Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]
Orientador(a): Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8468009
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59687
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é verificar o que acontece quando uma história em quadrinhos migra do meio digital para o impresso. Pretende-se também compreender como o leitor forma os sentidos do texto, que mudanças o autor precisa fazer para adequar a obra no processo de migração de suporte, analisar de forma comparativa uma história em quadrinhos em ambos os suportes e evidenciar a importância para a linguagem das histórias em quadrinhos. Para fazer este estudo, o corpus escolhido foi a obra “Bear”, da autora brasileira Bianca Pinheiro, que nasceu como “BEAR, webcomic por Bianca Pinheiro” em 2012 e que migrou de suporte para os livros impressos “Bear”, volumes 1, 2 e 3. O recorte utilizado será o Prólogo e o Capítulo 1 da webcomic e o Volume 1, lançado em livro. O estudo traz como fundamentação teórica as definições de suporte de Debray (1993), Marcuschi (2003, 2018), Maingueneau (2013), Bonini (2011) e Távora (2008, 2012). Para as definições de webcomics e quadrinhos digitais, serão usados como aporte teórico os estudos de Cirne (1972), Franco (2007, 2008, 2013), Mendo (2008), Ramos (2009), Santos (2010), Veronezi (2010), Eisner (2010), Luna (2013), Cagnin (2014), Groensten (2015) e Barbieri (2017). Para analisar o processo de migração da webcomic para o impresso, serão feitas comparações entre quadros e páginas correspondentes nos dois diferentes suportes. Buscamos compreender como o leitor forma o sentido da narrativa por meios de pistas no texto usando as teorias da Linguística Textual de Koch (2008, 2016, 2017), Marcuschi (2003, 2018), Cavalcanti (2012) e Koch e Elias (2016). A hipótese é a de, que ao migrar de suporte, uma história em quadrinhos apresenta pistas diferentes para que o leitor forme os sentidos do texto. Sem capacidade tecnológica para interação em massa ou animação, o papel requer manipulação no texto original.
id UFSP_10382c8b989e165f288280c6f5fa7e11
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59687
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]2021-01-19T16:35:12Z2021-01-19T16:35:12Z2019-10-23https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8468009https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59687KLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdfO objetivo da presente pesquisa é verificar o que acontece quando uma história em quadrinhos migra do meio digital para o impresso. Pretende-se também compreender como o leitor forma os sentidos do texto, que mudanças o autor precisa fazer para adequar a obra no processo de migração de suporte, analisar de forma comparativa uma história em quadrinhos em ambos os suportes e evidenciar a importância para a linguagem das histórias em quadrinhos. Para fazer este estudo, o corpus escolhido foi a obra “Bear”, da autora brasileira Bianca Pinheiro, que nasceu como “BEAR, webcomic por Bianca Pinheiro” em 2012 e que migrou de suporte para os livros impressos “Bear”, volumes 1, 2 e 3. O recorte utilizado será o Prólogo e o Capítulo 1 da webcomic e o Volume 1, lançado em livro. O estudo traz como fundamentação teórica as definições de suporte de Debray (1993), Marcuschi (2003, 2018), Maingueneau (2013), Bonini (2011) e Távora (2008, 2012). Para as definições de webcomics e quadrinhos digitais, serão usados como aporte teórico os estudos de Cirne (1972), Franco (2007, 2008, 2013), Mendo (2008), Ramos (2009), Santos (2010), Veronezi (2010), Eisner (2010), Luna (2013), Cagnin (2014), Groensten (2015) e Barbieri (2017). Para analisar o processo de migração da webcomic para o impresso, serão feitas comparações entre quadros e páginas correspondentes nos dois diferentes suportes. Buscamos compreender como o leitor forma o sentido da narrativa por meios de pistas no texto usando as teorias da Linguística Textual de Koch (2008, 2016, 2017), Marcuschi (2003, 2018), Cavalcanti (2012) e Koch e Elias (2016). A hipótese é a de, que ao migrar de suporte, uma história em quadrinhos apresenta pistas diferentes para que o leitor forme os sentidos do texto. Sem capacidade tecnológica para interação em massa ou animação, o papel requer manipulação no texto original.The objective of the present research is to verify what happens when a comic book migrates from the digital support to the print version. Just as we intend to understand how the reader forms the meanings of the text, what changes the author needs to make to fit the work in the support migration process, comparative analysis of a comic in both supports and evidence the importance for the language of the comics. To do this study, the corpus chosen was the comic “Bear”, by Brazilian author Bianca Pinheiro, who originaly created as "BEAR, webcomic por Bianca Pinheiro" in 2012 and migrated support for the print books “Bear”, Volumes 1, 2 and 3. The clipping will be the Prologue and Chapter 1 of webcomic and Volume 1, released in book. The papers presents as theoretical basis the definitions of support of Debray (1993), Marcuschi (2003, 2018), Maingueneau (2013), Bonini (2011) and Távora (2008, 2012). For the definition of webcomics and digital comics, it will be used as theoretical studies by Cirne (1972), Franco (2007, 2008, 2013), Mendo (2008), Ramos (2009), Santos (2010), Veronezi (2010). Eisner (2010), Luna (2013), Cagnin (2014), Groensten (2015) and Barbieri (2017). To analyze or process the webcomic process for printing, comparisons will be made between frames and corresponding pages in two different sports. We seek to understand how the reader forms or the meaning of the narrative by means of tracing in the text using as theories of the Textual Linguistics of Koch (2008, 2016, 2017), Marcuschi (2003, 2018), Cavalcanti (2012) and Koch and Elias (2016). ). One hypothesis is that when migrating from support, a comic book presents different tracks to the reader so that the senses of the text. With no technological capability for mass interaction or animation, paper requires manipulation in the original text.