Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rosa, Rodrigo Amorim Gonçalves
Orientador(a): Mattos, César Costa Alves de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8113
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
id UNB_7b8c9e2b795d46530fe243357f184283
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/8113
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rosa, Rodrigo Amorim GonçalvesMattos, César Costa Alves de2011-05-30T21:03:20Z2011-05-30T21:03:20Z2011-05-302008-10-06ROSA, Rodrigo Amorim Gonçalves. Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil. 2008. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8113Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.Este trabalho analisa a relação entre falhas de mercado no setor de televisão por radiodifusão no Brasil e as características da programação de televisão aberta. A partir da observância de falhas de mercado (bens públicos, externalidades, oligopolização e assimetrias de informações) é discutida a associação entre essas falhas e o processo de seleção de programação pelas emissoras de televisão por radiodifusão comerciais e públicas no Brasil. Teoricamente, verifica-se a presença de um viés de homogeneização, ou de duplicação, da programação de TV no Brasil a partir de uma versão adaptada do modelo de Steiner (1952) para um cenário com cinco emissoras comerciais, próximo da configuração brasileira do mercado de televisão. Em termos empíricos, é analisado o nível de diversidade da programação das emissoras comerciais e da TV Brasil, emissora pública federal de radiodifusão, a partir de um coeficiente de diversidade da programação proposto por Steiner, desenvolvido para o mercado brasileiro. O coeficiente é calculado com base na programação das cinco maiores emissoras de televisão privadas nacionais e na programação da TV Brasil. Os resultados são discutidos em termos da maximização do bem-estar social, como proposto por Shy (2001) e confirmam a presença do viés de homogeneização, ou duplicação, na televisão comercial brasileira, e que a presença da TV pública atenua a falha de mercado, ao ampliar a oferta de diversidade de programação, embora não esteja imune ao viés de homogeneização e esteja abaixo do nível socialmente ótimo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper discusses the relationship between market failures in broadcast television in Brazil (public good, externalities, oligopoly and assimetry of information) and the process of program-choice by television stations. Theoretically, it verifies the existence of a homogeneity bias, or duplication bias, in private TV programming in Brazil from an adapted version of Steiner (1952) of a setting with five private broadcast stations, similar to brazilian market configuration. Empirically, it analyses the level of diversity of private television e of TV Brasil, the federal public broadcast television, from a coefficient of diversity of programming as proposed by Steiner, developed to brazilian broadcast market. The coefficient is calculated by the schedule of programming of the five major private television stations and of TV Brasil. The results are discussed in terms of welfare, as proposed by Shy (2001) and seem to confirm the existence of the homogeneity bias. The presence of public broadcast television softens market failure, by raising diversity supply of television programming, although it is not free from the homogeneity bias and remains below social optimum.Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no BrasilMarket failures and the homogeneity of broadcasttv programming in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTelevisão - programasTelevisão - programas - avaliação - Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdfapplication/pdf1116448http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8113/1/2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdfb432c70650688913bcba47f639dbc3c5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1870http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8113/2/license.txtbe38747abed9c3a2114b7a7b00dc336eMD52open accessTEXT2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf.txt2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf.txtExtracted texttext/plain256642http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8113/3/2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf.txte82cfa3d8dd574687b782ae58622037cMD53open access10482/81132023-07-12 15:50:21.641open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T18:50:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Market failures and the homogeneity of broadcasttv programming in Brazil
title Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
spellingShingle Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
Rosa, Rodrigo Amorim Gonçalves
Televisão - programas
Televisão - programas - avaliação - Brasil
title_short Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
title_full Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
title_fullStr Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
title_full_unstemmed Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
title_sort Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
author Rosa, Rodrigo Amorim Gonçalves
author_facet Rosa, Rodrigo Amorim Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rodrigo Amorim Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattos, César Costa Alves de
contributor_str_mv Mattos, César Costa Alves de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Televisão - programas
Televisão - programas - avaliação - Brasil
topic Televisão - programas
Televisão - programas - avaliação - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-10-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-30T21:03:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-30T21:03:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Rodrigo Amorim Gonçalves. Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil. 2008. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/8113
identifier_str_mv ROSA, Rodrigo Amorim Gonçalves. Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil. 2008. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8113/1/2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8113/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/8113/3/2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b432c70650688913bcba47f639dbc3c5
be38747abed9c3a2114b7a7b00dc336e
e82cfa3d8dd574687b782ae58622037c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797406070365224960