Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Alves, Francielle lattes
Orientador(a): Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Banca de defesa: Duek, Viviane Preichardt lattes, Castro, Sabrina Fernandes de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670
Resumo: This research is part of the Educational Technology Management Online Network of Educational Technology Master's Program in Network UFSM and left reflecting on learning styles, as well as the idea of identifying which resources and activities are being used by teachers / tutors in the Virtual Learning Environment - Moodle. In addition to identify the difficulties they encounter in their work in Moodle, in order to inform knowledge about the Theory of Learning Styles. In this sense, behind theoretical elements on Learning Styles, beyond research with distance tutors who work in the course of UFSM Pedagogy / UAB to prepare the final product. In the data analysis it was observed that if the teacher / tutor diversify the presentation of educational content and materials, as well as realizing the difficulties between teacher / tutor is possible to achieve more significant results. A document with guidance on the learning styles for planning and developing courses in Moodle as a final product of this research has been prepared. It adopted the qualitative research and grounded nature on case study methodology. The relevance of this work is found in the path taken in this project, since every step there was the importance of clarifying and broadening our knowledge of the theory of Learning Styles.
id UFSM-20_6d340afb959d950e2b02ba214e7eca7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10670
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling 2016-05-092016-05-092015-11-24ALVES, Francielle. THEORY OF LEARNING STYLES FOR PLANNING AND DEVELOPMENT COURSES IN MOODLE. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670This research is part of the Educational Technology Management Online Network of Educational Technology Master's Program in Network UFSM and left reflecting on learning styles, as well as the idea of identifying which resources and activities are being used by teachers / tutors in the Virtual Learning Environment - Moodle. In addition to identify the difficulties they encounter in their work in Moodle, in order to inform knowledge about the Theory of Learning Styles. In this sense, behind theoretical elements on Learning Styles, beyond research with distance tutors who work in the course of UFSM Pedagogy / UAB to prepare the final product. In the data analysis it was observed that if the teacher / tutor diversify the presentation of educational content and materials, as well as realizing the difficulties between teacher / tutor is possible to achieve more significant results. A document with guidance on the learning styles for planning and developing courses in Moodle as a final product of this research has been prepared. It adopted the qualitative research and grounded nature on case study methodology. The relevance of this work is found in the path taken in this project, since every step there was the importance of clarifying and broadening our knowledge of the theory of Learning Styles.A presente pesquisa faz parte da linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM e partiu da reflexão sobre Estilos de Aprendizagem, bem como pela ideia de identificar quais os recursos e atividades estão sendo utilizados pelos professores/tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Além disso identificar as dificuldades que encontram no seu trabalho no MOODLE, tendo em vista informar os conhecimentos acerca da Teoria dos Estilos de Aprendizagem. Nesse sentido, trás elementos teóricos sobre os Estilos de Aprendizagem, além da pesquisa com os tutores a distância que atuam no curso de Pedagogia UFSM/UAB para elaboração do produto final. Na análise dos dados percebeu-se que se o professor/tutor diversificar a apresentação dos conteúdos e materiais didáticos, assim como perceber as dificuldades entre professor/tutor é possível alcançar resultados mais significativos. Como produto final dessa pesquisa foi elaborado um documento com orientações sobre os estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no MOODLE. Adotou-se a pesquisa de cunho qualitativa e embasada na metodologia de estudo de caso. A relevância desse trabalho é encontrada no caminho percorrido nesse projeto, visto que a cada passo dado observou-se a importância do esclarecimento e ampliação do conhecimento sobre a teoria dos Estilos de Aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoAtividadesRecursosAmbiente virtual de aprendizagemEstilos de aprendizagemActivitiesResourcesVirtual learning enviromentLearning stylesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no MoodleTheory of learning styles for planning and development courses in Moodleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDal-Forno, Josiane PozzattiMallmann, Elena Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6Duek, Viviane Preichardthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230978Z6Castro, Sabrina