Nietzsche filósofo da educação: vontade de potência e educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Seabra, Antonio [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91284
Resumo: O discurso filosófico de Nietzsche percorre a vida em ampla gama de considerações, mas não é difícil visualizar nele uma preocupação educativa, traduzida no propósito de arrancar o homem do estado carente e inseguro a que o teria confinado a cultura moderna, apontando-lhe a saída em uma nova cultura afirmativa e superior. Vista assim, toda a filosofia nietzscheana poderia ser entendida como uma grande crítica à cultura moderna, que o filósofo vê doente e necessitada de médicos para salvá-la. E a cura há que vir daqueles que se proponham a educar a humanidade para aquela elevação, mediante rompimento com idéias, práticas e métodos obsoletos. Todavia, se focarmos o exame em algumas partes de sua obra, veremos existir nelas pensamentos voltados mais diretamente para o tema da educação, em que, sem esforço demasiado, poderíamos ver delineada, ainda que não de maneira sistemática, uma filosofia da educação. Sabemos todos os operadores da esfera educacional que a questão em que se constitui a filosofia da educação é objeto de não poucos debates, parecendo distante o consenso em torno de uma definição. Se nos ativermos, porém, às questões que são colocadas pelas pessoas credenciadas a falar sobre o tema, veremos que dizem respeito a se a educação é direito de todos, se seu objeto é transmissão de conhecimentos, a formação do indivíduo, o desenvolvimento de suas potencialidades, o seu preparo para o exercício de uma profissão, todas essas tarefas, ou a combinação delas. De tudo isso Nietzsche se ocupou em seus escritos, sobretudo naqueles que são considerados por alguns biógrafos e comentadores como os da primeira fase de seu pensamento. E no questionamento da educação pelo filósofo, subjacente à idéia da necessidade de se conduzir a humanidade a uma cultura superior e emancipadora se apresenta aquilo...
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