Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223
Resumo: Orientador: Rosley Anholon
id UNICAMP-30_bfeef45edaeba07a0a0ea4ac558a785f
oai_identifier_str oai::1266095
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de EngenhariaAnalysis of sustainability insertion in materials selection courses of Engineering undergraduate programmesSustentabilidadeEngenharia - Estudo e ensinoSustainabilityEngineering - Study and teachingOrientador: Rosley AnholonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este estudo tem como objetivo analisar como as disciplinas de seleção de materiais dos cursos de graduação em engenharia, no Brasil, podem estar mais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A pesquisa possui caráter exploratório, pois o tema citado ainda é pouco explorado. Inicialmente o estudo foi realizado com base na coleta das matrizes curriculares dos cursos de engenharia, de instituições públicas de ensino do Brasil, para identificação das ementas da disciplina de Seleção de Materiais. Foi realizada uma análise de conteúdo de 39 ementas da disciplina de seleção de materiais de 40 cursos de graduação em engenharia. Também foram realizados procedimentos do Método Delphi por meio do envio de questionários a professores que lecionam ou lecionaram (últimos 10 anos) a disciplina de Seleção de Materiais, promovendo um debate sobre como as disciplinas de seleção de Materiais podem se ajustar para se alinharem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O método Delphi é um processo realizado por meio de uma estrutura sistemática de comunicação controlada pelo pesquisador, para que os especialistas possam receber feedback sobre as opiniões expressas, substituir suas opiniões e responder às opiniões de outros participantes, para que seja alcançado um consenso ao final de cada rodada. Nesse estudo, o Delphi contou com 3 rodadas: a primeira consistiu em um questionário com perguntas abertas onde o foco principal dessa rodada foi entender a opinião dos participantes sobre como as disciplinas de Seleção de Materiais podem ser ajustadas para se alinharem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, onde teve a participação de 18 respondentes. Para a segunda rodada foi elaborado um novo questionário com base nas respostas do primeiro, onde foi realizada a análise de conteúdo; a terceira foi baseada na resposta da etapa anterior, onde a análise dos dados é de acordo com o mesmo procedimento da segunda rodada. Como ficará evidenciado, 3 respondentes não responderam em todas as rodadas. Na terceira e última rodada, participaram 15 respondentes. Considerando as descrições dos cursos analisados, evidenciou-se que a maioria das disciplinas de seleção de materiais não considera ou apresenta pouca ênfase nos aspectos de sustentabilidade. Em relação ao método Delphi, evidenciaram-se oito itens para considerar aspectos de sustentabilidade nos cursos analisados. Este estudo contribui para os debates sobre a inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em engenharia. Mais especificamente, esse estudo apresentou informações consolidadas que professores e coordenadores podem utilizar para alinhar melhor os cursos de seleção de materiais com os ODSAbstract: This study aims to analyze how the material selection disciplines of undergraduate engineering courses in Brazil can be more aligned with the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs). The study has an exploratory character, since the theme mentioned is still little explored. Initially, the study was carried out based on the collection of curricular matrices of engineering courses, from public educational institutions in Brazil, to identify the resume of the Material Selection discipline. A content analysis was carried out on 39 syllabuses of the material selection discipline of 40 undergraduate engineering courses. Delphi Method procedures were also carried out by sending questionnaires to professors who teach or have taught (last 10 years) the Materials Selection discipline, promoting a debate on how Materials selection disciplines can be adjusted to align with the 17 Objectives of Sustainable Development. The Delphi method is a process carried out through a systematic structure of communication controlled by the researcher, so that the experts can receive feedback on the opinions expressed, replace their opinions and respond to the opinions of other participants, so that a consensus is reached in the end of each round. In this study, Delphi had 3 rounds, the first consisted of a questionnaire with open questions where the main focus of this round was to understand the participants' opinion on how Material Selection disciplines can be adjusted to align with the 17 Sustainable Development Goals of the UN, which had the participation of 18 respondents. For the second round, a new questionnaire was elaborated based on the answers of the first one, where the content analysis was carried out; the third was based on the response from the previous stage, where data analysis follows the same procedure as in the second round. As will be evident, 3 respondents did not respond in all rounds. In the third and final round, 15 respondents participated.. Considering the descriptions of the analyzed courses, it was evident that most of the materials selection disciplines do not consider or have little emphasis on sustainability aspects. Regarding the Delphi method, eight items were highlighted to consider aspects of sustainability in the analyzed courses. This study contributes to debates about the inclusion of sustainability in undergraduate engineering courses. More specifically, the study presented consolidated information that professors and coordinators can use to better align material selection courses with the SDGsMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestra em Engenharia Mecânica[s.n.]Anholon, Rosley, 1979-Pinto, Jefferson de SouzaMoraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-20232023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223ZANITT, Jeniffer Fonseca. Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia. 2023. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266095Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T15:56:32Zoai::1266095Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-04T15:56:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
Analysis of sustainability insertion in materials selection courses of Engineering undergraduate programmes
title Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
spellingShingle Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-
Sustentabilidade
Engenharia - Estudo e ensino
Sustainability
Engineering - Study and teaching
title_short Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
title_full Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
title_fullStr Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
title_full_unstemmed Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
title_sort Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
author Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-
author_facet Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anholon, Rosley, 1979-
Pinto, Jefferson de Souza
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Engenharia - Estudo e ensino
Sustainability
Engineering - Study and teaching
topic Sustentabilidade
Engenharia - Estudo e ensino
Sustainability
Engineering - Study and teaching
description Orientador: Rosley Anholon
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223
ZANITT, Jeniffer Fonseca. Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia. 2023. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223
identifier_str_mv ZANITT, Jeniffer Fonseca. Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia. 2023. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266095
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140013532774400