Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Marcondes, Marilucia Moreira Silva [UNIFESP]
Orientador(a): Brisola, Lidia Ruiz Moreno [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10194018
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64788
Resumo: INTRODUÇÃO: Analisou-se a proposta educativa da Unidade Curricular 4 (UC 4) - Ações educativas e planejamento do Estágio supervisionado do Curso Técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - a partir da perspectiva dos estudantes. A qualificação do técnico em enfermagem para atuação na Atenção Básica à saúde demanda aprofundamento dos estudos sobre seu processo formativo. MÉTODO: A investigação, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, tomou como material de análise questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 89 estudantes da UC 4 antes e depois do estágio supervisionado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Da análise dos dados emanaram três núcleos orientadores e suas respectivas unidades temáticas, a seguir indicados: 1o) Expectativas relativas à UC 4, composto pelas unidades temáticas: Desenvolvimento de competências profissionais; Aspectos técnicos/científicos; e Formação crítica/reflexiva; 2o) Papel educativo do técnico em enfermagem, composto pelas unidades temáticas Educação tecnicista/biologista; Concepção dialógica/perspectiva humanizada; e Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. 3o) Potencialidades e desafios da UC 4, composto pelas unidades temáticas: Aprendizado e troca de experiências; Realidade/dificuldade dos serviços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se que o estágio da UC 4 atende as expectativas dos estudantes e propicia condições necessárias para o planejamento e execução de ações educativas, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e discursivas para o exercício da profissão. As expectativas dos estudantes revelam o anseio em comunicar-se e aprimorar habilidades técnicas. As experiências vivenciadas e descritas pelos estudantes indicam ter ampliado seu repertório sociocultural e reconhecido a importância do atendimento humanizado, do trabalho em equipe e da construção compartilhada do conhecimento, acerca da realidade por eles observada. Persiste, contudo, características do modelo biomédico e de transmissão de conhecimentos em parte dos participantes. A UC4, além de proporcionar o crescimento profissional, acadêmico e pessoal, aflora emoções e promove reflexões sobre o sistema de saúde e como as ações educativas contribuem para a promoção da saúde do usuário.
id UFSP_65e7e7c70c0518bef88abcc6b10a92d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64788
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Marcondes, Marilucia Moreira Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloBrisola, Lidia Ruiz Moreno [UNIFESP]2022-07-22T17:03:21Z2022-07-22T17:03:21Z2020-10-09https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10194018https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64788MARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdfINTRODUÇÃO: Analisou-se a proposta educativa da Unidade Curricular 4 (UC 4) - Ações educativas e planejamento do Estágio supervisionado do Curso Técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - a partir da perspectiva dos estudantes. A qualificação do técnico em enfermagem para atuação na Atenção Básica à saúde demanda aprofundamento dos estudos sobre seu processo formativo. MÉTODO: A investigação, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, tomou como material de análise questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 89 estudantes da UC 4 antes e depois do estágio supervisionado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Da análise dos dados emanaram três núcleos orientadores e suas respectivas unidades temáticas, a seguir indicados: 1o) Expectativas relativas à UC 4, composto pelas unidades temáticas: Desenvolvimento de competências profissionais; Aspectos técnicos/científicos; e Formação crítica/reflexiva; 2o) Papel educativo do técnico em enfermagem, composto pelas unidades temáticas Educação tecnicista/biologista; Concepção dialógica/perspectiva humanizada; e Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. 3o) Potencialidades e desafios da UC 4, composto pelas unidades temáticas: Aprendizado e troca de experiências; Realidade/dificuldade dos serviços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se que o estágio da UC 4 atende as expectativas dos estudantes e propicia condições necessárias para o planejamento e execução de ações educativas, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e discursivas para o exercício da profissão. As expectativas dos estudantes revelam o anseio em comunicar-se e aprimorar habilidades técnicas. As experiências vivenciadas e descritas pelos estudantes indicam ter ampliado seu repertório sociocultural e reconhecido a importância do atendimento humanizado, do trabalho em equipe e da construção compartilhada do conhecimento, acerca da realidade por eles observada. Persiste, contudo, características do modelo biomédico e de transmissão de conhecimentos em parte dos participantes. A UC4, além de proporcionar o crescimento profissional, acadêmico e pessoal, aflora emoções e promove reflexões sobre o sistema de saúde e como as ações educativas contribuem para a promoção da saúde do usuário.INTRODUCTION: It was analyzed the educational proposal of Curricular Unit 4 (UC 4) - Educational actions and planning of the Supervised Internship of the National Service of Commercial Learning (Senac) Nursing Technician Course - from the perspective of the students. The qualification of nursing technicians to work in Primary Health Care requires further study on its formative process. METHOD: The investigation, of qualitative, exploratory and descriptive nature, took as analysis material questionnaires and semi-structured interviews, applied to 89 students of UC 4 before and after the supervised internship. RESULTS AND DISCUSSION: From the data analysis, three guiding nuclei and their respective thematic units were emerged, as follows: 1) Expectations related to UC 4, composed of thematic units: Development of professional competencies; Technical/scientific aspects; and Critical/reflective training; 2) Educational role of nursing technicians, composed of thematic units T echnical education/biologist; Dialogical conception/humanized perspective; and Interpersonal relationship and teamwork. 3o) Potentialities and challenges of UC 4, composed of thematic units: Learning and exchange of experiences; Reality/difficulty of services. FINAL CONSIDERATIONS: It was found that the internship of UC 4 meets the expectations of students and provides necessary conditions for the planning and execution of educational actions, as it contributes to the development of communication and discursive skills for the practice of the profession. Students' expectations reveal the desire to communicate and improve technical skills. The experiences lived and described by the students indicate that they have expanded their sociocultural repertoire and recognized the importance of humanized care, teamwork and the shared construction of knowledge, about the reality observed by them. However, characteristics of the biomedical model and knowledge transmission in part of the participants persists. UC4, in addition to providing professional, academic and personal growth, brings out emotions and promotes reflections on the health system and how educational actions contribute to the promotion of user health.