Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Azevedo, Cristina Camelo de [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24025
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as concepções de humanismo e suas contribuições para a formação médica, na ótica discente, no âmbito do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a de realização de cinco grupos focais, nos quais foram coletados os depoimentos de 73 estudantes, analisados posteriormente através do referencial sobre as práticas discursivas. O presente estudo foi desenvolvido no período compreendido entre novembro/2006 a julho /2007. Os resultados encontrados destacaram três aspectos: - o que o estudante observa acerca da instituição, do curso e quais os sentimentos que surgem no seu processo como aprendiz; - o que o estudante observa e como vivencia a relação aluno – professor no curso médico; - o que e como o estudante tem observado e aprendido sobre a relação médico-paciente e demais usuários com quem se relaciona. Surgiram elementos indicativos de um aprendizado entremeado de sinais de contrariedade, irritação, impaciência e intolerância com os professores, seus métodos e com a instituição. A humanização não é sentida na prática pedagógica da formação. Há também a preocupação em ser uma pessoa autêntica, embora por vezes, isso implique na diminuição do comprometimento com o que realiza. Enfim, identificam uma contradição no processo de formação médica: ao tempo em que pensam o humanismo como expressões de virtudes vivenciam situações contrárias.
id UFSP_f23cba9a8cb497cef654cf133f0f3245
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/24025
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Azevedo, Cristina Camelo de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:47:30Z2015-12-06T23:47:30Z2007AZEVEDO, Cristina Camelo de. Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24025Tese-10932.pdfEsta pesquisa tem como objetivo central analisar as concepções de humanismo e suas contribuições para a formação médica, na ótica discente, no âmbito do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a de realização de cinco grupos focais, nos quais foram coletados os depoimentos de 73 estudantes, analisados posteriormente através do referencial sobre as práticas discursivas. O presente estudo foi desenvolvido no período compreendido entre novembro/2006 a julho /2007. Os resultados encontrados destacaram três aspectos: - o que o estudante observa acerca da instituição, do curso e quais os sentimentos que surgem no seu processo como aprendiz; - o que o estudante observa e como vivencia a relação aluno – professor no curso médico; - o que e como o estudante tem observado e aprendido sobre a relação médico-paciente e demais usuários com quem se relaciona. Surgiram elementos indicativos de um aprendizado entremeado de sinais de contrariedade, irritação, impaciência e intolerância com os professores, seus métodos e com a instituição. A humanização não é sentida na prática pedagógica da formação. Há também a preocupação em ser uma pessoa autêntica, embora por vezes, isso implique na diminuição do comprometimento com o que realiza. Enfim, identificam uma contradição no processo de formação médica: ao tempo em que pensam o humanismo como expressões de virtudes vivenciam situações contrárias.The objective of this work is to analyze humanism conceptions and their contributions for medical education, under the students of medicine from Universidade Federal de Alagoas – UFAL point of view. The methodology adopted for collecting data was the focal group – five groups, through which 73 (seventy three) students were listened. The analysis was conducted in such way that the student’s conceptions central meaning could be captured from their speeches, considering the theories on the practice of discuss previously studied. The period of the research was from November 2006 to July 2007. The found results emphasizes three main aspects: - what are the student’s observations about the educational institution, about their course and what are their main feelings on the learning process; - how the students experience the relation student – professor and what they observe during the medical course; - and finally what and how they have been observing and learning from the relation between doctor and patient as well as with the other services users, with whom they share experiences during their medical course. The results reveal elements suggesting a learning process marked by feelings of boring, anger, irritation, impatience and intolerance towards the professors’ pedagogic methods, and similar feelings towards the Institution. Humanization is not present during the pedagogic practice within their medical education. They have also the preoccupation of being an authentic person, although this fact causes, many times, a lack of commitment with what they have to do. Finally, the results show the existence of a contradiction which is: at the same time they consider humanism as virtues expression, they experience contrary situations during their medical education.BV UNIFESP: Teses e dissertações246 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)HumanismoMedicinaEstudantes de MedicinaDocentes de MedicinaHumanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de AlagoasHumanism in medical education: glances from the students of medicine of Federal University of Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-10932.pdfTese-10932.pdfapplication/pdf1477339${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24025/1/Tese-10932.pdf3182fc778fe40cf5ec48215c42f4f51aMD51open accessTEXTTese-10932.pdf.txtTese-10932.pdf.txtExtracted texttext/plain402193${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24025/2/Tese-10932.pdf.txtdc9f2eea3ab59039babdc2ece1048ef5MD52open accessTHUMBNAILTese-10932.pdf.jpgTese-10932.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4406${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24025/4/Tese-10932.pdf.jpg1054658fa1e17bb316de279705aaef86MD54open access11600/240252023-05-15 01:25:53.025open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/24025Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:25:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Humanism in medical education: glances from the students of medicine of Federal University of Alagoas
title Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
spellingShingle Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
Azevedo, Cristina Camelo de [UNIFESP]
Humanismo
Medicina
Estudantes de Medicina
Docentes de Medicina
title_short Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_full Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_fullStr Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_full_unstemmed Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_sort Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas
author Azevedo, Cristina Camelo de [UNIFESP]
author_facet Azevedo, Cristina Camelo de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Cristina Camelo de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanismo
Medicina
Estudantes de Medicina
Docentes de Medicina
topic Humanismo
Medicina
Estudantes de Medicina
Docentes de Medicina
description Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as concepções de humanismo e suas contribuições para a formação médica, na ótica discente, no âmbito do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia escolhida foi a de realização de cinco grupos focais, nos quais foram coletados os depoimentos de 73 estudantes, analisados posteriormente através do referencial sobre as práticas discursivas. O presente estudo foi desenvolvido no período compreendido entre novembro/2006 a julho /2007. Os resultados encontrados destacaram três aspectos: - o que o estudante observa acerca da instituição, do curso e quais os sentimentos que surgem no seu processo como aprendiz; - o que o estudante observa e como vivencia a relação aluno – professor no curso médico; - o que e como o estudante tem observado e aprendido sobre a relação médico-paciente e demais usuários com quem se relaciona. Surgiram elementos indicativos de um aprendizado entremeado de sinais de contrariedade, irritação, impaciência e intolerância com os professores, seus métodos e com a instituição. A humanização não é sentida na prática pedagógica da formação. Há também a preocupação em ser uma pessoa autêntica, embora por vezes, isso implique na diminuição do comprometimento com o que realiza. Enfim, identificam uma contradição no processo de formação médica: ao tempo em que pensam o humanismo como expressões de virtudes vivenciam situações contrárias.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:47:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Cristina Camelo de. Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24025
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-10932.pdf
identifier_str_mv AZEVEDO, Cristina Camelo de. Humanismo na formação médica: olhares de estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tese-10932.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24025/1/Tese-10932.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24025/2/Tese-10932.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24025/4/Tese-10932.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3182fc778fe40cf5ec48215c42f4f51a
dc9f2eea3ab59039babdc2ece1048ef5
1054658fa1e17bb316de279705aaef86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105911865409536