Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Peters, Mariana Augusta Camasmie [UNIFESP]
Orientador(a): Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6314852
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53018
Resumo: Objetivo: Verificar o efeito do treinamento auditivo nas habilidades de localização sonora, fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal de crianças com Transtorno Fonológico e com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e compará-lo ao efeito da terapia de fala e linguagem isolada. Métodos: Foram selecionados 6 indivíduos, entre 5 e 7 anos de idade no início do estudo, sendo 2 meninas e 4 meninos e 3 com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e outros 3 com Transtorno Fonológico. Os indivíduos foram submetidos a testes comportamentais de processamento auditivo e, inicialmente, a um período de 10 sessões de intervenção individual somente com a terapia fonoaudiológica para os transtornos de desenvolvimento da fala e da linguagem e, posteriormente, cada indivíduo foi submetido a uma intervenção com a terapia de fala e linguagem combinada com o treinamento auditivo por um novo período de 10 sessões. Entre as intervenções diferenciadas foram realizadas novas avaliações com os mesmos testes comportamentais da avaliação inicial. Resultados: Após a terapia combinada, ocorreu evolução com ganho das habilidades auditivas de fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal, sendo que todos os indivíduos apresentaram evolução com ganho na habilidade de fechamento auditivo. A única habilidade auditiva avaliada que não apresentou evolução com ganho após a terapia combinada foi a localização sonora, uma vez que o efeito-teto foi atingido por cada um dos indivíduos na primeira avaliação. Conclusão: A terapia de fala e linguagem combinada ao treinamento auditivo possibilita melhora do processamento temporal e da atenção seletiva, com melhor evolução desta última na habilidade de fechamento auditivo.
id UFSP_17770f4a043daeb7023f14bbb2a1db1e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/53018
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Peters, Mariana Augusta Camasmie [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/1615687735369003http://lattes.cnpq.br/0546134611213515Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]São Paulo2020-03-25T12:10:51Z2020-03-25T12:10:51Z2018-02-22https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6314852https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/530182018-0963.pdfObjetivo: Verificar o efeito do treinamento auditivo nas habilidades de localização sonora, fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal de crianças com Transtorno Fonológico e com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e compará-lo ao efeito da terapia de fala e linguagem isolada. Métodos: Foram selecionados 6 indivíduos, entre 5 e 7 anos de idade no início do estudo, sendo 2 meninas e 4 meninos e 3 com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e outros 3 com Transtorno Fonológico. Os indivíduos foram submetidos a testes comportamentais de processamento auditivo e, inicialmente, a um período de 10 sessões de intervenção individual somente com a terapia fonoaudiológica para os transtornos de desenvolvimento da fala e da linguagem e, posteriormente, cada indivíduo foi submetido a uma intervenção com a terapia de fala e linguagem combinada com o treinamento auditivo por um novo período de 10 sessões. Entre as intervenções diferenciadas foram realizadas novas avaliações com os mesmos testes comportamentais da avaliação inicial. Resultados: Após a terapia combinada, ocorreu evolução com ganho das habilidades auditivas de fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal, sendo que todos os indivíduos apresentaram evolução com ganho na habilidade de fechamento auditivo. A única habilidade auditiva avaliada que não apresentou evolução com ganho após a terapia combinada foi a localização sonora, uma vez que o efeito-teto foi atingido por cada um dos indivíduos na primeira avaliação. Conclusão: A terapia de fala e linguagem combinada ao treinamento auditivo possibilita melhora do processamento temporal e da atenção seletiva, com melhor evolução desta última na habilidade de fechamento auditivo.Objective: To verify the effect of auditory training on the abilities of sound localization, auditory closure, figure-background, temporal ordering and temporal resolution of children with Phonological Disorder and Developmental Language Disorder and compare it to the effect of isolated language therapy. Methods: Six subjects, aged 5 to 7 years old at the beginning of the study, were selected: 2 girls and 4 boys; 3 with diagnosis of Developmental Language Disorder and 3 with Phonological Disorder. The subjects were submitted to behavioral auditory processing tests and, initially, to a 10 sessions individual intervention period only with speech therapy for developmental speech and language disorders, then, each subject was submitted to an intervention with conventional speech therapy combined with auditory training for a further 10 sessions period. Among the differentiated interventions, new evaluations were carried out with the same behavioral tests used in the initial evaluation. Results: After the combined therapy, there was an improvement in the hearing abilities of auditory closure, figure-background, temporal ordering and temporal resolution and all individuals presented evolution with gain in their auditory closure ability. The only auditory ability evaluated that did not show improvement with gain after the combined therapy was the sound localization. Conclusion: Conventional speech therapy combined with auditory training improves temporal processing and selective attention, with a better evolution in the auditory closure ability.