Elaboração e validação de vídeo educacional sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea
| Ano de defesa: | 2020 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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| Programa de Pós-Graduação: |
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Resumo: | Objetivo: Elaborar e validar um vídeo educacional sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea. Método: Estudo metodológico realizado em quatro fases (elaboração do roteiro do vídeo, validação deste roteiro, elaboração do vídeo e validação do vídeo). O roteiro, do tipo storyboard, sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea, foi elaborado baseado na literatura. Dez enfermeiros especialistas validaram seu conteúdo, utilizando-se a técnica Delphi. Para ser considerado válido, o roteiro deveria atingir 100% de concordância entre os especialistas. Uma vez validado, foi realizada a filmagem do procedimento no Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Helena Nader da Universidade Federal de São Paulo, utilizando-se manequim de baixa fidelidade e atores, que representavam o paciente e a enfermeira. O vídeo foi editado por uma equipe especializada. A validação de face e conteúdo do vídeo foi realizada por enfermeiros especialistas, por meio de escala de Likert de três pontos, e a avaliação da compreensão dos itens do vídeo foi realizada por graduandos em Enfermagem do segundo ano, por meio de uma escala de Likert, composta por cinco pontos. Para ser considerado compreensível, deveria alcançar uma média igual ou superior a 4. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para testar a hipótese nula de que as respostas médias são menores ou iguais a 4. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Protocolo 1.349.064/2015). Resultados: O roteiro do vídeo foi composto por sete tópicos (conceito, indicação, contraindicações, materiais necessários, procedimento, complicações e anotação de enfermagem). Foram necessárias quatro rodadas para validar o roteiro do vídeo pelos especialistas. O vídeo foi gravado e, posteriormente avaliado por seis enfermeiros especialistas, para validação de face e conteúdo. O tópico “Compreensão dos itens” atingiu média 2,5, os tópicos “Tamanho da fonte”, “Som” e “Imagem” obtiveram média de 2,6 e os demais itens atingiram a média 3. O vídeo foi reeditado após as sugestões e nenhuma outra alteração foi sugerida. O vídeo foi assistido por 51 alunos do curso de graduação em enfermagem, todas as questões apresentaram médias e medianas superiores a quatro, foi observado que o intervalo de confiança em quatro questões apresentou valores inferiores a 80%, mediante os resultados foram realizadas alterações na sequência de cenas da execução do procedimento. Após a reedição, o vídeo foi assistido e avaliado por 45 alunos da mesma turma. Todas as questões apresentaram médias superiores a 4 e mediana iguais a 5, rejeitando a hipótese nula em todos os casos. A questão com menor pontuação média foi “Você compreendeu a técnica de aspiração nasofaríngea e orofaríngea?”, com média 4,64. A questão com maior média foi: “Você compreendeu quais são os materiais necessários para a aspiração nasofáringea e orofaríngea”, com média 4,87. Conclusão: O vídeo sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea foi validado por enfermeiros especialistas e alunos e pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino atrativa, dinâmica e com diversas possibilidades de aplicação. |
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Elaboração e validação de vídeo educacional sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngeaElaboration and validation of educational video about suction nasopharyngeal and oropharyngealNursing educationVideo recordingSuctionNasopharynxOropharynxValidation studyEducação em enfermagemGravação em vídeoSucçãoNasofaringeOrofaringeEstudo de validaçãoObjetivo: Elaborar e validar um vídeo educacional sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea. Método: Estudo metodológico realizado em quatro fases (elaboração do roteiro do vídeo, validação deste roteiro, elaboração do vídeo e validação do vídeo). O roteiro, do tipo storyboard, sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea, foi elaborado baseado na literatura. Dez enfermeiros especialistas validaram seu conteúdo, utilizando-se a técnica Delphi. Para ser considerado válido, o roteiro deveria atingir 100% de concordância entre os especialistas. Uma vez validado, foi realizada a filmagem do procedimento no Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Helena Nader da Universidade Federal de São Paulo, utilizando-se manequim de baixa fidelidade e atores, que representavam o paciente e a enfermeira. O vídeo foi editado por uma equipe especializada. A validação de face e conteúdo do vídeo foi realizada por enfermeiros especialistas, por meio de escala de Likert de três pontos, e a avaliação da compreensão dos itens do vídeo foi realizada por graduandos em Enfermagem do segundo ano, por meio de uma escala de Likert, composta por cinco pontos. Para ser considerado compreensível, deveria alcançar uma média igual ou superior a 4. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para testar a hipótese nula de que as respostas médias são menores ou iguais a 4. