Análise dos padrões de veículos na logística urbana de cargas
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
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Departamento: |
Engenharias
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14184 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.190 |
Resumo: | The aim of this paper is to analyze, based on city logistics, the operational feasibility of the use of urban freight vehicles (vehicles with a load capacity up to 2.5 tons), using the software TransCAD. The case study was conducted in a wholesale and distribution company in Uberlândia / MG. This is a traditional company that has been operating for 60 years and that stands out in the Brazilian scenario when it comes to distribution logistics processes. Due to high levels of complexity in providing logistics services in the central areas of large and midsize cities, companies have constantly been trying to find alternatives to allow this type of operation. In scenario generation, the TransCAD software was used to obtain the optimal routing in the distribution of loads. The method chosen was based on concepts of city Logistics and on the importance of urban distribution of loads, mainly in the central area of Uberlândia. The analyses will allow us to study the behavior of the vehicle profiles of urban distribution of loads, showing the better conditions from the point of view of the operational performance. |
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2016-06-22T18:37:23Z2013-05-272016-06-22T18:37:23Z2013-03-15ARAÚJO, Fernando de. Analysis of vehicle standards in city logistics. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.190https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14184https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.190The aim of this paper is to analyze, based on city logistics, the operational feasibility of the use of urban freight vehicles (vehicles with a load capacity up to 2.5 tons), using the software TransCAD. The case study was conducted in a wholesale and distribution company in Uberlândia / MG. This is a traditional company that has been operating for 60 years and that stands out in the Brazilian scenario when it comes to distribution logistics processes. Due to high levels of complexity in providing logistics services in the central areas of large and midsize cities, companies have constantly been trying to find alternatives to allow this type of operation. In scenario generation, the TransCAD software was used to obtain the optimal routing in the distribution of loads. The method chosen was based on concepts of city Logistics and on the importance of urban distribution of loads, mainly in the central area of Uberlândia. The analyses will allow us to study the behavior of the vehicle profiles of urban distribution of loads, showing the better conditions from the point of view of the operational performance.O objetivo deste trabalho é analisar, com base na logística urbana de cargas, a viabilidade operacional do emprego de veículos urbanos de cargas (veículos com capacidade de carga líquida até 2,5 toneladas), com a utilização do software TransCAD. O estudo de caso foi realizado em uma empresa do segmento de atacado e distribuição, situada na cidade de Uberlândia/MG. Trata-se de uma empresa tradicional que opera há 60 anos, destacando-se no cenário brasileiro em processos de logística. Devido à alta complexidade em garantir adequados níveis de serviços logísticos nas regiões centrais das cidades de grande e médio porte, as empresas têm buscado constantemente melhores alternativas para viabilizar esse tipo de operação. Na geração de cenários, o software TransCAD foi utilizado para obtenção da roteirização ótima na distribuição das cargas. O método escolhido apoiou-se em conceitos de Logística Urbana de Cargas e na importância da distribuição urbana de cargas, principalmente na área central. As análises realizadas permitiram estudar o comportamento de diferentes tipos de veículo de distribuição urbana de cargas, apontando as melhores condições do ponto de vista da viabilidade operacional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em Ciênciasapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia CivilUFUBREngenhariasLogística urbanaVeículo urbano de cargaTransCADLogística de distribuiçãoModelagem e simulaçãoLogísticaDistribuição de mercadoriasVigasCity logisticsUrban load vehicleTransCADScenario generationModeling and simulationCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILAnálise dos padrões de veículos na logística urbana de cargasAnalysis of vehicle standards in city logisticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaria, Carlos Albertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3Sorratini, José Aparecidohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5Guedes, Erivelton Pireshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728148Y1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258494T4Araújo, Fernando de81754347info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILFernando de Araujo.pdf.jpgFernando de Araujo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1562https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14184/3/Fernando%20de%20Araujo.pdf.jpg354ced15ed5553bac4c46ef411487ca1MD53ORIGINALFernando de Araujo.pdfapplication/pdf3273168https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14184/1/Fernando%20de%20Araujo.pdf48f9ae4ae24f92683a49465d426ac824MD51TEXTFernando de Araujo.pdf.txtFernando de Araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain182206https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14184/2/Fernando%20de%20Araujo.pdf.txt8a0fe836cef870bae6083dcadac4a7edMD52123456789/141842022-09-06 18:32:34.101oai:repositorio.ufu.br:123456789/14184Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-06T21:32:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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