Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Barbosa, Verônica Maria Biano
Orientador(a): Tinoco, Robson Coelho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34119
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
id UNB_1688ce8bea5ca0eb14a0ca09fe528404
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/34119
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Barbosa, Verônica Maria BianoTinoco, Robson Coelho2019-03-11T17:51:33Z2019-03-11T17:51:33Z2019-03-112018-03-28BARBOSA, Verônica Maria Biano. Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz. 2018. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34119Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.Este trabalho é um debruçar-se sobre a relação entre o texto camusiano, as ilustrações de José Muñoz e a edição de Didier Gonord, que fundem-se em um sentido próprio na obra híbrida O estrangeiro (2012), editada pela Futuropolis/Gallimard em ocasião do centenário de nascimento de Albert Camus. Ao leitor desta dissertação é apresentado um percurso analítico que abarca em si aspectos da sensibilidade, posto o objeto de trabalho ser de ordem estética – e portanto, do campo do sensível. Interessa-nos aqui uma investigação sobre os processos de construção de sentido que atravessam esta obra como um todo, tendo em vista, além da tríade texto verbal-imagem-edição, também as cruciais relações estabelecidas entre sujeito-leitor e a obra. Nosso objetivo é traçar uma análise de O estrangeiro (2012) enquanto obra híbrida, focando o olhar nas relações entre o texto literário e a imagem. A partir de Barthes, e seguindo uma perspectiva semiótica francesa greimasiana, trazemos à baila definições de Texto, obra e sentido. Buscamos em Merleau-Ponty um olhar sobre a noção relacional da construção de sentido de uma obra estética para discutirmos também os processos de vincuação que nela são postos. Em seguida, por uma via de análise discursiva apoiada em Fiorin, analisamos a composição e funcionamento do discurso posto em cena por meio do Percurso Gerativo de Sentido, ferramenta metodológica-discursiva que possibilita a decomposição da estrutura textual a fim de obter uma visão não só do todo, mas das partes em específico que o compõem. Apresentamos um caminho de análise que seguem por perspectivas relacionais e construímos esta investigação a partir das estruturas básicas de composição da obra, quais sejam: o fazer-se em preto e branco e o expressar-se em palavra e imagem. Por fim, examinamos nosso objeto enquanto forma no intuito de elucidarmos as diferenças entre obra ilustrada e obra com ilustração. Nosso último movimento de análise é evidenciar a expansão do texto verbal operada pelas imagens, ou seja, o modo como elas mostram aos olhos o teor, a idea de cada quadro, ou seja, de cada página dupla.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation looks over the relationship between the Camusian text, the illustrations of José Muñoz and the edition of Didier Gonord, which fuse in a proper sense in the hybrid work L’étranger (2012), edited by Futuropolis / Gallimard by the occasion of the centenary of Albert Camus's birth. To the reader of this dissertation is presented an analytical course that covers in itself aspects of the sensibility, since the work's object belongs to the aesthetic realm - and, therefore, to the realm of the sensible. We are interested in an investigation of the processes of construction of meaning that go through this work as a whole, in addition to the verbal text-image-editing triad, as well as the crucial relations established between subject-reader and the work. Our objective is to draw an analysis of L’étranger (2012) as a hybrid work, focusing on the relations between the literary text and the image. Starting from Barthes, and following a French Greimasian semiotic perspective, we bring definitions of Text, work and meaning. In Merleau-Ponty, we look at the relational notion of the construction of meaning in an aesthetic work to discuss also the relational processes that are put in it. Then, following a path of discursive analysis based on Fiorin, we work the composition and functioning of the discourse put on the scene through the Gerative Path of Sense, a methodological-discursive tool that enables the decomposition of the textual structure in order to obtain a vision not only of the whole, but of the specific parts that make it up. The ways of analysis follow relational ways, as we investigate the basic structures of composition of the work, namely: to be constructed in black and white and to be expressed in word and image. Finally, we examine our object as form to elucidate the differences between illustrated work and work with illustrations. Our last movement of analysis is to show the expansion of the verbal text operated by the images, the way they show to the eyes the content, the idea of each picture, that is, of each double page.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessPercepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñozinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCamus, Albert, 1913-1960 - crítica e interpretaçãoMuñoz, José, 1942- crítica e interpretaçãoSemióticaLinguagem literáriaImagens, ilustrações, etc.porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_VerônicaMariaBianoBarbosa.pdf2018_VerônicaMariaBianoBarbosa.pdfapplication/pdf5290078http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34119/1/2018_Ver%c3%b4nicaMariaBianoBarbosa.pdf01334f391c5e290cd6d80936ec4a2770MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34119/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/341192023-07-17 15:05:33.921open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T18:05:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
title Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
spellingShingle Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
Barbosa, Verônica Maria Biano
Camus, Albert, 1913-1960 - crítica e interpretação
Muñoz, José, 1942- crítica e interpretação
Semiótica
Linguagem literária
Imagens, ilustrações, etc.
title_short Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
title_full Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
title_fullStr Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
title_full_unstemmed Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
title_sort Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz
author Barbosa, Verônica Maria Biano
author_facet Barbosa, Verônica Maria Biano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Verônica Maria Biano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tinoco, Robson Coelho
contributor_str_mv Tinoco, Robson Coelho
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Camus, Albert, 1913-1960 - crítica e interpretação
Muñoz, José, 1942- crítica e interpretação
Semiótica
Linguagem literária
Imagens, ilustrações, etc.
topic Camus, Albert, 1913-1960 - crítica e interpretação
Muñoz, José, 1942- crítica e interpretação
Semiótica
Linguagem literária
Imagens, ilustrações, etc.
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-11T17:51:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-11T17:51:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Verônica Maria Biano. Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz. 2018. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/34119
identifier_str_mv BARBOSA, Verônica Maria Biano. Percepções do traço à prosa : relações imagético-literárias em O Estrangeiro, de Albert Camus e José Muñoz. 2018. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34119/1/2018_Ver%c3%b4nicaMariaBianoBarbosa.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34119/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01334f391c5e290cd6d80936ec4a2770
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864450006843392