Interdisciplinaridade na graduação de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Galindo, Marly Bittencourt [UNIFESP]
Orientador(a): Goldenberg, Paulete [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21539
Resumo: As Diretrizes Curriculares determinam que a interdisciplinaridade deve permear toda a formação do enfermeiro. Em função dessas Diretrizes, os cursos de graduação em Enfermagem com currículos estruturados em matrizes disciplinares se vêem às voltas com a necessidade de reorganizá-los para atender os ditames da lei. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo caracterizar a incorporação da interdisciplinaridade na graduação, tendo em vista dimensionar os desafios relacionados à sua implementação. Este estudo comporta um levantamento em caráter exploratório, de natureza descritiva, numa abordagem qualitativa. Coletaramse dados a partir de análise documental, entrevistas e aplicação de questionários. Analisou-se numa primeira etapa a história das instituições, seu desenvolvimento curricular e incorporação da interdisciplinaridade. Numa segunda etapa foram estudadas as disposições atuais de modificações curriculares com enfoque na interdisciplinaridade, bem como seus limites e possibilidades. O estudo evidenciou disposição de reorganização curricular em diferentes graus de desenvolvimento em função da história Institucional. Detectou esforços por parte da coordenação dos cursos em estabelecer um currículo integrado. A matriz curricular disciplinar, fatores econômicos e problemas referentes à formação docente foram nomeados como fatores limitantes. A disponibilidade de alguns docentes e os espaços de práticas e projetos na comunidade figuram como facilitadores de incorporação da interdisciplinaridade nos currículos. Observa-se que existe a intenção de incorporar a interdisciplinaridade, que se concretiza no processo de reorganização curricular. O estudo aponta que os diferentes cenários de práticas constituem lócus privilegiado para o exercício da interdisciplinaridade. Mudanças vêm ocorrendo nos currículos num processo lento, de diferentes formas, de acordo com a história e o contexto das Instituições onde se inserem os cursos de graduação em Enfermagem investigados.
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Este estudo comporta um levantamento em caráter exploratório, de natureza descritiva, numa abordagem qualitativa. Coletaramse dados a partir de análise documental, entrevistas e aplicação de questionários. Analisou-se numa primeira etapa a história das instituições, seu desenvolvimento curricular e incorporação da interdisciplinaridade. Numa segunda etapa foram estudadas as disposições atuais de modificações curriculares com enfoque na interdisciplinaridade, bem como seus limites e possibilidades. O estudo evidenciou disposição de reorganização curricular em diferentes graus de desenvolvimento em função da história Institucional. Detectou esforços por parte da coordenação dos cursos em estabelecer um currículo integrado. A matriz curricular disciplinar, fatores econômicos e problemas referentes à formação docente foram nomeados como fatores limitantes. A disponibilidade de alguns docentes e os espaços de práticas e projetos na comunidade figuram como facilitadores de incorporação da interdisciplinaridade nos currículos. Observa-se que existe a intenção de incorporar a interdisciplinaridade, que se concretiza no processo de reorganização curricular. O estudo aponta que os diferentes cenários de práticas constituem lócus privilegiado para o exercício da interdisciplinaridade. Mudanças vêm ocorrendo nos currículos num processo lento, de diferentes formas, de acordo com a história e o contexto das Instituições onde se inserem os cursos de graduação em Enfermagem investigados.Curricular guidelines determine that the interdisciplinarity shall permeate all the formation of the nurse. In function of this, undergraduate courses in Nursing with curricula structured as disciplinary matrices cope with the need to be reorganized to conform to the law. In this direction, the study had as objective to characterize the incorporation of the interdisciplinarity in the undergraduate courses, to evaluate the challenges related to its implementation. This study holds a survey of exploratory character, of descriptive nature, in a qualitative approach. Data has been collected from document analysis, interviews and application of questionnaires. In a first stage the history of the institutions, their curricular development and incorporation of the interdisciplinarity were analyzed. In a second stage the current disposition to make curricular modifications focused on interdisciplinarity has been studied, as well as its limits and possibilities. The study evidenced disposition to curricular reorganization in different degrees of development in function of institutional history. It detected efforts on the part of the coordination of the courses to establish an integrated curriculum. The disciplinary curricular matrix, economic factors and problems related to the teachers’ formation had been nominated as limiting factors. The availability of some professors and spaces for practices and projects in the community appear as facilitators of incorporation of the interdisciplinarity in the curricula. It was observed that the intention exists to incorporate the interdisciplinarity, materialized in the process of curricular reorganization. The study shows that the different scenarios of practices constitute locus privileged for the exercise of the interdisciplinarity. Changes have been occurring in the resumes in a slow process, of different forms, in accordance with the history and the context of the institutions where the undergraduate courses in Nursing investigated are inserted.BV UNIFESP: Teses e dissertações74 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Comunicação interdisciplinarEducação superiorEnfermagemInterdisciplinaridade na graduação de enfermagemInterdisciplinarity in the nursing graduation coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-21539.pdfPublico-21539.pdfapplication/pdf493179${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21539/1/Publico-21539.pdffe73cdc3fdd0bbfdd5d1ee25a319ba5dMD51open accessTEXTPublico-21539.pdf.txtPublico-21539.pdf.txtExtracted texttext/plain132246${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21539/3/Publico-21539.pdf.txtc3eda6798eb462eaac417545401465d6MD53open accessTHUMBNAILPublico-21539.pdf.jpgPublico-21539.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3577${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21539/5/Publico-21539.pdf.jpgc23b15ebae99b76ec973f0acf1fd4297MD55open access11600/215392023-05-15 01:35:10.994open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21539Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:35:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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