Indícios da formação de professores de Educação Física em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: SOBREIRA, Vickele
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/331
Resumo: A formação profissional é uma etapa de evolução na caminhada de muitos, nesse mundo repleto de diferenças, especialidades, necessidades e objetivos. Os professores podem ser considerados os principais profissionais dessa construção humana, pois têm a responsabilidade de participar da formação de novos indivíduos, de novos profissionais. Aqueles formados na área de Educação Física deveriam compreender com maior profundidade as possibilidades de suas atuações com o intuito de buscar maneiras mais eficientes de exercer a verdadeira função de suas ações profissionais, especialmente, quando são dirigidos a desenvolver sua profissão junto daqueles que estão construindo seu perfil humano. Compreender um pouco melhor os currículos dos cursos que formam professores, de Educação Física, é um dos meios de entendermos com maior embasamento como se dá suas práticas pedagógicas na formação humana e de novos professores. Esse estudo investigou, por meio de uma abordagem qualitativa, o delineamento da formação de licenciados em Educação Física, no estado de Minas Gerais, utilizando como método de pesquisa o Paradigma Indiciário. O Paradigma Indiciário que tem como objetivo buscar indícios que podem por vezes passar despercebidos em análises de pesquisas, por não se enquadrarem em padrões ou prioridades quantitativas dos dados. Entretanto, tais indícios são significativos na análise dos fenômenos investigados podendo contribuir positiva ou negativamente no entendimento do objeto de estudo. Assim, identificamos indícios que representam diferenciais na formação desse profissional, podendo estes serem positivos ou negativos na futura atuação dos professores. Com análise de matrizes curriculares dos cursos e das opiniões dos coordenadores relacionamos os dados dessa formação profissional com as diretrizes que norteiam a formação do perfil do professor de Educação Física. Verificamos que o currículo tradicional muitas vezes não caminha junto aos indícios do currículo oculto, pois a construção das estruturas curriculares não é representa na fala dos gestores dos cursos com a mesma precisão de competências e qualidades profissionais exigidas nessa formação, principalmente quando são tratadas as características fundamentais da formação de um professor: as questões didático-pedagógicas. As justificativas para uma boa formação se respaldam na qualidade e titulação dos grupos de professores, bem como do cumprimento das exigências de organização e construção curricular advindas dos órgãos que autorizam a abertura e o funcionamento desses cursos. Sabemos que a análise documental e a interpretação das opiniões dos coordenadores não remete a nós a propriedade de afirmarmos que tal formação profissional esteja efetivamente carente de características de um professor formador, contrário às críticas de um professor transmissivo. Mas, entendemos também, que é por meio do currículo que diretrizes são seguidas para a garantia de uma formação profissional mais competente e satisfatória aos entraves do contexto de atuação. Desta maneira, entendemos que discutir a formação profissional dos professores de Educação Física é fundamental para que mudanças efetivas possam ser conseguidas na elaboração de diretrizes mais coesas e de ações mais qualificadas a serem desenvolvidas junto a esses futuros profissionais.
