Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Modé, Carolina Luiza [UNIFESP]
Orientador(a): De Souza João, Iraci [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/67145
Resumo: A Inovação Social permite abordar necessidades sociais não atendidas por meio de diferentes tipos de negócios, incluindo empresas sociais. Aproximadamente dois terços dessas últimas estão ativamente engajadas em alguma forma de inovação como produto e/ou serviço. Este estudo combina três temas: inovação social, empresas sociais e grandes negócios, com o objetivo principal de analisar como o relacionamento entre uma grande empresa e empresas sociais pode impulsionar a inovação social em ambas as partes. Três objetivos especificos foram elaborados para atingir o objetivo principal. Para tanto, foi feito um estudo de caso de um programa impulsionador de inovação social de uma grande empresa, programa este denominado Africa Innovation Challenge, que premia e orienta empresas sociais. A metodologia utilizada foi qualitativa, natureza descritiva e exploratória, baseada na análise de conteúdo a partir de entrevistas com três públicos diferentes com questionários semiestruturados. Os resultados foram capturados em quatro categorias – estratégias, ferramentas, relacionamento com stakeholders e oportunidades – e 20 temas. Em todos os públicos entrevistados, ferramentas foi a categoria mais mencionada. Dentro dos temas, os três mais mencionados foram modelos de negócios, problemas sociais e comunidades. Concluiu-se que a grande empresa possui um papel muito importante para o amadurecimento das empresas sociais, assim como pode ser um estímulo à suas inovações sociais. Como exemplo, as empresas sociais participantes do trabalho, puderam usufruir de mentorias, treinamentos, além de utilizarem as instalações internas da grande empresa, como laboratórios, para desenvolverem suas inovações sociais ou aprimorá-las. Do ponto de vista da grande empresa, foi notável dentre os entrevistados a motivação e realização dos funcionários participantes. Este estudo espera envolver mais empreendedores sociais com um material-guia construído, o qual traz dez passos que podem auxiliar a promover a maturidade das empresas sociais e impulsionar a inovação social.
id UFSP_fdc6106c227b1f4182d1d5fb5e6903de
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67145
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Modé, Carolina Luiza [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4746859918530283http://lattes.cnpq.br/8881598234090650De Souza João, Iraci [UNIFESP]São José dos Campos, SP2023-02-27T19:01:56Z2023-02-27T19:01:56Z2022-08-24Modé, Carolina Luiza. Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of Africa Innovation Challenge participants. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/67145A Inovação Social permite abordar necessidades sociais não atendidas por meio de diferentes tipos de negócios, incluindo empresas sociais. Aproximadamente dois terços dessas últimas estão ativamente engajadas em alguma forma de inovação como produto e/ou serviço. Este estudo combina três temas: inovação social, empresas sociais e grandes negócios, com o objetivo principal de analisar como o relacionamento entre uma grande empresa e empresas sociais pode impulsionar a inovação social em ambas as partes. Três objetivos especificos foram elaborados para atingir o objetivo principal. Para tanto, foi feito um estudo de caso de um programa impulsionador de inovação social de uma grande empresa, programa este denominado Africa Innovation Challenge, que premia e orienta empresas sociais. A metodologia utilizada foi qualitativa, natureza descritiva e exploratória, baseada na análise de conteúdo a partir de entrevistas com três públicos diferentes com questionários semiestruturados. Os resultados foram capturados em quatro categorias – estratégias, ferramentas, relacionamento com stakeholders e oportunidades – e 20 temas. Em todos os públicos entrevistados, ferramentas foi a categoria mais mencionada. Dentro dos temas, os três mais mencionados foram modelos de negócios, problemas sociais e comunidades. Concluiu-se que a grande empresa possui um papel muito importante para o amadurecimento das empresas sociais, assim como pode ser um estímulo à suas inovações sociais. Como exemplo, as empresas sociais participantes do trabalho, puderam usufruir de mentorias, treinamentos, além de utilizarem as instalações internas da grande empresa, como laboratórios, para desenvolverem suas inovações sociais ou aprimorá-las. Do ponto de vista da grande empresa, foi notável dentre os entrevistados a motivação e realização dos funcionários participantes. Este estudo espera envolver mais empreendedores sociais com um material-guia construído, o qual traz dez passos que podem auxiliar a promover a maturidade das empresas sociais e impulsionar a inovação social.Social Innovation enables to address unmet social needs through different types of businesses including social enterprises. Approximately two-thirds of these latest ones are actively engaged in some form of innovation as products and/or services. This study combines three subjects, as follows social innovation, social enterprises, and big companies, with the main objective to analyze how the relationship between a big company and social enterprises can foster social innovation. Three specific objectives were elaborated to achieve the main one. To this end, a case study was carried out on a program to boost social innovation in a big company, a program called the Africa Innovation Challenge, which rewards and guides social companies. The methodology used was qualitative, descriptive, and exploratory, based on content analysis from interviews of 3 different public with semi-structured questionnaires. The results were captured within four categories – strategies, tools, stakeholders’ relationships, and opportunities – and 20 themes. Across all public that were interviewed tools were the category most mentioned. Within the themes, the top 3 were business models, social problems and communities. It was concluded that big companies have a very important role in the maturation of social enterprises, as well as they can be an enabler for their social innovations. As an example, the social enterprises participating in the work were able to benefit from mentoring and training, in addition to using the large company's internal facilities, such as laboratories, to develop their social innovations or improve them. From the point of view of the large company, the motivation and accomplishment of the participating employees was notable among the interviewees. The study hopes to involve more social entrepreneurs with a guide material built, which brings