Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
Brasil Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189 |
Resumo: | In this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process. |
id |
UFU_25cfa9d63e05e70b85365ea5a07079a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/32182 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua InglesaDidactic sequence experiences with song lyrics for english language teachingsequência didáticamúsicapesquisa narrativaensino e aprendizagem de língua inglesadidactic sequencesong lyricsNarrative Inquiryteaching and learning EnglishCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLinguísticaIn this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process.Dissertação (Mestrado)Nesta pesquisa, baseada nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), investiguei narrativamente minha própria experiência de planejamento de uma sequência didática com letra de música para o ensino de língua inglesa. Em minha pesquisa atuei como pesquisador-participante e através deste estudo procurei responder a seguinte questão de pesquisa: Como a experiência de planejamento de sequência didática pode ser e como pode contribuir para o desenvolvimento de minha prática como docente de língua inglesa? O meu contexto de pesquisa foi o processo de planejamento da minha sequência didática que ocorreu enquanto eu era professor de Inglês de uma escola pública. Para compor os textos de campo, escrevi narrativas sobre minha experiência vivida durante o processo de planejamento das diferentes versões de uma sequência didática. Na composição de sentidos adotei a perspectiva de (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). Ao final de meu estudo, construí diferentes olhares práticos, teóricos e metodológicos sobre a minha própria prática, sobre a concepção de uma sequência didática e sobre o processo de planejamento e de autoria docente.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosMello, Dilma Maria dehttp://lattes.cnpq.br/8539603114398419Cabral Bengezen, Vivianehttp://lattes.cnpq.br/6299135330351127Costa Ribas, Fernandahttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157Costa Júnior, Francisco Genival2021-06-24T18:24:50Z2021-06-24T18:24:50Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-22T14:54:20Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32182Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-22T14:54:20Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa Didactic sequence experiences with song lyrics for english language teaching |
title |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa |
spellingShingle |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa Costa Júnior, Francisco Genival sequência didática música pesquisa narrativa ensino e aprendizagem de língua inglesa didactic sequence song lyrics Narrative Inquiry teaching and learning English CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística |
title_short |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa |
title_full |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa |
title_fullStr |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa |
title_sort |
Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa |
author |
Costa Júnior, Francisco Genival |
author_facet |
Costa Júnior, Francisco Genival |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Dilma Maria de http://lattes.cnpq.br/8539603114398419 Cabral Bengezen, Viviane http://lattes.cnpq.br/6299135330351127 Costa Ribas, Fernanda http://lattes.cnpq.br/8897481539878157 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Júnior, Francisco Genival |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sequência didática música pesquisa narrativa ensino e aprendizagem de língua inglesa didactic sequence song lyrics Narrative Inquiry teaching and learning English CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística |
topic |
sequência didática música pesquisa narrativa ensino e aprendizagem de língua inglesa didactic sequence song lyrics Narrative Inquiry teaching and learning English CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística |
description |
In this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-24T18:24:50Z 2021-06-24T18:24:50Z 2021-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189 |
identifier_str_mv |
COSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805397015589289984 |