Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em História
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434 |
Resumo: | Mestre em História |
id |
UFU_bdfdadb7c406854d7ca4c299ae3fcf19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/16434 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:45:55Z2012-11-192016-06-22T18:45:55Z2012-09-28SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434application/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaUFUBRCiências HumanasEducação a distânciaPolíticas neoliberaisReforma educacionalFormação de professoresEnsino de históriaHistória socialEnsino a distância - BrasilPolíticas públicas - EducaçãoHistória - Formação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEducação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCerasoli, Josianne Franciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795581D6Pucci, Brunohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783026Z6Franco, Aléxia Páduahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241876Y0Santana, Ana Flávia RibeiroMestre em HistóriaEsse trabalho apresenta um estudo sobre o projeto político educacional da EaD (com foco prioritário no curso de licenciatura em história), modalidade de ensino que tem como proposta ampliar a formação de professores em todo o país. A partir desse estudo, buscamos refletir sobre a educação que se quer desenvolver no país, bem como discutimos para quem e como se quer desenvolvê-la, considerando-se sobretudo a importância da formação de professores para a efetivação de um projeto educacional. Para tanto, estamos atentos às questões políticas e de governabilidade, aos interesses, às finalidades e às estratégias de instituições sociais envolvidas no processo da educação, e analisamos critérios de qualidade na EaD a partir da legislação (desde a primeira norma que regulamenta a EaD no Brasil se configurou a partir da reforma educacional instituída pela LDB de 1996) e de exemplos de propostas pedagógicas de cursos de licenciatura em história. Neste cenário, nos chama a atenção os impactos das ideias e práticas neoliberais no desenvolvimento desta modalidade de ensino. Ademais, busca-se problematizar de que maneira a legislação do MEC tem organizado critérios de qualidade, visto que o número de instituições que ofertam cursos de licenciatura em EaD tem apresentado um crescimento vertiginoso. A partir desse panorama de análise, problematizamos a formação no curso de licenciatura em história na modalidade presencial e a distância na cidade de Uberlândia MG.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILd.pdf.jpgd.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/3/d.pdf.jpg7da9a2e4aa84554e212e5107e687b1ceMD53ORIGINALd.pdfapplication/pdf1557899https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/1/d.pdff57a78df29129e6d17b1ff0e3c1b7994MD51TEXTd.pdf.txtd.pdf.txtExtracted texttext/plain316051https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/2/d.pdf.txt4835b65db301fd845d549d8b48f0cbcfMD52123456789/164342016-06-23 03:54:58.981oai:repositorio.ufu.br:123456789/16434Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:54:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
title |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
spellingShingle |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história Santana, Ana Flávia Ribeiro Educação a distância Políticas neoliberais Reforma educacional Formação de professores Ensino de história História social Ensino a distância - Brasil Políticas públicas - Educação História - Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
title_full |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
title_fullStr |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
title_full_unstemmed |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
title_sort |
Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
author |
Santana, Ana Flávia Ribeiro |
author_facet |
Santana, Ana Flávia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cerasoli, Josianne Francia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795581D6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pucci, Bruno |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783026Z6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Franco, Aléxia Pádua |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241876Y0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Ana Flávia Ribeiro |
contributor_str_mv |
Cerasoli, Josianne Francia Pucci, Bruno Franco, Aléxia Pádua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Políticas neoliberais Reforma educacional Formação de professores Ensino de história História social Ensino a distância - Brasil Políticas públicas - Educação História - Formação de professores |
topic |
Educação a distância Políticas neoliberais Reforma educacional Formação de professores Ensino de história História social Ensino a distância - Brasil Políticas públicas - Educação História - Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Mestre em História |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-19 2016-06-22T18:45:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:45:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/3/d.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/1/d.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16434/2/d.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7da9a2e4aa84554e212e5107e687b1ce f57a78df29129e6d17b1ff0e3c1b7994 4835b65db301fd845d549d8b48f0cbcf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331461326536704 |