A educação pulsional em Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Vagner da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553
Resumo: Orientador: Lídia Maria Rodrigo
id UNICAMP-30_091fc597df9967dd4a775ee710895e16
oai_identifier_str oai::797376
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação pulsional em NietzscheThe drive education in NietzscheNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900EducaçãoFilosofia alemãVontade - FilosofiaPoder (Filosofia)EducationPhilosophy GermanWill (Philosophy)Power (Philosophy)Orientador: Lídia Maria RodrigoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Apesar de Nietzsche ser uma referência fundamental para a filosofia contemporânea, os estudos sobre seu pensamento na área da educação ainda são poucos. Este trabalho tenta oferecer mais uma alternativa à interpretação do pensamento dele, analisado a partir da educação vista mais como um processo de formação e transformação dos indivíduos que são educados do que como uma realidade escolar cotidiana. Para isso, elaborou-se a tese de que só há educação, aos moldes nietzscheanos, se aquilo que um ser humano é mais intimamente quando nasce puder ser transformado de modo definitivo, irreversível e irremediável, ou seja, de modo radical. Para se justificar tal tese, foram explorados conceitos fundamentais no pensamento de Nietzsche: pulsão, si, vontade de poder, tipos superiores e inferiores, cultura e civilização, além-do-homem, eterno retorno do mesmo e amor fati. Foram, ainda, desenvolvidos e apresentados conceitos novos na análise do pensamento nietzscheano - condição de nascimento, condição de vida e condição de morte -, que dizem respeito à estruturação pulsional dos seres humanos, determinando o status tipológico de cada um e suas possibilidades de ascensão e decadência pulsional.Abstract: Although Nietzsche is a fundamental reference for contemporary philosophy, studies of his thought on education are still few. This work attempts to provide an alternative interpretation of his thought, analyzed from education seen more like a process of formation and transformation of individuals who are educated, than as an everyday reality in schools. To that, we elaborated the thesis that there is only education, in the nietzschean manner, if what a human being is more deeply when it is born can be transformed in definitive, irreversible and irremediable way, in other words, in a radical way. To justify such thesis, we explored some fundamental concepts in Nietzsche's thought: drive, self, will to power, superior and inferior types, culture and civilization, super-man, eternal return of the same and amor fati. Were also developed and presented new concepts in the analysis of Nietzschean thought - condition of birth, condition of life and condition death - which concern the structuring of human drives, determining the typological status of each one and their possibilities of ascension and decadence drive.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Rodrigo, Lidia Maria, 1949-Mendonça, SamuelJacaranda, Rodolfo de FreitasGallo, Silvio Donizetti de OliveiraGoto, Roberto AkiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Vagner da2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf258 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553SILVA, Vagner da. A educação pulsional em Nietzsche. 2011. 258 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797376porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:56Zoai::797376Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação pulsional em Nietzsche
The drive education in Nietzsche
title A educação pulsional em Nietzsche
spellingShingle A educação pulsional em Nietzsche
Silva, Vagner da
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Educação
Filosofia alemã
Vontade - Filosofia
Poder (Filosofia)
Education
Philosophy German
Will (Philosophy)
Power (Philosophy)
title_short A educação pulsional em Nietzsche
title_full A educação pulsional em Nietzsche
title_fullStr A educação pulsional em Nietzsche
title_full_unstemmed A educação pulsional em Nietzsche
title_sort A educação pulsional em Nietzsche
author Silva, Vagner da
author_facet Silva, Vagner da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigo, Lidia Maria, 1949-
Mendonça, Samuel
Jacaranda, Rodolfo de Freitas
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Goto, Roberto Akira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vagner da
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Educação
Filosofia alemã
Vontade - Filosofia
Poder (Filosofia)
Education
Philosophy German
Will (Philosophy)
Power (Philosophy)
topic Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Educação
Filosofia alemã
Vontade - Filosofia
Poder (Filosofia)
Education
Philosophy German
Will (Philosophy)
Power (Philosophy)
description Orientador: Lídia Maria Rodrigo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553
SILVA, Vagner da. A educação pulsional em Nietzsche. 2011. 258 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553
identifier_str_mv SILVA, Vagner da. A educação pulsional em Nietzsche. 2011. 258 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615553. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
258 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139917740113920