O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rechia, Karen Christine, 1969-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926
Resumo: Orientador: Wencesláo Machado de Oliveira Junior
id UNICAMP-30_0fec1769ee3058619db9e675d2f73896
oai_identifier_str oai::920331
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educaçãoThe garden of forking paths : film and educationVidenciaCinemaEducaçãoImagemExperimentaçãoClairvoyanceCinemaEducationImageExperimentOrientador: Wencesláo Machado de Oliveira JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A questão central desta tese gira em torno da noção de vidência deleuziana como potência de mobilização do pensamento a partir de um conjunto de imagens fílmicas. Dessa forma na parte um lida-se com os conjuntos de imagens selecionados a partir de três obras fílmicas. Duas delas, Umberto D e Alemanha Ano Zero estão circunscritas ao que se convencionou chamar de neo-realismo italiano e a terceira "O preço da ilusão", uma obra catarinense da qual só restaram sete minutos. A opção por certos filmes não está limitada a um ou outro movimento cinematográfico. O que se quer na verdade é destacar seus elementos fílmicos como vitais na configuração de uma estética e na potencialização das imagens. Neste viés realço que a opção por escolher conjuntos de imagens e não os filmes como um todo participa deste caminho metodológico que considera a imagem em sua atemporalidade, posto que o conceito de vidência é o que está em evidência nesta pesquisa e não a historicidade da filmografia. Assim, neste capítulo, os conjuntos de imagens dialogam com diferentes conceitos ou noções tais como: esgotamento, intolerável, plano sequência, campo, enquadramento etc. A parte dois versa sobre uma experimentação a partir de um curso de extensão. Na parte um o que está em questão é o que eu "aprendo" no diálogo com conceitos/noções e imagens e na parte dois é o que eu proponho e o que deriva deste movimento. Destacar o uso de elementos fílmicos - técnicos e estéticos - e temáticos como referenciais de análise tem como objetivo, mais do que a semelhança com as cenas da parte um, evidenciar aquilo que escapa do próprio aprendizado anterior, no sentido de apreender o que talvez sejam linhas de fuga. A parte três compõe-se das coisas que se deixou pelo caminho, daquilo que não se chegou a lapidar, alguns fragmentos arruinados de ideias edificantes. Filmes, conceitos, elocubrações. É dessa matéria, móvel e viva, que se compõe essa terceira parte. Por fim a parte quatro pretende uma conversa inicial sobre cinema e educação.Abstrac: The central question of this doctoral research is based on the notion of Deleuze's clairvoyance as a mobilizing power of thought and the discussion of such notion is made from a set of filmic images. Thus, in the first part of this work, a set of images selected from three film works is discussed. Two of these works, Umberto D and Germany Year Zero are confined to what came to be known as Italian neo-realism while the third film work "The price of illusion," is a work produced in the state of Santa Catarina of which only seven minutes remains. The option for such films is not limited to different film movements. Actually, the intention is to highlight filmic elements as vital elements in configuring aesthetic and in potentializing images. From this perspective, I emphasize that the option to choose sets of images instead of using the movies as a whole is part of this methodological approach which considers the image in its timelessness, since the concept of clairvoyance is what is in evidence in this study instead of the historicity of filmography.Thus, in this first chapter, the sets of images dialogue with different concepts and with different notions such as exhaustion, intolerable, plan sequence, field, environment etc. In the second part, an experiment which was developed in an extension course is presented and discussed. Thus, in the first part of this study the emphasis is on what I "learn" from the dialogue between concepts/notions and images while in the second part the emphasis is on what I propose and what proceeds from this movement. Highlighting the use of filmic elements - technical and aesthetic - and thematic, as references to the analysis, more than showing the resemblance to the scenes of part one of this study, aims to make evident which escapes from one's previous learning, in a sense of someone learning what may be escapes lines. The third part consists of things that were left behind, such as movies, concepts, lucubrations which were not lapidated. Some ruined fragments of edifying ideas. This third part is compound by this moving and lively material. Finally, the fourth part intends to initiate a conversation on cinema e education.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-Preve, Ana Maria HoepersPinheiro, Ana Lucia de GodoyRomaguera, Alda Regina TogniniGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRechia, Karen Christine, 1969-20132013-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed151 p. : il. + 2 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926RECHIA, Karen Christine. O jardim das veredas que se bifurcam: cinema e educação. 2013. 151 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920331https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920331porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-28T14:43:37Zoai::920331Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-28T14:43:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
The garden of forking paths : film and education
title O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
spellingShingle O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
Rechia, Karen Christine, 1969-
Videncia
Cinema
Educação
Imagem
Experimentação
Clairvoyance
Cinema
Education
Image
Experiment
title_short O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
title_full O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
title_fullStr O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
title_full_unstemmed O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
title_sort O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
author Rechia, Karen Christine, 1969-
author_facet Rechia, Karen Christine, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-
Preve, Ana Maria Hoepers
Pinheiro, Ana Lucia de Godoy
Romaguera, Alda Regina Tognini
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rechia, Karen Christine, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Videncia
Cinema
Educação
Imagem
Experimentação
Clairvoyance
Cinema
Education
Image
Experiment
topic Videncia
Cinema
Educação
Imagem
Experimentação
Clairvoyance
Cinema
Education
Image
Experiment
description Orientador: Wencesláo Machado de Oliveira Junior
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-04-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926
RECHIA, Karen Christine. O jardim das veredas que se bifurcam: cinema e educação. 2013. 151 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926
identifier_str_mv RECHIA, Karen Christine. O jardim das veredas que se bifurcam: cinema e educação. 2013. 151 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621926. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920331
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
151 p. : il. + 2 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139952385064960