Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Candido, Jorge, 1962-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108
Resumo: Orientador: Gilmar Barreto
id UNICAMP-30_2ec711eed860de4826dfa85934ec1d5c
oai_identifier_str oai::1092810
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidadeContributions to teacher education in engineering courses: their importance and necessityEngenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)Engenharia - Estudo e ensino (Superior)Engenharia - Estudo e ensino (Pós-graduação)Engineering - Study and Teaching (Continuing Education)Engineering - Study and teaching (higher)Engineering - Study and Teaching (Postgraduate)Orientador: Gilmar BarretoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: O ensino superior e as engenharias estão passando por grandes transformações, por exemplo, o avanço das tecnologias de comunicação e de informação impactam na formação dos novos engenheiros. Esta tese apresenta como proposta um programa de formação pedagógica para atender as necessidades dos docentes dos cursos das engenharias. A tese apresenta um levantamento histórico das engenharias a nível nacional e onde constatamos a falta de uma política para implantação de novos cursos das engenharias. A partir da década de 1990 iniciou um processo de crescimento, onde o número de cursos e de instituições de ensino superior superaram os cursos e as instituições de ensino públicas existentes. Neste cenário de crescimento foi possível observar que, embora novos cursos tenham sido criados, não foram concebidos os devidos indicadores que possibilitassem avaliar a qualidade do ensino atualmente oferecido nas escolas de engenharia. Tampouco foram criadas soluções para reduzir o número de evasões e reprovações existentes. As novas matrizes curriculares aos cursos de engenharia possibilitaram aos cursos tornarem-se mais flexíveis, atendendo a uma demanda da sociedade cada vez mais exigente. Estas mudanças procuravam atender os requisitos das diretrizes curriculares nacionais, que propunham mudanças no atual modelo de ensino, no entanto essas mudanças esbarram na resistência do próprio docente, em querer discutir soluções aos atuais problemas do ensino nas engenharias. A proposta inovadora desta tese, apresenta a criação de um programa de formação pedagógica, que vem de encontro com o que mais vem chamando a atenção nos últimos anos: A falta de experiência dos docentes dos cursos das engenharias, para atuar em sala de aula, a falta de experiência destes docentes em utilizar as novas metodologias de ensino, como consequência desta inexperiência, tem aumentado o índice de reprovação e evasão nos primeiros anos de curso. Ou seja, esta proposta é inovadora porque procura dar uma formação pedagógica ao engenheiro/doutor recém-formado, que ingressa no magistério superior, sem qualquer experiência docente, sendo está, uma proposta viável de ser implantada em todos os cursos de graduação de engenhariaAbstract: University education and the Engineering are going through great transformations, for example, the progress of communication and information technologies affect the new engineer formation. This thesis presents as a tender a pedagogical formation program to assist the faculty needs from the engineering programs. The thesis presents an historical survey from the Engineering on a national level where we find a lack of deployment policy for new engineering courses. From 1990 decade a growth process began where the number of courses and higher education institutions surpassed the courses and the higher education public institutions already in place. In this growth scenario it was possible to observe that although new course had been created it wasn't designed the right indicators that could evaluate the learning quality currently offered on the Engineering schools. Neither were created solutions to reduce the number of evasions and reprobation prevailing. The new curricular matrices to the Engineering courses enables the course to become more flexible, answering the demands of a more demanding society. These changing seek to attend the requirements of the national curricular matrices, that proposes changes at the actual learning model, however these changes collides with the own faculty resistance of discussing solutions to the actual Engineering learning problems. This thesis innovative proposal, presents the creation of pedagogical formation program, that comes to meet what has more called attention in the last years. The faculty lack of experience from engineering courses to act in the classroom, their lack of experience to use new teaching methodologies, because of this inexperience, the failure rate and first year evasion has increased. In other words, this proposal is innovating because it seeks to give a pedagogical formation to the Engineer/doctor newly graduate that enters the superior teaching without any teaching experience, being this a viable proposal to implant in all engineering graduationDoutoradoAutomaçãoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Barreto, Gilmar, 1958-Manêra, Leandro TiagoLopes, Renato da RochaCamargo, Jose Tarcisio Franco deNeli, Roberto RibeiroUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCandido, Jorge, 1962-20192019-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108CANDIDO, Jorge. Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade. 2019. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092810Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-19T15:56:35Zoai::1092810Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-19T15:56:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
Contributions to teacher education in engineering courses: their importance and necessity
title Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
spellingShingle Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
Candido, Jorge, 1962-
Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Engenharia - Estudo e ensino (Superior)
Engenharia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Engineering - Study and Teaching (Continuing Education)
Engineering - Study and teaching (higher)
Engineering - Study and Teaching (Postgraduate)
title_short Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
title_full Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
title_fullStr Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
title_full_unstemmed Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
title_sort Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
author Candido, Jorge, 1962-
author_facet Candido, Jorge, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Gilmar, 1958-
Manêra, Leandro Tiago
Lopes, Renato da Rocha
Camargo, Jose Tarcisio Franco de
Neli, Roberto Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Jorge, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Engenharia - Estudo e ensino (Superior)
Engenharia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Engineering - Study and Teaching (Continuing Education)
Engineering - Study and teaching (higher)
Engineering - Study and Teaching (Postgraduate)
topic Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Engenharia - Estudo e ensino (Superior)
Engenharia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Engineering - Study and Teaching (Continuing Education)
Engineering - Study and teaching (higher)
Engineering - Study and Teaching (Postgraduate)
description Orientador: Gilmar Barreto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108
CANDIDO, Jorge. Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade. 2019. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108
identifier_str_mv CANDIDO, Jorge. Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade. 2019. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637108. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092810
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139977266724864