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)118 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CriançaDistúrbios da fala/terapiaTranstornos do desenvolvimento da linguagemPercepção auditiva/terapiaCriançaEfeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagemEffect of auditory training on the auditory abilities of children with developmental language and speech disorderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaDistúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Ciências da SaúdeDiagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da AudiçãoORIGINALMariana Augusta Camasmie Peters PDFA.pdfMariana Augusta Camasmie Peters PDFA.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf5998178${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53018/2/Mariana%20Augusta%20Camasmie%20Peters%20PDFA.pdf7f488e73defc9225e6c98193f6a32248MD52open access11600/530182023-06-26 12:20:11.077open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/53018Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-26T15:20:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Effect of auditory training on the auditory abilities of children with developmental language and speech disorder
title Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
spellingShingle Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
Peters, Mariana Augusta Camasmie [UNIFESP]
Criança
Distúrbios da fala/terapia
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Percepção auditiva/terapia
Criança
title_short Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
title_full Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
title_fullStr Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
title_full_unstemmed Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
title_sort Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem
author Peters, Mariana Augusta Camasmie [UNIFESP]
author_facet Peters, Mariana Augusta Camasmie [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1615687735369003
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0546134611213515
dc.contributor.author.fl_str_mv Peters, Mariana Augusta Camasmie [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
contributor_str_mv Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Distúrbios da fala/terapia
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Percepção auditiva/terapia
Criança
topic Criança
Distúrbios da fala/terapia
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Percepção auditiva/terapia
Criança
description Objetivo: Verificar o efeito do treinamento auditivo nas habilidades de localização sonora, fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal de crianças com Transtorno Fonológico e com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e compará-lo ao efeito da terapia de fala e linguagem isolada. Métodos: Foram selecionados 6 indivíduos, entre 5 e 7 anos de idade no início do estudo, sendo 2 meninas e 4 meninos e 3 com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e outros 3 com Transtorno Fonológico. Os indivíduos foram submetidos a testes comportamentais de processamento auditivo e, inicialmente, a um período de 10 sessões de intervenção individual somente com a terapia fonoaudiológica para os transtornos de desenvolvimento da fala e da linguagem e, posteriormente, cada indivíduo foi submetido a uma intervenção com a terapia de fala e linguagem combinada com o treinamento auditivo por um novo período de 10 sessões. Entre as intervenções diferenciadas foram realizadas novas avaliações com os mesmos testes comportamentais da avaliação inicial. Resultados: Após a terapia combinada, ocorreu evolução com ganho das habilidades auditivas de fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal, sendo que todos os indivíduos apresentaram evolução com ganho na habilidade de fechamento auditivo. A única habilidade auditiva avaliada que não apresentou evolução com ganho após a terapia combinada foi a localização sonora, uma vez que o efeito-teto foi atingido por cada um dos indivíduos na primeira avaliação. Conclusão: A terapia de fala e linguagem combinada ao treinamento auditivo possibilita melhora do processamento temporal e da atenção seletiva, com melhor evolução desta última na habilidade de fechamento auditivo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6314852
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53018
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0963.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6314852
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53018
identifier_str_mv 2018-0963.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53018/2/Mariana%20Augusta%20Camasmie%20Peters%20PDFA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f488e73defc9225e6c98193f6a32248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764468641333248