A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Maziero, Lidiane Cristina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/48912/001300002n91v
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11600/71334
Resumo: No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência é defendida por meio de legislação específica e políticas públicas que asseguram direito de acesso à saúde e à educação. Contudo, crianças e jovens alunos ainda enfrentam dificuldades para ter a garantia de acessar uma escola igualitária e justa, com práticas pedagógicas efetivas, sem barreiras arquitetônicas e atitudinais. Compreendendo que a Pedagogia Waldorf tende a se diferenciar das metodologias e abordagens pedagógicas e possui como uma de suas premissas a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades, esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a inclusão de ex estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf. Partindo de uma metodologia de pesquisa qualitativa, o trabalho investigativo ocorreu por meio de entrevistas com professores, com famílias, alunos e ex-alunos com deficiência, maiores de 18 anos que frequentaram escolas de Pedagogia Waldorf brasileiras. A análise dos dados demostrou que, apesar de a Pedagogia Waldorf possuir algumas características distintivas em sua metodologia, como o conteúdo programático e as estratégias de ensino, o estudo indica que ela se depara com desafios comparáveis às escolas convencionais no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tornou-se claro que há barreiras, tanto físicas quanto atitudinais, entre colegas, educadores e responsáveis ao lidarem com a presença e interação de alunos com deficiência.
id UFSP_a1e528bdce7629fdc451364443b10ff0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/71334
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia WaldorfInclusão escolarPedagogia WaldorfFamiliaPessoas com deficiênciaNo Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência é defendida por meio de legislação específica e políticas públicas que asseguram direito de acesso à saúde e à educação. Contudo, crianças e jovens alunos ainda enfrentam dificuldades para ter a garantia de acessar uma escola igualitária e justa, com práticas pedagógicas efetivas, sem barreiras arquitetônicas e atitudinais. Compreendendo que a Pedagogia Waldorf tende a se diferenciar das metodologias e abordagens pedagógicas e possui como uma de suas premissas a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades, esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a inclusão de ex estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf. Partindo de uma metodologia de pesquisa qualitativa, o trabalho investigativo ocorreu por meio de entrevistas com professores, com famílias, alunos e ex-alunos com deficiência, maiores de 18 anos que frequentaram escolas de Pedagogia Waldorf brasileiras. A análise dos dados demostrou que, apesar de a Pedagogia Waldorf possuir algumas características distintivas em sua metodologia, como o conteúdo programático e as estratégias de ensino, o estudo indica que ela se depara com desafios comparáveis às escolas convencionais no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tornou-se claro que há barreiras, tanto físicas quanto atitudinais, entre colegas, educadores e responsáveis ao lidarem com a presença e interação de alunos com deficiência.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMartins, Ednahttp://lattes.cnpq.br/1795407379797629http://lattes.cnpq.br/8094916410629531Maziero, Lidiane Cristina2024-07-03T18:02:35Z2024-07-03T18:02:35Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion112 f.application/pdfA inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorfhttps://hdl.handle.net/11600/71334ark:/48912/001300002n91vporUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:48:58Zoai:repositorio.unifesp.br:11600/71334Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:48:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
title A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
spellingShingle A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
Maziero, Lidiane Cristina
Inclusão escolar
Pedagogia Waldorf
Familia
Pessoas com deficiência
title_short A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
title_full A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
title_fullStr A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
title_full_unstemmed A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
title_sort A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
author Maziero, Lidiane Cristina
author_facet Maziero, Lidiane Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Edna
http://lattes.cnpq.br/1795407379797629
http://lattes.cnpq.br/8094916410629531
dc.contributor.author.fl_str_mv Maziero, Lidiane Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Pedagogia Waldorf
Familia
Pessoas com deficiência
topic Inclusão escolar
Pedagogia Waldorf
Familia
Pessoas com deficiência
description No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência é defendida por meio de legislação específica e políticas públicas que asseguram direito de acesso à saúde e à educação. Contudo, crianças e jovens alunos ainda enfrentam dificuldades para ter a garantia de acessar uma escola igualitária e justa, com práticas pedagógicas efetivas, sem barreiras arquitetônicas e atitudinais. Compreendendo que a Pedagogia Waldorf tende a se diferenciar das metodologias e abordagens pedagógicas e possui como uma de suas premissas a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades, esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a inclusão de ex estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf. Partindo de uma metodologia de pesquisa qualitativa, o trabalho investigativo ocorreu por meio de entrevistas com professores, com famílias, alunos e ex-alunos com deficiência, maiores de 18 anos que frequentaram escolas de Pedagogia Waldorf brasileiras. A análise dos dados demostrou que, apesar de a Pedagogia Waldorf possuir algumas características distintivas em sua metodologia, como o conteúdo programático e as estratégias de ensino, o estudo indica que ela se depara com desafios comparáveis às escolas convencionais no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tornou-se claro que há barreiras, tanto físicas quanto atitudinais, entre colegas, educadores e responsáveis ao lidarem com a presença e interação de alunos com deficiência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03T18:02:35Z
2024-07-03T18:02:35Z
2024-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
https://hdl.handle.net/11600/71334
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300002n91v
identifier_str_mv A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf
ark:/48912/001300002n91v
url https://hdl.handle.net/11600/71334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1848498035065094144