Proposta de diagnóstico da inovação e competitividade no setor de serviços

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Dalla Nora, Lissandro Dorneles lattes
Orientador(a): Siluk, Julio Cezar Mairesse lattes
Banca de defesa: Simoneto, Eugênio de Oliveira lattes, Ruppenthal, Janis Elisa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Engenharia de Produção
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8195
Resumo: Given the context of a growing stake in the Brazilian economy's service sector, contributing to increased competitiveness, innovation in services is an issue that demands to be studied in greater depth and understanding. On the way to work together to advance the number of searches is that this work was proposed to develop a proposal for diagnosis of innovation and competitiveness in the service sector. To meet this objective the research developed in the literature review in a comprehensive, covering the terms of service, innovation and competitiveness, with an integrated knowledge base of the proposal. The research strategy adopted was to action research, a qualitative analysis for the study of the unit under investigation. The proposed diagnosis developed seeks to direct the model presented by the Center for Innovation and competitiveness in the sector under study, and development geared to the five factors: Production, Technology, Human Resources, Finance and Marketing. After having constructed the model and its application demonstrated dynamically, its validity, presenting as a diagnostic tool productive and practical to support consultants and managers in evaluating global companies, allowing also analyze the performance of the company in developing a competitive positioning considering all the dimensions given in the diagnosis. This work eventually helped to fill the gap identified by articulating a set of reports related to services in the development of the proposed diagnosis.
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spelling 2012-02-242012-02-242011-06-27NORA, Lissandro Dorneles Dalla. PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO SETOR DE SERVIÇOS. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8195Given the context of a growing stake in the Brazilian economy's service sector, contributing to increased competitiveness, innovation in services is an issue that demands to be studied in greater depth and understanding. On the way to work together to advance the number of searches is that this work was proposed to develop a proposal for diagnosis of innovation and competitiveness in the service sector. To meet this objective the research developed in the literature review in a comprehensive, covering the terms of service, innovation and competitiveness, with an integrated knowledge base of the proposal. The research strategy adopted was to action research, a qualitative analysis for the study of the unit under investigation. The proposed diagnosis developed seeks to direct the model presented by the Center for Innovation and competitiveness in the sector under study, and development geared to the five factors: Production, Technology, Human Resources, Finance and Marketing. After having constructed the model and its application demonstrated dynamically, its validity, presenting as a diagnostic tool productive and practical to support consultants and managers in evaluating global companies, allowing also analyze the performance of the company in developing a competitive positioning considering all the dimensions given in the diagnosis. This work eventually helped to fill the gap identified by articulating a set of reports related to services in the development of the proposed diagnosis.Dado o cenário de crescimento da participação na economia Brasileira do setor de serviço, contribuindo para uma maior competitividade, a inovação em serviços é um tema que demanda ser estudado com maior compreensão e aprofundamento. No caminho de colaborar para o avanço do número de pesquisas é que foi proposto este trabalho para o desenvolvimento de uma proposta de diagnóstico da inovação e competitividade para o setor de serviços. Para atender esse objetivo a pesquisa desenvolveu a revisão da literatura de maneira abrangente, cobrindo os termos serviço, inovação e competitividade, apresentando uma base de conhecimento integrado a proposta. A estratégia de pesquisa adotada foi à pesquisa-ação, para uma análise qualitativa do estudo da unidade em investigação. A proposta de diagnóstico desenvolvida buscou direcionar o modelo apresentado pelo Núcleo de Inovação e competitividade, ao âmbito do setor em estudo, sendo seu desenvolvimento orientado aos cinco fatores: Produção, Tecnologia, Recursos Humanos, Finanças e Marketing. Depois de construído o modelo, sua aplicação demonstrou de forma dinâmica, a sua validade, apresentando-se como um instrumento de diagnóstico produtivo e prático no sentido de apoiar consultores e gestores na avaliação global de empresas, permitindo também analisar a atuação da empresa no desenvolvimento de formas competitivas de posicionamento considerando todas as dimensões atribuídas no diagnóstico. Este trabalho, por fim, colaborou para preencher a lacuna identificada ao articular um conjunto de literatura direcionada aos serviços no desenvolvimento da proposta de diagnóstico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFSMBREngenharia de ProduçãoInovação organizacionalCompetitividade empresarialDiagnóstico organizacionalSetor serviçosOrganizational innovationBusiness competitivenessOrganizational diagnosisServices sectorCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOProposta de diagnóstico da inovação e competitividade no setor de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSiluk, Julio Cezar Mairessehttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752Simoneto, Eugênio de OliveiraRuppenthal, Janis Elisahttp://lattes.cnpq.br/7074971060238600http://lattes.cnpq.br/3382262598458324Dalla Nora, Lissandro Dorneles300800000005400300300500300459ed50f-f433-4c93-a8c8-5a7d43df4239c85df5ef-d867-4a13-b506-a612797b44c2a132169d-145a-41c8-9693-b32dfe92fbda65ffd02f-673b-4571-ae6d-f74866b4a0b8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALDALLA NORA, LISSANDRO DORNELES.pdfapplication/pdf1258619http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8195/1/DALLA%20NORA%2c%20LISSANDRO%20DORNELES.pdf6767f6f9ab21672cde121eca5410f229MD51TEXTDALLA NORA, LISSANDRO DORNELES.pdf.txtDALLA NORA, LISSANDRO DORNELES.pdf.txtExtracted texttext/plain182709http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8195/2/DALLA%20NORA%2c%20LISSANDRO%20DORNELES.pdf.txta4caf9d93e07be22f8e7a6f9f73fbdabMD52THUMBNAILDALLA NORA, LISSANDRO DORNELES.pdf.jpgDALLA NORA, LISSANDRO DORNELES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4640http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8195/3/DALLA%20NORA%2c%20LISSANDRO%20DORNELES.pdf.jpg945606fd33acd22c8d466a0fa0ffa516MD531/81952022-01-05 11:01:19.89oai:repositorio.ufsm.br:1/8195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-05T14:01:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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