Por novos materiais didáticos que contemplem os multiletramentos : gamificação e elementos de narrativa transmídia no Aventuras Currículo+

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Castilho, Camila de Castro, 1982-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634943
Resumo: Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
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spelling Por novos materiais didáticos que contemplem os multiletramentos : gamificação e elementos de narrativa transmídia no Aventuras Currículo+For new didactic materials that contemplate multiliteracies : gamification and elements of transmedia narrative in Aventuras Currículo+Material didáticoLetramentoGamificaçãoMultimídia interativaDidactic materialLiteracyGamificationInteractive multimediaOrientador: Jacqueline Peixoto BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa é caracterizada por ser uma análise documental inserida no campo da Linguística Aplicada, que tem como objeto de análise o Aventuras Currículo+. Com o objetivo de atender a uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), o material foi inicialmente concebido para ser um projeto de recuperação de aprendizagem para estudantes da rede estadual do Estado de São Paulo. Para tanto, esse material apresenta atividades relativas à leitura e à escrita, cujas atividades são relacionadas por meio de uma narrativa, além de contar com estratégias de gamificação na sua produção e com a articulação com objetos de aprendizagem (OA), disponíveis na plataforma Currículo+, e ferramentas digitais. Com a crescente demanda pela integração de tecnologias digitais em novas práticas, que devem ser caracterizadas pela diversidade de linguagens e multiplicidade cultural, tornam-se cada vez mais necessários materiais que contemplem os multiletramentos e que sejam produzidos a partir de novas estratégias. Por esse motivo, a análise do Aventuras Currículo+ destinou-se a avaliar se o material contempla os multiletramentos e de que forma, além de verificar como se utiliza da estratégia da gamificação e em que medida se aproxima de elementos da narrativa transmídia. Por meio da análise, foi possível verificar que o Aventuras contempla os multiletramentos por meio de textos/produções multissemióticas e da diversidade cultural trabalhados a medida que alguns gêneros e textos/produções são explorados. No que diz respeito à gamificação, o material faz uso de elementos de games na organização das atividades, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades e para a relação dos alunos com os conteúdos de forma lúdica. Quanto à aproximação com os elementos da narrativa transmídia, constatou-se que há a potencialidade de o universo construído ser ampliado para que essa aproximação seja mais efetiva, além de considerar outras adequações pensar em diversidade de mídias e de gêneros no contexto de Língua PortuguesaAbstract: The research is characterized as being a documental analysis inserted in the field of Applied Linguistics, whose object of analysis is the Aventuras Currículo+. With the objective of attending an initiative of the Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), the material was initially designed to be a project for the recovery of learning for the state network from Sao Paulo. To do so, this material presents activities related to reading and writing, whose activities are related through a narrative, in addition to counting on gamification strategies in its production and with the articulation with learning objects, available on the Currículo+ platform, and digital tools. With the increasing demand for the integration of digital technologies into new practices, which must be characterized by the diversity of languages and cultural multiplicity, it becomes increasingly necessary teaching materials that contemplate multiliteracies and are produced from new strategies. For this reason, the analysis of the Aventuras Currículo+ was intended to evaluate if the material contemplates the multiliteracies and in what way, besides also verifying how it uses the gamification strategy and to what extent it approaches of the transmedia narrative¿s elements. Through the analysis, it was possible to verify that the Aventuras contemplates the multiliteracies through texts/multisemiotics productions and cultural diversity worked as some genres and texts/productions are explored. As far as gamification is concerned, the material makes use of elements of games in the organization of the activities, which contributes to the development of the abilities and to the relation of the students with the contents in a playful way. As for the approximation with the elements of the transmedia narrative, it was verified that there is the potentiality of the constructed universe to be enlarged so that this approximation is more effective, besides considering other adaptations to think about diversity of media and genres in the context of Portuguese LanguageMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Rojo, Roxane Helena RodriguesGarcia, Ana Luiza M.Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastilho, Camila de Castro, 1982-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634943CASTILHO, Camila de Castro. Por novos materiais didáticos que contemplem os multiletramentos: gamificação e elementos de narrativa transmídia no Aventuras Currículo+. 2018. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634943. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062762Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-15T13:22:50Zoai::1062762Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-15T13:22:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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