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)270 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SuporteTexto MultimodalHistórias Em QuadrinhosSentidoBearWebcomicSupportMultimodal TextComicsFormation Of MeaningBearBear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasEstudos LinguísticosLinguagem Em Novos ContextosORIGINALKLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdfapplication/pdf21636224${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59687/1/KLAUS%20WAGNER%20SAGLAUSKAS%20GAMBARINI.pdf67ca058348a06564794c5ccbe39675f7MD51open accessTEXTKLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdf.txtKLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdf.txtExtracted texttext/plain366560${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59687/2/KLAUS%20WAGNER%20SAGLAUSKAS%20GAMBARINI.pdf.txt46f4bc23a1e2bbe30fa240fda4a3b82aMD52open accessTHUMBNAILKLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdf.jpgKLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3652${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59687/4/KLAUS%20WAGNER%20SAGLAUSKAS%20GAMBARINI.pdf.jpgd054f042d0ba11ad4f3cfc873cab3285MD54open access11600/596872023-05-15 09:38:09.481open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59687Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:38:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
title Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
spellingShingle Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]
Suporte
Texto Multimodal
Histórias Em Quadrinhos
Sentido
Bear
Webcomic
Support
Multimodal Text
Comics
Formation Of Meaning
Bear
title_short Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
title_full Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
title_fullStr Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
title_full_unstemmed Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
title_sort Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel
author Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]
author_facet Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]
contributor_str_mv Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte
Texto Multimodal
Histórias Em Quadrinhos
Sentido
Bear
topic Suporte
Texto Multimodal
Histórias Em Quadrinhos
Sentido
Bear
Webcomic
Support
Multimodal Text
Comics
Formation Of Meaning
Bear
dc.subject.eng.fl_str_mv Webcomic
Support
Multimodal Text
Comics
Formation Of Meaning
Bear
description O objetivo da presente pesquisa é verificar o que acontece quando uma história em quadrinhos migra do meio digital para o impresso. Pretende-se também compreender como o leitor forma os sentidos do texto, que mudanças o autor precisa fazer para adequar a obra no processo de migração de suporte, analisar de forma comparativa uma história em quadrinhos em ambos os suportes e evidenciar a importância para a linguagem das histórias em quadrinhos. Para fazer este estudo, o corpus escolhido foi a obra “Bear”, da autora brasileira Bianca Pinheiro, que nasceu como “BEAR, webcomic por Bianca Pinheiro” em 2012 e que migrou de suporte para os livros impressos “Bear”, volumes 1, 2 e 3. O recorte utilizado será o Prólogo e o Capítulo 1 da webcomic e o Volume 1, lançado em livro. O estudo traz como fundamentação teórica as definições de suporte de Debray (1993), Marcuschi (2003, 2018), Maingueneau (2013), Bonini (2011) e Távora (2008, 2012). Para as definições de webcomics e quadrinhos digitais, serão usados como aporte teórico os estudos de Cirne (1972), Franco (2007, 2008, 2013), Mendo (2008), Ramos (2009), Santos (2010), Veronezi (2010), Eisner (2010), Luna (2013), Cagnin (2014), Groensten (2015) e Barbieri (2017). Para analisar o processo de migração da webcomic para o impresso, serão feitas comparações entre quadros e páginas correspondentes nos dois diferentes suportes. Buscamos compreender como o leitor forma o sentido da narrativa por meios de pistas no texto usando as teorias da Linguística Textual de Koch (2008, 2016, 2017), Marcuschi (2003, 2018), Cavalcanti (2012) e Koch e Elias (2016). A hipótese é a de, que ao migrar de suporte, uma história em quadrinhos apresenta pistas diferentes para que o leitor forme os sentidos do texto. Sem capacidade tecnológica para interação em massa ou animação, o papel requer manipulação no texto original.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:35:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:35:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8468009
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59687
dc.identifier.file.none.fl_str_mv KLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8468009
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59687
identifier_str_mv KLAUS WAGNER SAGLAUSKAS GAMBARINI.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59687/1/KLAUS%20WAGNER%20SAGLAUSKAS%20GAMBARINI.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59687/2/KLAUS%20WAGNER%20SAGLAUSKAS%20GAMBARINI.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59687/4/KLAUS%20WAGNER%20SAGLAUSKAS%20GAMBARINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 67ca058348a06564794c5ccbe39675f7
46f4bc23a1e2bbe30fa240fda4a3b82a
d054f042d0ba11ad4f3cfc873cab3285
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764419345678336