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spelling Indícios da formação de professores de Educação Física em Minas GeraisFormação profissionalLicenciatura em Educação FísicaCurrículoVocational trainingDegree in Physical EducationCurriculumEducação FísicaA formação profissional é uma etapa de evolução na caminhada de muitos, nesse mundo repleto de diferenças, especialidades, necessidades e objetivos. Os professores podem ser considerados os principais profissionais dessa construção humana, pois têm a responsabilidade de participar da formação de novos indivíduos, de novos profissionais. Aqueles formados na área de Educação Física deveriam compreender com maior profundidade as possibilidades de suas atuações com o intuito de buscar maneiras mais eficientes de exercer a verdadeira função de suas ações profissionais, especialmente, quando são dirigidos a desenvolver sua profissão junto daqueles que estão construindo seu perfil humano. Compreender um pouco melhor os currículos dos cursos que formam professores, de Educação Física, é um dos meios de entendermos com maior embasamento como se dá suas práticas pedagógicas na formação humana e de novos professores. Esse estudo investigou, por meio de uma abordagem qualitativa, o delineamento da formação de licenciados em Educação Física, no estado de Minas Gerais, utilizando como método de pesquisa o Paradigma Indiciário. O Paradigma Indiciário que tem como objetivo buscar indícios que podem por vezes passar despercebidos em análises de pesquisas, por não se enquadrarem em padrões ou prioridades quantitativas dos dados. Entretanto, tais indícios são significativos na análise dos fenômenos investigados podendo contribuir positiva ou negativamente no entendimento do objeto de estudo. Assim, identificamos indícios que representam diferenciais na formação desse profissional, podendo estes serem positivos ou negativos na futura atuação dos professores. Com análise de matrizes curriculares dos cursos e das opiniões dos coordenadores relacionamos os dados dessa formação profissional com as diretrizes que norteiam a formação do perfil do professor de Educação Física. Verificamos que o currículo tradicional muitas vezes não caminha junto aos indícios do currículo oculto, pois a construção das estruturas curriculares não é representa na fala dos gestores dos cursos com a mesma precisão de competências e qualidades profissionais exigidas nessa formação, principalmente quando são tratadas as características fundamentais da formação de um professor: as questões didático-pedagógicas. As justificativas para uma boa formação se respaldam na qualidade e titulação dos grupos de professores, bem como do cumprimento das exigências de organização e construção curricular advindas dos órgãos que autorizam a abertura e o funcionamento desses cursos. Sabemos que a análise documental e a interpretação das opiniões dos coordenadores não remete a nós a propriedade de afirmarmos que tal formação profissional esteja efetivamente carente de características de um professor formador, contrário às críticas de um professor transmissivo. Mas, entendemos também, que é por meio do currículo que diretrizes são seguidas para a garantia de uma formação profissional mais competente e satisfatória aos entraves do contexto de atuação. Desta maneira, entendemos que discutir a formação profissional dos professores de Educação Física é fundamental para que mudanças efetivas possam ser conseguidas na elaboração de diretrizes mais coesas e de ações mais qualificadas a serem desenvolvidas junto a esses futuros profissionais.Vocational training is a step of evolution in many walk, in this world full of differences, specialties, needs and goals. Teachers can be considered the main human construction professionals, as they have the responsibility to participate in the formation of new individuals, new professionals. Those trained in the area of Physical Education should understand in more depth the possibilities of his performances in order to seek more efficient ways to exercise true function of their professional actions, especially when they are directed to develop your profession those who are building their human profile. Understand a little better the curriculum that form teachers, Physical Education, is one of the ways we understand with greatest basement how their pedagogical practices in human training and new teachers. This study investigated by means of a qualitative approach, the design of training of graduates in Physical Education in the State of Minas Gerais using the research method Paradigm Indicting. The Indicting Paradigm that aims to pick up clues that can sometimes go unnoticed in research analyses, not conform to standards or quantitative data priorities. However, such indications are significant in the analysis of phenomena investigated and may contribute positively or negatively in the understanding of the object of study. So, identify clues that represent the professional formation of this differential, these may be positive or negative in the future performance of teachers. With analysis of curriculum matrices of the courses and the opinions of the coordinators correlate the data that vocational training with the guidelines that guide the formation of Physical Education teacher's profile. We note that the traditional curriculum often walks along with evidence of the hidden curriculum, since the construction of the curricular structures is not represents speech of managers of the courses with the same