Fernandes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762391T3http://lattes.cnpq.br/8784568233556929Alves, Francielle700800000006400300300500300300eca3bbca-bc5a-40a5-9f8a-3bfee560230e170c5ea2-4edd-404d-ac57-405a4bb93b7635672cb2-e4bd-494e-bd47-44c0e824e0e8b2e33135-8f8d-4201-bc44-1e6d4541d13e07ea0d7c-dc5a-49cc-9bf5-f23e7494abd4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALALVES, FRANCIELLE.pdfapplication/pdf1832005http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/1/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf23ca21239dd410d86813fc7290df4c35MD51TEXTALVES, FRANCIELLE.pdf.txtALVES, FRANCIELLE.pdf.txtExtracted texttext/plain189204http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/2/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.txta298f43ea24d58a53c9043d5e1d34367MD52THUMBNAILALVES, FRANCIELLE.pdf.jpgALVES, FRANCIELLE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4886http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/3/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.jpgc72cd4fde1ecde9e495484702b0b92e5MD531/106702017-07-27 11:52:58.002oai:repositorio.ufsm.br:1/10670Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132017-07-27T14:52:58Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Theory of learning styles for planning and development courses in Moodle
title Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
spellingShingle Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
Alves, Francielle
Atividades
Recursos
Ambiente virtual de aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Activities
Resources
Virtual learning enviroment
Learning styles
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
title_full Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
title_fullStr Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
title_full_unstemmed Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
title_sort Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
author Alves, Francielle
author_facet Alves, Francielle
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal-Forno, Josiane Pozzatti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Duek, Viviane Preichardt
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230978Z6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Castro, Sabrina Fernandes de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762391T3
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8784568233556929
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francielle
contributor_str_mv Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Mallmann, Elena Maria
Duek, Viviane Preichardt
Castro, Sabrina Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades
Recursos
Ambiente virtual de aprendizagem
Estilos de aprendizagem
topic Atividades
Recursos
Ambiente virtual de aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Activities
Resources
Virtual learning enviroment
Learning styles
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Activities
Resources
Virtual learning enviroment
Learning styles
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research is part of the Educational Technology Management Online Network of Educational Technology Master's Program in Network UFSM and left reflecting on learning styles, as well as the idea of identifying which resources and activities are being used by teachers / tutors in the Virtual Learning Environment - Moodle. In addition to identify the difficulties they encounter in their work in Moodle, in order to inform knowledge about the Theory of Learning Styles. In this sense, behind theoretical elements on Learning Styles, beyond research with distance tutors who work in the course of UFSM Pedagogy / UAB to prepare the final product. In the data analysis it was observed that if the teacher / tutor diversify the presentation of educational content and materials, as well as realizing the difficulties between teacher / tutor is possible to achieve more significant results. A document with guidance on the learning styles for planning and developing courses in Moodle as a final product of this research has been prepared. It adopted the qualitative research and grounded nature on case study methodology. The relevance of this work is found in the path taken in this project, since every step there was the importance of clarifying and broadening our knowledge of the theory of Learning Styles.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Francielle. THEORY OF LEARNING STYLES FOR PLANNING AND DEVELOPMENT COURSES IN MOODLE. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670
identifier_str_mv ALVES, Francielle. THEORY OF LEARNING STYLES FOR PLANNING AND DEVELOPMENT COURSES IN MOODLE. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
500
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv eca3bbca-bc5a-40a5-9f8a-3bfee560230e
170c5ea2-4edd-404d-ac57-405a4bb93b76
35672cb2-e4bd-494e-bd47-44c0e824e0e8
b2e33135-8f8d-4201-bc44-1e6d4541d13e
07ea0d7c-dc5a-49cc-9bf5-f23e7494abd4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/1/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/2/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10670/3/ALVES%2c%20FRANCIELLE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23ca21239dd410d86813fc7290df4c35
a298f43ea24d58a53c9043d5e1d34367
c72cd4fde1ecde9e495484702b0b92e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801223963937865728