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)125 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Técnico Em EnfermagemEstágio SupervisionadoEducação Em SaúdeEducação Popular Em SaúdeAtenção BásicaNursing TechnicianSupervised InternshipHealth EducationPopular Health EducationPrimary CareEstágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPBaixada Santista, Instituto de Saúde e SociedadeSão Paulo, Escola Paulista de EnfermagemEnsino em Ciências da SaúdeEnsino Em Ciencias Da SaúdeAvaliação, Currículo, Docência E Formação Em SaúdeORIGINALMARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdfMARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdfapplication/pdf2031621${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64788/1/MARILUCIA%20MOREIRA%20SILVA%20MARCONDES.pdf8948db1b240c47438c134ad9563d4782MD51open accessTEXTMARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdf.txtMARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdf.txtExtracted texttext/plain208169${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64788/5/MARILUCIA%20MOREIRA%20SILVA%20MARCONDES.pdf.txt07e122ae23a854a74bec9c8f2ab8c478MD55open accessTHUMBNAILMARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdf.jpgMARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4214${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64788/7/MARILUCIA%20MOREIRA%20SILVA%20MARCONDES.pdf.jpg2ba0c9becd96ef0d74e4641d9e6dcf03MD57open access11600/647882023-05-15 01:27:16.905open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64788Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:27:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
title Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
spellingShingle Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
Marcondes, Marilucia Moreira Silva [UNIFESP]
Técnico Em Enfermagem
Estágio Supervisionado
Educação Em Saúde
Educação Popular Em Saúde
Atenção Básica
Nursing Technician
Supervised Internship
Health Education
Popular Health Education
Primary Care
title_short Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
title_full Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
title_fullStr Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
title_full_unstemmed Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
title_sort Estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem do Senac - São Paulo: ações educativas na atenção básica
author Marcondes, Marilucia Moreira Silva [UNIFESP]
author_facet Marcondes, Marilucia Moreira Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Marilucia Moreira Silva [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brisola, Lidia Ruiz Moreno [UNIFESP]
contributor_str_mv Brisola, Lidia Ruiz Moreno [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Técnico Em Enfermagem
Estágio Supervisionado
Educação Em Saúde
Educação Popular Em Saúde
Atenção Básica
topic Técnico Em Enfermagem
Estágio Supervisionado
Educação Em Saúde
Educação Popular Em Saúde
Atenção Básica
Nursing Technician
Supervised Internship
Health Education
Popular Health Education
Primary Care
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing Technician
Supervised Internship
Health Education
Popular Health Education
Primary Care
description INTRODUÇÃO: Analisou-se a proposta educativa da Unidade Curricular 4 (UC 4) - Ações educativas e planejamento do Estágio supervisionado do Curso Técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - a partir da perspectiva dos estudantes. A qualificação do técnico em enfermagem para atuação na Atenção Básica à saúde demanda aprofundamento dos estudos sobre seu processo formativo. MÉTODO: A investigação, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, tomou como material de análise questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 89 estudantes da UC 4 antes e depois do estágio supervisionado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Da análise dos dados emanaram três núcleos orientadores e suas respectivas unidades temáticas, a seguir indicados: 1o) Expectativas relativas à UC 4, composto pelas unidades temáticas: Desenvolvimento de competências profissionais; Aspectos técnicos/científicos; e Formação crítica/reflexiva; 2o) Papel educativo do técnico em enfermagem, composto pelas unidades temáticas Educação tecnicista/biologista; Concepção dialógica/perspectiva humanizada; e Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. 3o) Potencialidades e desafios da UC 4, composto pelas unidades temáticas: Aprendizado e troca de experiências; Realidade/dificuldade dos serviços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se que o estágio da UC 4 atende as expectativas dos estudantes e propicia condições necessárias para o planejamento e execução de ações educativas, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e discursivas para o exercício da profissão. As expectativas dos estudantes revelam o anseio em comunicar-se e aprimorar habilidades técnicas. As experiências vivenciadas e descritas pelos estudantes indicam ter ampliado seu repertório sociocultural e reconhecido a importância do atendimento humanizado, do trabalho em equipe e da construção compartilhada do conhecimento, acerca da realidade por eles observada. Persiste, contudo, características do modelo biomédico e de transmissão de conhecimentos em parte dos participantes. A UC4, além de proporcionar o crescimento profissional, acadêmico e pessoal, aflora emoções e promove reflexões sobre o sistema de saúde e como as ações educativas contribuem para a promoção da saúde do usuário.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T17:03:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T17:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10194018
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64788
dc.identifier.file.none.fl_str_mv MARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10194018
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64788
identifier_str_mv MARILUCIA MOREIRA SILVA MARCONDES.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64788/1/MARILUCIA%20MOREIRA%20SILVA%20MARCONDES.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64788/5/MARILUCIA%20MOREIRA%20SILVA%20MARCONDES.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64788/7/MARILUCIA%20MOREIRA%20SILVA%20MARCONDES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8948db1b240c47438c134ad9563d4782
07e122ae23a854a74bec9c8f2ab8c478
2ba0c9becd96ef0d74e4641d9e6dcf03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105918863605760