precision of competences and professional qualities required in training, especially when they are treated the fundamental characteristics of the formation of a teacher: didactic-pedagogical issues. The justifications for a good training if support in quality and titration of groups of teachers, as well as compliance with the requirements of organization and curricular from construction of the organs authorising the opening and functioning of these courses. We know that the documentary analysis and the interpretation of the opinions of the coordinators do not refer us to say that property such vocational training is effectively lacking features of a teacher trainer, contrary to criticism of a transmissive teacher. But, we also believe that it is through the curriculum guidelines are followed for ensuring a more competent and satisfactory vocational training barriers performance context. In this way, we believe that discussing the professional training of teachers of Physical Education is fundamental for effective changes can be achieved in the elaboration of guidelines more cohesive and most qualified actions to be developed alongside these future professionals.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaPICCOLO, Vilma Leni Nista81968663800http://lattes.cnpq.br/7144740286058457SOBREIRA, Vickele2016-07-29T14:15:44Z2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOBREIRA, Vickele. Indícios da formação de professores de Educação Física em Minas Gerais. 2015. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/331porALARCÃO, I. Contribuição da didáctica para a formação de professores: reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 179-214. ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber ensinar. In: PAQUAY, L. et al. (Orgs.) Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35. ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar a aprendizagem em um ensino centrado nas competências. In: GIMENO SACRISTÁN, J. Educar por competências: O que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 233-264. 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Educação Física
description A formação profissional é uma etapa de evolução na caminhada de muitos, nesse mundo repleto de diferenças, especialidades, necessidades e objetivos. Os professores podem ser considerados os principais profissionais dessa construção humana, pois têm a responsabilidade de participar da formação de novos indivíduos, de novos profissionais. Aqueles formados na área de Educação Física deveriam compreender com maior profundidade as possibilidades de suas atuações com o intuito de buscar maneiras mais eficientes de exercer a verdadeira função de suas ações profissionais, especialmente, quando são dirigidos a desenvolver sua profissão junto daqueles que estão construindo seu perfil humano. Compreender um pouco melhor os currículos dos cursos que formam professores, de Educação Física, é um dos meios de entendermos com maior embasamento como se dá suas práticas pedagógicas na formação humana e de novos professores. Esse estudo investigou, por meio de uma abordagem qualitativa, o delineamento da formação de licenciados em Educação Física, no estado de Minas Gerais, utilizando como método de pesquisa o Paradigma Indiciário. O Paradigma Indiciário que tem como objetivo buscar indícios que podem por vezes passar despercebidos em análises de pesquisas, por não se enquadrarem em padrões ou prioridades quantitativas dos dados. Entretanto, tais indícios são significativos na análise dos fenômenos investigados podendo contribuir positiva ou negativamente no entendimento do objeto de estudo. Assim, identificamos indícios que representam diferenciais na formação desse profissional, podendo estes serem positivos ou negativos na futura atuação dos professores. Com análise de matrizes curriculares dos cursos e das opiniões dos coordenadores relacionamos os dados dessa formação profissional com as diretrizes que norteiam a formação do perfil do professor de Educação Física. Verificamos que o currículo tradicional muitas vezes não caminha junto aos indícios do currículo oculto, pois a construção das estruturas curriculares não é representa na fala dos gestores dos cursos com a mesma precisão de competências e qualidades profissionais exigidas nessa formação, principalmente quando são tratadas as características fundamentais da formação de um professor: as questões didático-pedagógicas. As justificativas para uma boa formação se respaldam na qualidade e titulação dos grupos de professores, bem como do cumprimento das exigências de organização e construção curricular advindas dos órgãos que autorizam a abertura e o funcionamento desses cursos. Sabemos que a análise documental e a interpretação das opiniões dos coordenadores não remete a nós a propriedade de afirmarmos que tal formação profissional esteja efetivamente carente de características de um professor formador, contrário às críticas de um professor transmissivo. Mas, entendemos também, que é por meio do currículo que diretrizes são seguidas para a garantia de uma formação profissional mais competente e satisfatória aos entraves do contexto de atuação. Desta maneira, entendemos que discutir a formação profissional dos professores de Educação Física é fundamental para que mudanças efetivas possam ser conseguidas na elaboração de diretrizes mais coesas e de ações mais qualificadas a serem desenvolvidas junto a esses futuros profissionais.
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