Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Costa Júnior, Francisco Genival
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
Resumo: In this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process.
id UFU_25cfa9d63e05e70b85365ea5a07079a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32182
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua InglesaDidactic sequence experiences with song lyrics for english language teachingsequência didáticamúsicapesquisa narrativaensino e aprendizagem de língua inglesadidactic sequencesong lyricsNarrative Inquiryteaching and learning EnglishCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLinguísticaIn this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process.Dissertação (Mestrado)Nesta pesquisa, baseada nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), investiguei narrativamente minha própria experiência de planejamento de uma sequência didática com letra de música para o ensino de língua inglesa. Em minha pesquisa atuei como pesquisador-participante e através deste estudo procurei responder a seguinte questão de pesquisa: Como a experiência de planejamento de sequência didática pode ser e como pode contribuir para o desenvolvimento de minha prática como docente de língua inglesa? O meu contexto de pesquisa foi o processo de planejamento da minha sequência didática que ocorreu enquanto eu era professor de Inglês de uma escola pública. Para compor os textos de campo, escrevi narrativas sobre minha experiência vivida durante o processo de planejamento das diferentes versões de uma sequência didática. Na composição de sentidos adotei a perspectiva de (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). Ao final de meu estudo, construí diferentes olhares práticos, teóricos e metodológicos sobre a minha própria prática, sobre a concepção de uma sequência didática e sobre o processo de planejamento e de autoria docente.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosMello, Dilma Maria dehttp://lattes.cnpq.br/8539603114398419Cabral Bengezen, Vivianehttp://lattes.cnpq.br/6299135330351127Costa Ribas, Fernandahttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157Costa Júnior, Francisco Genival2021-06-24T18:24:50Z2021-06-24T18:24:50Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-22T14:54:20Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32182Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-22T14:54:20Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
Didactic sequence experiences with song lyrics for english language teaching
title Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
spellingShingle Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
Costa Júnior, Francisco Genival
sequência didática
música
pesquisa narrativa
ensino e aprendizagem de língua inglesa
didactic sequence
song lyrics
Narrative Inquiry
teaching and learning English
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
title_short Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
title_full Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
title_fullStr Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
title_full_unstemmed Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
title_sort Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
author Costa Júnior, Francisco Genival
author_facet Costa Júnior, Francisco Genival
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Dilma Maria de
http://lattes.cnpq.br/8539603114398419
Cabral Bengezen, Viviane
http://lattes.cnpq.br/6299135330351127
Costa Ribas, Fernanda
http://lattes.cnpq.br/8897481539878157
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Júnior, Francisco Genival
dc.subject.por.fl_str_mv sequência didática
música
pesquisa narrativa
ensino e aprendizagem de língua inglesa
didactic sequence
song lyrics
Narrative Inquiry
teaching and learning English
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
topic sequência didática
música
pesquisa narrativa
ensino e aprendizagem de língua inglesa
didactic sequence
song lyrics
Narrative Inquiry
teaching and learning English
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
description In this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-24T18:24:50Z
2021-06-24T18:24:50Z
2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
identifier_str_mv COSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805397015589289984