ten steps that can help promote the maturity of social enterprises and foster social innovation.Não recebi financiamento129 f.engUniversidade Federal de São PauloSocial innovationSocial enterpriseBig companiesPracticesAfrica innovation challengeSocial enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participantsEmpresas sociais em relação com uma grande companhia como impulsionador de inovação social: a experiencia dos participantes do programa africa innovation challengeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto de Ciência e Tecnologia (ICT)Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação TecnológicaProcessos e Produtos TecnologicosInovação SocialTEXTDissertação Carolina Luiza Modé_MPIT_Fev2023 (2).pdf.txtDissertação Carolina Luiza Modé_MPIT_Fev2023 (2).pdf.txtExtracted texttext/plain235627${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carolina%20Luiza%20Mod%c3%a9_MPIT_Fev2023%20%282%29.pdf.txt9fad70594b21b6987b68d02c74970595MD57open accessTHUMBNAILDissertação Carolina Luiza Modé_MPIT_Fev2023 (2).pdf.jpgDissertação Carolina Luiza Modé_MPIT_Fev2023 (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4620${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carolina%20Luiza%20Mod%c3%a9_MPIT_Fev2023%20%282%29.pdf.jpg31a49a6fe62d3bc0cf7a41073d4a47feMD59open accessORIGINALDissertação Carolina Luiza Modé_MPIT_Fev2023 (2).pdfDissertação Carolina Luiza Modé_MPIT_Fev2023 (2).pdfDissertacao Carolina Luiza Mode MPIT Convapplication/pdf2195798${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carolina%20Luiza%20Mod%c3%a9_MPIT_Fev2023%20%282%29.pdfa62172c6631ad46c07face090ecb02ebMD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85887${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/2/license.txt4af078223d73f12cd8944af24f5abee4MD52open access11600/671452023-11-08 01:01:46.561open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-11-08T04:01:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Empresas sociais em relação com uma grande companhia como impulsionador de inovação social: a experiencia dos participantes do programa africa innovation challenge
title Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
spellingShingle Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
Modé, Carolina Luiza [UNIFESP]
Social innovation
Social enterprise
Big companies
Practices
Africa innovation challenge
title_short Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
title_full Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
title_fullStr Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
title_full_unstemmed Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
title_sort Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of africa innovation challenge participants
author Modé, Carolina Luiza [UNIFESP]
author_facet Modé, Carolina Luiza [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4746859918530283
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8881598234090650
dc.contributor.author.fl_str_mv Modé, Carolina Luiza [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Souza João, Iraci [UNIFESP]
contributor_str_mv De Souza João, Iraci [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Social innovation
Social enterprise
Big companies
Practices
Africa innovation challenge
topic Social innovation
Social enterprise
Big companies
Practices
Africa innovation challenge
description A Inovação Social permite abordar necessidades sociais não atendidas por meio de diferentes tipos de negócios, incluindo empresas sociais. Aproximadamente dois terços dessas últimas estão ativamente engajadas em alguma forma de inovação como produto e/ou serviço. Este estudo combina três temas: inovação social, empresas sociais e grandes negócios, com o objetivo principal de analisar como o relacionamento entre uma grande empresa e empresas sociais pode impulsionar a inovação social em ambas as partes. Três objetivos especificos foram elaborados para atingir o objetivo principal. Para tanto, foi feito um estudo de caso de um programa impulsionador de inovação social de uma grande empresa, programa este denominado Africa Innovation Challenge, que premia e orienta empresas sociais. A metodologia utilizada foi qualitativa, natureza descritiva e exploratória, baseada na análise de conteúdo a partir de entrevistas com três públicos diferentes com questionários semiestruturados. Os resultados foram capturados em quatro categorias – estratégias, ferramentas, relacionamento com stakeholders e oportunidades – e 20 temas. Em todos os públicos entrevistados, ferramentas foi a categoria mais mencionada. Dentro dos temas, os três mais mencionados foram modelos de negócios, problemas sociais e comunidades. Concluiu-se que a grande empresa possui um papel muito importante para o amadurecimento das empresas sociais, assim como pode ser um estímulo à suas inovações sociais. Como exemplo, as empresas sociais participantes do trabalho, puderam usufruir de mentorias, treinamentos, além de utilizarem as instalações internas da grande empresa, como laboratórios, para desenvolverem suas inovações sociais ou aprimorá-las. Do ponto de vista da grande empresa, foi notável dentre os entrevistados a motivação e realização dos funcionários participantes. Este estudo espera envolver mais empreendedores sociais com um material-guia construído, o qual traz dez passos que podem auxiliar a promover a maturidade das empresas sociais e impulsionar a inovação social.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-27T19:01:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-27T19:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Modé, Carolina Luiza. Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of Africa Innovation Challenge participants. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67145
identifier_str_mv Modé, Carolina Luiza. Social enterprises in relationship with a big company as a social innovation driver: the experience of Africa Innovation Challenge participants. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67145
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São José dos Campos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carolina%20Luiza%20Mod%c3%a9_MPIT_Fev2023%20%282%29.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carolina%20Luiza%20Mod%c3%a9_MPIT_Fev2023%20%282%29.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carolina%20Luiza%20Mod%c3%a9_MPIT_Fev2023%20%282%29.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67145/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fad70594b21b6987b68d02c74970595
31a49a6fe62d3bc0cf7a41073d4a47fe
a62172c6631ad46c07face090ecb02eb
4af078223d73f12cd8944af24f5abee4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105954563424256