Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santana, Ana Flávia Ribeiro lattes
Orientador(a): Cerasoli, Josianne Francia lattes
Banca de defesa: Pucci, Bruno lattes, Franco, Aléxia Pádua lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434
Resumo: Mestre em História
id UFU_bdfdadb7c406854d7ca4c299ae3fcf19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/16434
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:45:55Z2012-11-192016-06-22T18:45:55Z2012-09-28SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434application/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaUFUBRCiências HumanasEducação a distânciaPolíticas neoliberaisReforma educacionalFormação de professoresEnsino de históriaHistória socialEnsino a distância - BrasilPolíticas públicas - EducaçãoHistória - Formação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEducação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCerasoli, Josianne Franciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795581D6Pucci, Brunohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783026Z6Franco, Aléxia Páduahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241876Y0Santana, Ana Flávia RibeiroMestre em HistóriaEsse trabalho apresenta um estudo sobre o projeto político educacional da EaD (com foco prioritário no curso de licenciatura em história), modalidade de ensino que tem como proposta ampliar a formação de professores em todo o país. A partir desse estudo, buscamos refletir sobre a educação que se quer desenvolver no país, bem como discutimos para quem e como se quer desenvolvê-la, considerando-se sobretudo a importância da formação de professores para a efetivação de um projeto educacional. Para tanto, estamos atentos às questões políticas e de governabilidade, aos interesses, às finalidades e às estratégias de instituições sociais envolvidas no processo da educação, e analisamos critérios de qualidade na EaD a partir da legislação (desde a primeira norma que regulamenta a EaD no Brasil se configurou a partir da reforma educacional instituída pela LDB de 1996) e de exemplos de propostas pedagógicas de cursos de licenciatura em história. Neste cenário, nos chama a atenção os impactos das ideias e práticas neoliberais no desenvolvimento desta modalidade de ensino. Ademais, busca-se problematizar de que maneira a legislação do MEC tem organizado critérios de qualidade, visto que o número de instituições que ofertam cursos de licenciatura em EaD tem apresentado um crescimento vertiginoso. A partir desse panorama de análise, problematizamos a formação no curso de licenciatura em história na modalidade presencial e a distância na cidade de Uberlândia MG.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILd.pdf.jpgd.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/3/d.pdf.jpg7da9a2e4aa84554e212e5107e687b1ceMD53ORIGINALd.pdfapplication/pdf1557899https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/1/d.pdff57a78df29129e6d17b1ff0e3c1b7994MD51TEXTd.pdf.txtd.pdf.txtExtracted texttext/plain316051https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/2/d.pdf.txt4835b65db301fd845d549d8b48f0cbcfMD52123456789/164342016-06-23 03:54:58.981oai:repositorio.ufu.br:123456789/16434Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:54:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
title Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
spellingShingle Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
Santana, Ana Flávia Ribeiro
Educação a distância
Políticas neoliberais
Reforma educacional
Formação de professores
Ensino de história
História social
Ensino a distância - Brasil
Políticas públicas - Educação
História - Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
title_full Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
title_fullStr Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
title_full_unstemmed Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
title_sort Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
author Santana, Ana Flávia Ribeiro
author_facet Santana, Ana Flávia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerasoli, Josianne Francia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795581D6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pucci, Bruno
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783026Z6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Franco, Aléxia Pádua
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241876Y0
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ana Flávia Ribeiro
contributor_str_mv Cerasoli, Josianne Francia
Pucci, Bruno
Franco, Aléxia Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Políticas neoliberais
Reforma educacional
Formação de professores
Ensino de história
História social
Ensino a distância - Brasil
Políticas públicas - Educação
História - Formação de professores
topic Educação a distância
Políticas neoliberais
Reforma educacional
Formação de professores
Ensino de história
História social
Ensino a distância - Brasil
Políticas públicas - Educação
História - Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Mestre em História
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-19
2016-06-22T18:45:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434
identifier_str_mv SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/3/d.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/1/d.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/2/d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7da9a2e4aa84554e212e5107e687b1ce
f57a78df29129e6d17b1ff0e3c1b7994
4835b65db301fd845d549d8b48f0cbcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331461326536704