Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Lopes, Jezreel Gabriel, 1987-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_454714b5aabd05662422a1dee1dd02d5
oai_identifier_str oai::1165945
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentosTeaching prototypes in multiliteracies timesMaterial didáticoMultimídia interativaLíngua maternaMultiletramentosLetramentoDigital interactive coursewareInteractive multimediaNative languageMultiliteraciesNew literaciesOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa propõe-se a analisar, por meio da metodologia pesquisa-ação, uma experiência de utilização de material didático digital interativo, produzidos sob a perspectiva de Protótipos de ensino (ROJO, 2013, 2017a, 2017b), inserindo-a num conjunto de reflexões acadêmicas que, guardadas suas especificidades, objetivam discutir a constituição de elementos da prática docente nesse contexto. Este estudo consiste na continuidade da investigação da implementação desse tipo de material realizada em Lopes (2015). A pesquisa de 2015 debruçou-se sobre o contexto de escola privada, já a presente tem seu foco no contexto de escola pública de tempo integral. Para fundamentar a constituição dos Protótipos de ensino quanto às suas estruturas pedagógicas e a seus objetos de ensino, buscou-se, inicialmente, descrever o contexto contemporâneo mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação, cujas práticas sociais, nos mais diversos âmbitos da vida humana, tornam-se cada vez mais permeadas por multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]) por e novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), e apresentar a concepção da pedagogia dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2006 [2000]). Os resultados da análise da experiência de implementação de Protótipos de ensino foram divididos em duas etapas: as questões tecnológicas e as questões pedagógicas. A partir delas, foi possível construir algumas reflexões necessárias para constituição e implementação de um web currículo (ALMEIDA, 2014a, 2014b, 2019) e para o trabalho com tecnologias da informação e comunicação e com os gêneros contemporâneos em sala de aula. Ao término do estudo, constatou-se que a disponibilidade, manutenção e proficiência de uso tecnológico são questões fundamentais para a realização eficaz de um trabalho nos moldes propostos pelos Protótipos de ensino. Em relação às questões pedagógicas, o estudo evidenciou a relação entre a constituição dos materiais e a materialização do processo de ensino. Além disso, foi possível compreender aspectos importantes que necessitam de atenção na construção de materiais didáticos voltados para um web currículo para que, assim, o ensino neles baseados seja capaz proporcionar práticas que atendam às demandas contemporâneas de educação linguísticasAbstract: This research proposes to analyze through participant observation research methodology, the processes and conduct of teaching practice mediated interactive digital didactic material, produced from the perspective of teaching prototypes (ROJO, 2013, 2017a, 2017b). This study consists of the continuation of the investigation of the implementation of this kind of material carried out by Lopes (2015). The 2015 survey focused on the context of a private school, whereas this one focuses on the context of a full-time public school. To support the constitution of teaching prototypes regarding their pedagogical structures and teaching objects, we initially sought to describe the contemporary context mediated by new information and communication technologies, whose social practices, in the most diverse areas of human life , become increasingly permeated by multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]) and new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), and to present the concept of multiliteracies pedagogy (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2006 [2000] ). The results of the analysis of the experience of implementing teaching prototypes were divided into two stages: technological issues and pedagogical issues. From them, it was possible to construct some reflections necessary for the constitution and implementation of a web curriculum (ALMEIDA, 2014a, 2014b, 2019) and for working with information and communication technologies and contemporary genres in the classroom. At the end of the study, it was found that the availability, maintenance, and proficiency of technological use are fundamental issues for the effective realization of a work along the lines proposed by the teaching prototypes. Regarding pedagogical issues, the study showed the relationship between the constitution of materials and the materialization of the teaching process. In addition, it was possible to understand important aspects that need attention in the construction of teaching materials aimed at a web curriculum so that, thus, the teaching based on them can provide practices that meet the contemporary demands of language educationDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutor em Linguística AplicadaCAPES001[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Barbosa, Jacqueline PeixotoPinheiro, Petrilson AlanCosta, Liliane Pereira da SilvaAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Jezreel Gabriel, 1987-20212021-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (253 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790LOPES, Jezreel Gabriel. Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos. 2021. 1 recurso online (253 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165945Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-21T16:12:26Zoai::1165945Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-21T16:12:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
Teaching prototypes in multiliteracies times
title Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
spellingShingle Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
Lopes, Jezreel Gabriel, 1987-
Material didático
Multimídia interativa
Língua materna
Multiletramentos
Letramento
Digital interactive courseware
Interactive multimedia
Native language
Multiliteracies
New literacies
title_short Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
title_full Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
title_fullStr Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
title_full_unstemmed Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
title_sort Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
author Lopes, Jezreel Gabriel, 1987-
author_facet Lopes, Jezreel Gabriel, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Barbosa, Jacqueline Peixoto
Pinheiro, Petrilson Alan
Costa, Liliane Pereira da Silva
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jezreel Gabriel, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Multimídia interativa
Língua materna
Multiletramentos
Letramento
Digital interactive courseware
Interactive multimedia
Native language
Multiliteracies
New literacies
topic Material didático
Multimídia interativa
Língua materna
Multiletramentos
Letramento
Digital interactive courseware
Interactive multimedia
Native language
Multiliteracies
New literacies
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790
LOPES, Jezreel Gabriel. Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos. 2021. 1 recurso online (253 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790
identifier_str_mv LOPES, Jezreel Gabriel. Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos. 2021. 1 recurso online (253 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165945
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (253 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140000071155712