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Protocolo 1.349.064/2015). Resultados: O roteiro do vídeo foi composto por sete tópicos (conceito, indicação, contraindicações, materiais necessários, procedimento, complicações e anotação de enfermagem). Foram necessárias quatro rodadas para validar o roteiro do vídeo pelos especialistas. O vídeo foi gravado e, posteriormente avaliado por seis enfermeiros especialistas, para validação de face e conteúdo. O tópico “Compreensão dos itens” atingiu média 2,5, os tópicos “Tamanho da fonte”, “Som” e “Imagem” obtiveram média de 2,6 e os demais itens atingiram a média 3. O vídeo foi reeditado após as sugestões e nenhuma outra alteração foi sugerida. O vídeo foi assistido por 51 alunos do curso de graduação em enfermagem, todas as questões apresentaram médias e medianas superiores a quatro, foi observado que o intervalo de confiança em quatro questões apresentou valores inferiores a 80%, mediante os resultados foram realizadas alterações na sequência de cenas da execução do procedimento. Após a reedição, o vídeo foi assistido e avaliado por 45 alunos da mesma turma. Todas as questões apresentaram médias superiores a 4 e mediana iguais a 5, rejeitando a hipótese nula em todos os casos. A questão com menor pontuação média foi “Você compreendeu a técnica de aspiração nasofaríngea e orofaríngea?”, com média 4,64. A questão com maior média foi: “Você compreendeu quais são os materiais necessários para a aspiração nasofáringea e orofaríngea”, com média 4,87. Conclusão: O vídeo sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea foi validado por enfermeiros especialistas e alunos e pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino atrativa, dinâmica e com diversas possibilidades de aplicação.Objective: To develop and validate an educational video on nasopharyngeal and oropharyngeal aspiration. Method: A methodological study carried out in four phases (development of the video script, script validation, video production and video validation). The storyboard script on nasopharyngeal and oropharyngeal aspiration was developed based on the literature. Ten nurse specialists validated its content through the Delphi technique. The script should reach 100% expert agreement to be considered valid. Once the script was validated, the procedure was filmed at the Helena Nader Skills and Simulation Teaching Center at Universidade Federal de São Paulo, using a low fidelity mannequin and actors, who played the patient’s and nurse’s roles. The video was edited by a specialized team. The face and content validation of the video was performed by nurse specialists, using a three-point Likert scale. Sophomore nursing students evaluated the video for understanding through a fivepoint Likert scale. It should reach a mean value equal to or greater than 4 to be considered understandable. The Wilcoxon test was used to test the null hypothesis that the mean responses were equal to or less than 4. The study was approved by the Research Ethics Committee (Protocol no. 1.349.064/2015). Results: The video script consisted of seven topics (concept, indication, contraindications, required materials, procedure, complications and nursing notes). It took four rounds to achieve video validation by the experts. The video was filmed and subsequently evaluated by six nurse specialists for face and content validation. The topic “Item understanding” averaged 2.5, the topics “Font size”, “Sound” and “Image” averaged 2.6 and the other items averaged 3. The video was reedited after the suggestions and no other changes were suggested. The video was then watched by 51 nursing students. All questions answered had mean and median values greater than four. The confidence intervals of four questions answered had values lower than 80%. Changes in the sequence of the scenes were performed based on these. After being reedited, the video was watched and evaluated by 45 students from the same class. All questions answered had mean values higher than 4 and median values of 5, thereby rejecting the null hypothesis in all cases. The question with the lowest mean score was “Could you understand the nasophayngeal and oropharyngeal aspiration technique?”, with an average of 4.64. The questions with the highest mean score were: “Could you understand what materials are required for naesophageal and oropharyngeal aspiration?”, with mean values of 4.87. Conclusion: The video on nasopharyngeal and oropharyngeal aspiration was validated by specialist nurses and students. It can be used as an attractive, dynamic teaching tool with several possibilities of application.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lopes, Juliana de Lima [UNIFESP]Lopes, Camila Takáo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4904538541897667http://lattes.cnpq.br/1478157388713375http://lattes.cnpq.br/8382112651384655Universidade Federal de São PauloNascimento, Tatiane Souza [UNIFESP]2022-07-21T16:39:49Z2022-07-21T16:39:49Z2020-06-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion141 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9704739NASCIMENTO, Tatiane Souza. Elaboração e validação de vídeo educacional sobre aspiração nasofaríngea e orofaríngea. São Paulo, 2020. [141] f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2020.https://hdl.handle.net/11600/64408ark:/48912/0013000024n49porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2025-06-13T09:32:09Zoai:repositorio.unifesp.br:11600/64408Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652025-06-13T09:32:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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