind theoretical elements on Learning Styles, beyond research with distance tutors who work in the course of UFSM Pedagogy / UAB to prepare the final product. In the data analysis it was observed that if the teacher / tutor diversify the presentation of educational content and materials, as well as realizing the difficulties between teacher / tutor is possible to achieve more significant results. A document with guidance on the learning styles for planning and developing courses in Moodle as a final product of this research has been prepared. It adopted the qualitative research and grounded nature on case study methodology. The relevance of this work is found in the path taken in this project, since every step there was the importance of clarifying and broadening our knowledge of the theory of Learning Styles. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Francielle. THEORY OF LEARNING STYLES FOR PLANNING AND DEVELOPMENT COURSES IN MOODLE. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670 |
identifier_str_mv |
ALVES, Francielle. THEORY OF LEARNING STYLES FOR PLANNING AND DEVELOPMENT COURSES IN MOODLE. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, 2015. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 500 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
eca3bbca-bc5a-40a5-9f8a-3bfee560230e 170c5ea2-4edd-404d-ac57-405a4bb93b76 35672cb2-e4bd-494e-bd47-44c0e824e0e8 b2e33135-8f8d-4201-bc44-1e6d4541d13e 07ea0d7c-dc5a-49cc-9bf5-f23e7494abd4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/1/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/2/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/3/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23ca21239dd410d86813fc7290df4c35 a298f43ea24d58a53c9043d5e1d34367 c72cd4fde1ecde9e495484702b0b92e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801223963937865728 |