Modelos de capacitação instrucional docente para aplicação de Programa de Resposta à Intervenção (RTI) em leitura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Aquino, Danielle Dutenhefner de [UNIFESP]
Orientador(a): Avila, Clara Regina Brandao de [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
RTI
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7207271
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59726
Resumo: Objetivo: Investigar o efeito de três diferentes condições de capacitação instrucional docente para a aplicação de um programa de RTI destinado a estimular, em primeira camada, habilidades subjacentes à competência leitora. Método: Participaram 156 crianças matriculadas no 10 ano e 79 no 20 ano do Ensino Fundamental I e 10 professores, de uma única escola pública do município de São Paulo. Os participantes foram distribuídos em três grupos segundo a condição de capacitação: I. Sem Tutoria: reuniões teórico-explicativas sobre o Manual de Aplicação e discussões sobre atividades; II. Com Tutoria: reuniões similares ao grupo I com acréscimo de tutoria em duas sessões de intervenção; III. Observação: os professores participaram das reuniões teórico-explicativas e observaram a atuação das sessões aplicadas pela pesquisadora, profissional experiente no uso do Programa de RTI. Foram realizadas 10 sessões de intervenção coletiva (duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada) com cada grupo. O controle da melhora do desempenho dos escolares foi realizado por meio da análise do desempenho em conhecimento do alfabeto, memória fonológica de curto prazo e taxa e acurácia de leitura, avaliados em dois momentos: um pré e outro pós período de intervenção. Em seguida, buscou-se identificar se a melhora do desempenho estava associada à condição de capacitação e se o vínculo professor/aluno fez diferença na aplicação das sessões de estimulação, para ambas as análises foi utilizada a técnica de análise de variância não paramétrica de dados ordinais com medidas repetidas. Resultados: Os efeitos da RTI para alunos de 10 ano mostraram tendência de aumento da taxa (p<0,001) e acurácia de leitura (p<0,001) para escolares leitores na pré-intervenção independentemente do modelo de capacitação; maior mediana da taxa de leitura para escolares da condição “Com tutoria” e medianas de acurácia similares nas três condições de capacitação para escolares que passaram a ler a partir da RTI. Para o 20 ano observa-se tendência de aumento da taxa na pós-intervenção (p<0,001) independentemente da condição de capacitação (p=0,876). Conclusões: Independentemente, do modelo de capacitação, os alunos apresentaram melhora de desempenho, observada por meio da comparação pré e pós-intervenção.
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Os participantes foram distribuídos em três grupos segundo a condição de capacitação: I. Sem Tutoria: reuniões teórico-explicativas sobre o Manual de Aplicação e discussões sobre atividades; II. Com Tutoria: reuniões similares ao grupo I com acréscimo de tutoria em duas sessões de intervenção; III. Observação: os professores participaram das reuniões teórico-explicativas e observaram a atuação das sessões aplicadas pela pesquisadora, profissional experiente no uso do Programa de RTI. Foram realizadas 10 sessões de intervenção coletiva (duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada) com cada grupo. O controle da melhora do desempenho dos escolares foi realizado por meio da análise do desempenho em conhecimento do alfabeto, memória fonológica de curto prazo e taxa e acurácia de leitura, avaliados em dois momentos: um pré e outro pós período de intervenção. Em seguida, buscou-se identificar se a melhora do desempenho estava associada à condição de capacitação e se o vínculo professor/aluno fez diferença na aplicação das sessões de estimulação, para ambas as análises foi utilizada a técnica de análise de variância não paramétrica de dados ordinais com medidas repetidas. Resultados: Os efeitos da RTI para alunos de 10 ano mostraram tendência de aumento da taxa (p<0,001) e acurácia de leitura (p<0,001) para escolares leitores na pré-intervenção independentemente do modelo de capacitação; maior mediana da taxa de leitura para escolares da condição “Com tutoria” e medianas de acurácia similares nas três condições de capacitação para escolares que passaram a ler a partir da RTI. Para o 20 ano observa-se tendência de aumento da taxa na pós-intervenção (p<0,001) independentemente da condição de capacitação (p=0,876). Conclusões: Independentemente, do modelo de capacitação, os alunos apresentaram melhora de desempenho, observada por meio da comparação pré e pós-intervenção.Objective: Investigating the effect of the tree different Educational Teacher Training models for the application of the RTI (Response to Intervention) program destined to stimulate, at first layer, underlying skills to the reading competence aiming to identify the best Teacher Training method. Method: 156 children enrolled at the 1st year of elementary school, 79 children at the 2nd year and 10 teachers from a sole public school of the city of São Paulo have taken part of this study. The participants have been distributed into three groups according to its training condition: I. Without Tutoring: theoretical-explanatory meetings on the Application Manual and discussions on activities. II. With Tutoring: meetings similar to the group I with additional tutoring in two intervention sessions. III. Observation: Teachers have participated in the technical explanatory meetings and have observed the performance of the researcher, an experienced professional in the use of the RTI program, acting in sessions. There were performed 10 sessions of collective intervention (twice a week, with 50-minute duration each) in each group. The student’s improvement performance control was made through the performance analysis of the alphabet knowledge, short-term phonological memory and reading rate and accuracy, assessed in two moments: one pre and other post-intervention. Afterwards, it has been searched to identify if the performance improvement was associated to the intervention condition and whether the bond teacher-student has made any difference in the stimulation sessions application. It has been applied the technique of non-parametric analysis of ordinal data with repeated measures to assess as much the performance change from pre to post-stimulation as to verify if the performance variation of the two occasions were associated to the intervention condition. Results: The effects of RTI for first graders showed a tendency of increasing the reading rate (p <0.001) and accuracy (p <0.001) for pre-intervention students regardless of the training model. We also found a higher median reading rate for students of the "With Tutoring" group and similar medians of accuracy in the three training conditions for students who started reading from the RTI program. For second graders, there was a tendency to increase the rate in the post-intervention period (p <0.001) regardless of the training condition (p = 0.876). Conclusions: Regardless the conditions of the intervention applied, the schoolchildren have shown performance improvement observed through of the comparison of pre and post-stimulation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES)Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)97 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)RTIIntervenção precoce (Educação)CapacitaçãoLeituraTrainingEarly intervention (Education)ReadingModelos de capacitação instrucional docente para aplicação de Programa de Resposta à Intervenção (RTI) em leituraTeacher training models for using Response to Intervention (RTI) program in readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaDistúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Comunicação Humana: Normalidade, Transtornos e RepercussõesDiagnóstico, Prevenção e Intervenção Nos Distúrbios de Linguagem e de FalaORIGINALDanielle Dutenhefner de Aquino - A.pdfDanielle Dutenhefner de Aquino - A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf10579636${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59726/1/Danielle%20Dutenhefner%20de%20Aquino%20-%20A.pdfcf380e1107fa02a1b4a810db23347f30MD51open access11600/597262023-07-27 11:34:23.86open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59726Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-27T14:34:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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