O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Constantino, Alexandre Krugner
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730
Resumo: Orientador: Renato Ortiz
id UNICAMP-30_216f7f848566ee8f7a2bb13a8e106b01
oai_identifier_str oai::302226
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundializaçãoBourdieu, Pierre, 1930-2002PublicidadeIndústria culturalGlobalizaçãoOrientador: Renato OrtizDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: o campo publicitário guarda uma íntima relação com os campos econômico e político, sobretudo com o primeiro, por ser uma especialização, surgida no século XX, da Indústria Cultural. No Brasil, o processo de consolidação desta indústria, iniciada na década de 60, foi marcado pela ausência de uma visão crítica resultante da incompreensão, por parte dos intelectuais, de seu real significado político e cultural, no contexto do milagre econômico do então regime militar. Nos anos 90, com a euforia da revolução eletrônica e informacional e com a abertura dos mercados - a chamada globalização - novamente um certo acriticismo ter-se-ia implantado, agora num contexto diverso. O objetivo desta dissertação é avaliar, segundo as categorias analíticas de Pierre Bourdieu e com as contribuições dos críticos da Indústria Cultural, como esta "tradição acrítica" estaria agora se prolongando, em função da construção de ideologias que legitimam aglobalização e da qual o campo publicitário certamente é um de seus artífices mais ativosAbstract: The advertising industry keeps a close relation with the economic and political fields, particularly with the first, for being a specialization arisen in the XX century from the Cultural Industry. In Brazil, the process of consolidation of this industry, which began in the decade of 60, has been marked by the absence of a critical view resulting from the intellectuals' nonunderstanding of its real political and cultural significance in the context of the "economic miracle" under the military regime. In the 90s, under the euphoria promoted by the electronic and information revolution and market opening - the so-called globalization - again a certain acriticism has been implemented, now in a different contexto The objective of this dissertation is to evaluation according to Pierre Bourdieu's analytical categories and the contributions of critics of the Cultural Industry, how this "acritical tradition" would now be prolonging as a function of the building up of ideologies that legitimate globalization and of which the advertising industry is certainly one of its more active designersMestradoMestre em Ciências Sociais[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Mira, Maria CelesteRidenti, Marcelo SiqueiraBastos, Elide RugaiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConstantino, Alexandre Krugner20042004-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302226porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:53:42Zoai::302226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
title O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
spellingShingle O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
Constantino, Alexandre Krugner
Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Publicidade
Indústria cultural
Globalização
title_short O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
title_full O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
title_fullStr O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
title_full_unstemmed O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
title_sort O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
author Constantino, Alexandre Krugner
author_facet Constantino, Alexandre Krugner
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Renato, 1947-
Mira, Maria Celeste
Ridenti, Marcelo Siqueira
Bastos, Elide Rugai
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Alexandre Krugner
dc.subject.por.fl_str_mv Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Publicidade
Indústria cultural
Globalização
topic Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Publicidade
Indústria cultural
Globalização
description Orientador: Renato Ortiz
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-06-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730
CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
255 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405351250755584