Through the Veil : olhar, sentir e interagir em ambientes digitais que promovem empatia acerca de realidades apagadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Moraes, Mariana Bergo de
Orientador(a): Higawa, Celia Kinuko Matsunaga
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36777
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
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spelling Moraes, Mariana Bergo deHigawa, Celia Kinuko Matsunaga2020-02-04T10:35:39Z2020-02-04T10:35:39Z2020-02-042019-07-05MORAES, Mariana Bergo de. Through the Veil: olhar, sentir e interagir em ambientes digitais que promovem empatia acerca de realidades apagadas. 2019. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36777Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.Esta pesquisa pretendeu aprofundar conhecimentos sobre transtornos mentais e como os jogos digitais podem ser utilizados na disseminação de informações referentes ao assunto, a fim de gerar empatia e trazer uma representatividade mais fiel àquelas pessoas que sofrem com essas enfermidades. Pouco se fala sobre o tema. Fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento não são discutidos abertamente; tratamentos humanizados que auxiliem a ressocialização desses pacientes não são apresentados na mídia e publicações sobre o assunto são insuficientes. O objetivo da pesquisa foi analisar como os jogos digitais podem gerar empatia nas pessoas que desconhecem os transtornos e promover a representatividade de pessoas que sofrem com eles, visando proporcionar e estabelecer a sua plena participação social. Assim, por meio da jogabilidade, estética e mecânica - elementos presentes em jogos digitais - foi proposto um protótipo de jogo digital que promove o diálogo e informa jogadores sobre a esquizofrenia, o transtorno mental escolhido para ser representando após a realização dos estudos que serão apresentados na pesquisa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research aims to analyze knowledge about mental disorders and how digital games may be used in disseminating information about the subject, aiming to generate empathy and bring more faithful representativeness to those people who suffer from the disorders. Those disorders are usually not openly discussed, are not recurrent on the media, and there is very little informative material about them. While studying the subject, this research intends to investigate how digital games can help in the dissemination of relevant information about mental disorders. Thereby, it tries to analyze elements present in digital games which can contribute for promoting empathy and representation of stigmatized mental disorders, searching to generate immersion and touch players about the subject through the games’ elements of gameplay, aesthetics and mechanics, aiming to promote a dialogue about mental disorders, mitigating its stigma. Through elements present in games, such as dynamics, aesthetics and mechanics, it was proposed a digital game prototype that promotes dialogue and informs players about schizophrenia, a mental disorder chosen to be represented after studies about the topic.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessThrough the Veil : olhar, sentir e interagir em ambientes digitais que promovem empatia acerca de realidades apagadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTranstornos mentaisJogos digitaisEsquizofreniaTratamentos humanizadosRessocializaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_MarianaBergodeMoraes.pdf2019_MarianaBergodeMoraes.pdfapplication/pdf4713983http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36777/1/2019_MarianaBergodeMoraes.pdf14a293952ed92db10d193e1968113ac8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36777/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/367772024-01-26 15:21:57.537open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T18:21:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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