Perspectivas de Rappers Brancos/as Brasileiros/as Sobre as Relações Raciais um Olhar Sobre a Branquitude
| Ano de defesa: | 2015 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Não Informado pela instituição
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3120 |
Resumo: | Esta dissertação busca compreender a visão de rappers brancos/as brasileiros/as sobre as relações raciais e, em específico, sobre a branquitude. Em que medida os temas relacionados ao racismo têm feito parte do olhar crítico dos/as mesmos/as? Veremos que o modo como se definem racialmente não impede que a maioria reconheça a existência de privilégios por conta do fenótipo branco. A análise de discurso e de conteúdo é feita com base em composições e participação direta de 17 (dezessete) artistas que responderam a um questionário e, indiretamente, através de entrevistas disponibilizadas em diferentes fontes documentais e obras de outros 8 (oito) nomes, de carreira individual ou em grupo. Discuto como as categorias de classe, gênero, estética e religião se imbricam na identidade artística e racial e de que maneira a interseccionalidade opera. Apresento uma abordagem conceitual contemporânea, relacionada aos estudos sobre raça-etnia. E para se entender tais marcadores no contexto das relações que envolvem os/as rappers, construo novos conceitos, como o de "padrão Racionais", "empatia abnegada", "branco denegrido". Outros são desdobrados buscando caracterizar e referendar as posturas dos/as artistas numa perspectiva autocrítica e educativa |
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Perspectivas de Rappers Brancos/as Brasileiros/as Sobre as Relações Raciais um Olhar Sobre a BranquitudeBranquitudeEducaçãoRacismoRapRappers Brancos/asEsta dissertação busca compreender a visão de rappers brancos/as brasileiros/as sobre as relações raciais e, em específico, sobre a branquitude. Em que medida os temas relacionados ao racismo têm feito parte do olhar crítico dos/as mesmos/as? Veremos que o modo como se definem racialmente não impede que a maioria reconheça a existência de privilégios por conta do fenótipo branco. A análise de discurso e de conteúdo é feita com base em composições e participação direta de 17 (dezessete) artistas que responderam a um questionário e, indiretamente, através de entrevistas disponibilizadas em diferentes fontes documentais e obras de outros 8 (oito) nomes, de carreira individual ou em grupo. Discuto como as categorias de classe, gênero, estética e religião se imbricam na identidade artística e racial e de que maneira a interseccionalidade opera. Apresento uma abordagem conceitual contemporânea, relacionada aos estudos sobre raça-etnia. E para se entender tais marcadores no contexto das relações que envolvem os/as rappers, construo novos conceitos, como o de "padrão Racionais", "empatia abnegada", "branco denegrido". Outros são desdobrados buscando caracterizar e referendar as posturas dos/as artistas numa perspectiva autocrítica e educativaThis dissertation seeks to understand the point of view of white Brazilian rappers as it pertains to race relations and, specifically, their own white privilege. To what extent the issues related to racism affect those artists' self-perception? This investigation reveals that however they may define themselves racially that does not impede the majority of onlookers from recognizing the existence of inherent privileges for that artist due to his or her white phenotype. The content base of this dissertation are the compositions and direct participation of 17 artists that answered a questionnaire, and the indirect involvement of another eight artists, as individuals or as a group, through publicly available interviews and tracks. I discuss how social categories such as class, gender, aesthetic, and religion imbricate themselves within an artist to form his or her artistic and racial identity and how those intersections operate. This dissertation presents a contemporary conceptual investigation of race and ethnicity, paralleling the same issues in United States. Additionally in the context of race relations new terms and concepts have been created that relate to white Brazilian rappers, such as "Race Pradigm" (Padrão Racionais), "Black Empathy" (Empatia Abnegada), and "Blackened White" (Branco Denegrido). Meanwhile, other vocabulary arises grasping to characterize and reference the postures, positions, and traits of white Brazilian rappers from a self-critical and academic perspective.Messeder, Marcos Luciano LopesCardoso, Lourenço da ConceiçãoMattos, Wilson Roberto deMiranda, Jorge Hilton de Assis2022-09-02T14:10:35Z2022-09-02T14:10:35Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMIRANDA, Jorge Hilton de Assis. Perspectivas de rappers brancos/as brasileiros/as sobre as relações raciais: um olhar sobre a branquitude. 2015. 183f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3120ark:/31471/0013000000qbkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2023-11-30T03:00:32Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3120Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2023-11-30T03:00:32Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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